seta

521 postagens no blog

O Fracasso pela Educação

17/09/2021 11:49

Observe um formigueiro. Estabelecida a trilha, as formigas vão e vêm num ritmo constante, só interrompido, aqui e ali, por aquelas rápidas paradinhas que de vez em quando dão, como que para comunicar-se com alguma conhecida. Elas faziam assim há vinte anos e, se dentro de vinte anos você observar esse ou outro formigueiro, verá a mesma rotina. Não há progresso na vida das formigas.
 
         Observe a atividade humana. Observe qualquer atividade humana. E volte a fazê-lo passado um par de décadas. Você não a reconhecerá porque tudo terá mudado: o ambiente será diferente, os meios usados serão totalmente outros e o próprio produto da atividade terá aspecto distinto. O homem tem essa capacidade de transformar as coisas.
 
         Entre, depois, numa sala de aula. Qualquer sala de aula. Você reconhecerá tudo o que havia ali ao tempo em que você mesmo frequentava os bancos escolares. Talvez o quadro-negro tenha esverdeado e a sineta apite; todo o resto, porém, está conservado como se algum preservacionista houvesse guardado a escola num vidro de formol. Estou exagerando? Talvez, mas não será difícil identificar, ali, a mesmice do formigueiro, exceto pelas condutas, que involuíram.
 
         Há meio século, seria inaceitável que um professor dedicasse o tempo de suas aulas para formar adeptos às suas convicções políticas pessoais e alinhar alunos com seus próprios afetos e desafetos ideológicos. Para obter esse “espelhamento”, vêm as “narrativas”, as manipulações da história, as leituras do tempo presente, as “problematizações” e a sedução das utopias. Ou seja – nas palavras de José Dirceu, expressando seu temor ao movimento Escola Sem Partido – a conquista de corações e mentes.
        
         Isto tudo seria grave por si mesmo, não fossem as consequências. O resultado se faz nítido no ambiente escolar, na perda de posições relativas de nosso país no ranking internacional, nos muitos milhares de vagas não preenchidas no mercado para recursos humanos qualificados, no desperdício de talentos em proporções alarmantes, na pobreza intelectual que amplia a pobreza material, nas seduções da vida nas drogas e de seu tráfico, na desordem e na desarmonia social. Pasmem leitores: até para a política, objeto de tanta manipulação, faltam – e como faltam! – recursos humanos qualificados.
 
         Presenciamos, então, o rotundo fracasso de um sistema que, por diferentes motivos, frustra alunos, professores, pais, investidores e a nação como um todo. O que se fornece a quem mais necessita é de uma injustiça que brada aos céus nos planos material, intelectual, emocional, ético, estético e espiritual. É o que acontece quando a política e a ideologia  são as grandes novidades...

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

seta

Transformações aceleradas

15/09/2021 18:41

O que foi ontem não se repete hoje e será diferente amanhã. Essa afirmativa é uma realidade, mas com uma diferença nos tempos atuais: a velocidade dessas transformações. O que estava mudando com rapidez, agora acelerou de forma exponencial.

Abrimos a janela e nos deparamos com o "mundo VUCA", um acrônimo em inglês para representar o ambiente em que vivemos: "volátil", "incerto", "complexo" e "ambíguo". Isso foi ontem. Hoje pela manhã, quando abrimos novamente a janela, nos deparamos com "mundo BANI", um novo acrônimo inglês que significa brittle, anxious, nonlinear e incomprehensible (frágil, ansioso, não linear e incompreensível, em tradução livre).

Embora ainda não tenhamos nos acostumado com o "mundo VUCA" e com todos os insights que ele poderia nos fornecer para entendermos a nova realidade, essa se transformou tão rapidamente que já exige uma nova linguagem para explicar o mundo mudado. No fundo, transformação em ritmo acelerado!

Deixemos os estudiosos mergulharem nesse oceano de conceitos e terminologias, produzindo ideias que nos ajudem a navegar com mais tranquilidade nessas águas revoltas.

Com um olho nas transformações, outro nos desafios diários e com as mangas arregaçadas, as nossas cooperativas estão enfrentando as mudanças e se adequando aos mundos VUCA, BANI e a outros que porventura venham por aí.

Os ramos do cooperativismo, com suas particularidades e mercados distintos e específicos, têm nos apresentado situações diferenciadas, que vão do surgimento de grandes oportunidades a dificuldades enormes.

O cooperativismo agro tem se configurado uma das principais âncoras da economia, produzindo superávits na balança comercial e proporcionando segurança alimentar a todos os brasileiros, navegando com ventos favoráveis.

As cooperativas de reciclagem passaram por momentos difíceis com a suspensão da coleta seletiva e triagem, mas hoje se beneficiam da escassez de matéria-prima e veem os seus produtos valorizados pelo mercado, demonstrando, a cada dia, a viabilidade de um negócio quando gerido com responsabilidade e profissionalismo.

As cooperativas financeiras, mesmo com o impacto decorrente da pandemia, conseguiram se planejar e demonstram, mais uma vez, que são instituições consolidadas que crescem em momentos de crise e estão atentas às transformações profundas por que passa o setor financeiro.

Cooperativas de trabalho e prestação de serviços têm desempenhado um importante papel em áreas estratégicas, como tecnologia da informação e assistência domiciliar, promovendo a geração de trabalho e renda para muitos profissionais especializados.

O cooperativismo de transporte individual de passageiros, que vinha enfrentando dificuldades com a concorrência dos aplicativos, teve a situação agravada com a pandemia e a redução da circulação de pessoas. Já o transporte de cargas, com destaque para as entregas domiciliares, está em crescimento e cada vez mais estruturado.

A pandemia afetou em cheio o setor de turismo, um dos que mais sofreram com as regras sanitárias impostas em decorrência da pandemia. Cooperativas que atuam nesse segmento tiveram suas atividades praticamente paralisadas, ocasionando prejuízos e riscos de continuidade.

Nesse cenário volátil, incerto, complexo, ambíguo, frágil, ansioso, não linear e incompreensível dos universos VUCA e BANI, as cooperativas do DF procuram encontrar os seus caminhos. Mas temos uma convicção. Nessas profundas e rápidas transformações, o cooperativismo se destaca como modelo organizacional mais aceito e admirado pelo seu caráter humano e equânime, distributivo e igualitário, confiável e sólido.
 

* Remy Gorga Neto é Presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF.
 

seta

No dia do sexo conheça Libido+

07/09/2021 22:52

(Aline Sampaio - P&D da Personalize Nutrition e da Personalize Pharma)

Quem não gosta de compartilhar momentos inesquecíveis ao lado da pessoa que deseja? Mas às vezes o cansaço como consequência da correria do dia a dia pode comprometer a disposição na hora H e até mesmo diminuir a libido. Para não passar mais sufoco no momento íntimo, a farmacêutica e P&D da Personalize Nutrition e da Personalize Pharma Aline Sampaio tem uma dica ótima para os entusiastas do Dia do Sexo, celebração que acontece hoje, 06/09. 

Com o Libido+ o prazer é garantido. O composto fitoterápico é feito com maca peruana, Long Jack - ingrediente natural que aumenta os níveis de testosterona -, arginina, mucuna pruriens e epimedium icariin. “Estes ingredientes juntos contribuem para o aumento de energia e força física, crescimento capilar, além de ajudar na função erétil e aumento da libido”, explica Sampaio.

O Libido+ também contribui para outros benefícios não ligados às questões sexuais, como o alívio das dores em decorrência da menopausa e fadiga crônica. “O Libido+ não é indicado para gestantes e lactantes sem autorização médica”, alerta a farmacêutica.

Fundada em 2019 pela farmacêutica Aline Sampaio, a Personalize Pharma atua para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida. A farmácia de manipulação localizada em Rio Preto, no interior de São Paulo, é especializada em medicina preventiva, esportista, longevidade, nutrição, dermatologia, tricologia e hormônios bioidênticos. A empresa apresenta amplo portfólio para atender as mais diversas necessidades do público com produtos saborosos, saudáveis, sem glúten, lactose, açúcar e livres de metais pesados e contaminantes. Com o sucesso da farmácia, em 2020 é inaugurado a Personalize Nutrition, sua extensão com foco em saúde e beleza.

 

Produto: Libido+

Valor: R$79,00 - 60 doses

Descrição: Melhora a Performance sexual, aumento da libido e promoção da energia e disposição 

Onde comprar:https://www.personalizepharma.com.br/qualidade-de-vida/aumento-da-libido/libido-melhora-a-performance-sexual-aumento-da-libido-e-promocao-da-energia-e-disposicao-60-doses

 

Amanda Galdino 

Assessora de Comunicação 

 

seta

O que é melhor: um carro com 3 ou com 4 portas?

06/09/2021 19:40

É uma dúvida constante entre aquelas pessoas que gostam de um carro com design mais esportivo ou também da versatilidade que mais portas oferecem, como em um Citroen C4 Lounge. A decisão é difícil, mais ainda que a escolha de uma cor específica ou de decidir entre bancos de tecido ou bancos de couro.

Quais são as vantagens que um carro de três portas tem em relação a um de 4 portas? Existem diferentes argumentos, e dependem estes das necessidades de cada pessoa. Um C4 lounge usado pode ser ótimo para uma pessoa, enquanto uma picape pode ser melhor para outra.

Talvez para uma pessoa sozinha ou um casal sem filhos, um carro de três portas seja suficiente. Mas para um casal com um filho, por exemplo, o ideal é um carro com quatro portas, como um C4 lounge, por exemplo. É evidente que cada caso é um caso!

O design esportivo do carro com 3 portas

É verdade que um carro com três portas possui uma estética, um design mais esportivo, que um veículo de quatro portas não tem, muito menos um de cinco portas. Isso é devido a que as duas portas traseiras acabam quebrando a continuidade da linha que dá esse caráter de esportivo a um carro de três portas.

Embora alguns carros de cinco portas também possam ter um design mais esportivo, os de quatro portas, como o C4 lounge thp, oferecem um design mais elegante e, provavelmente, mais sofisticado.

O carro de 3 portas permite melhor posição do motorista

Isso nem sempre é assim. É claro que um carro com três portas foi pensado para uma ou duas pessoas. Desse modo, o motorista pode colocar o seu banco mais para trás, sem o problema de incomodar a um passageiro que viaje sentado atrás dele, porque normalmente não há passageiros nos bancos posteriores.

Já alguns veículos de quatro portas não ofereçam essa opção, porque foram desenhados para mais passageiros. Porém, a Citroen C4 lounge ficha técnica indica que o motorista pode dirigir com muito conforto, e isso se deve a que as fábricas automotivas idealizam veículos que ofereçam conforto não só aos passageiros, mas principalmente ao motorista. Porque um motorista que dirige com conforto, dá maior segurança a todos os ocupantes do veículo.

Proteção para as crianças pequenas

Neste ponto, a visão dos consumidores pode ser diferente: se para algumas pessoas é melhor ter um carro de três portas, porque considera que uma criança no banco de trás não poderá abrir porta alguma, para outras pessoas o ideal é um carro com quatro portas, como o Citroen C4 lounge. Por que motivo?

Acontece que esse, como outros carros, permite que o motorista controle automaticamente o fechamento das portas, bem como as janelas. Por outro lado, o fato de ter quatro portas permite colocar à criança com maior conforto na cadeirinha e segurar o cinto. Já com três portas, acaba dificultando essa tarefa, mais ainda se for um bebê!

Consumo de combustível

É verdade que a maioria dos carros que circulam pela cidade levam só uma pessoa: o próprio motorista. Então, um carro de três portas é mais do que suficiente para essas pessoas, inclusive porque encontram mais facilmente uma vaga para estacionar e são mais fáceis para manobrar.

E também é verdade que o consumo Citroen C4 lounge, por exemplo, pode ser maior que um carro compacto rodando na cidade. No entanto, mais uma vez é válido reiterar que tudo vai depender da quantidade de pessoas que irão viajar com frequência no carro. Se for uma família com filhos, tendo que utilizar o carro para ir ao trabalho, levar as crianças para a escola, fazer as compras, etecetera, o carro de 4 portas é o mais indicado.

Para os passageiros, 4 portas é ideal

Não há como negar isso, pois o acesso dos passageiros ao banco traseiro em um veículo de três portas pode ser bastante complicado e desconfortável. Por outro lado, para o próprio motorista ter um carro de quatro portas acaba sendo mais confortável, pois a independência dos passageiros no banco traseiro para subir e descer, sem a necessidade do motorista ter que descer para levantar o seu banco permitindo o acesso acaba sendo desconfortável.

 

seta

Kundalini — O que é e como despertar sua energia

06/09/2021 09:32

undalini — O que é e como despertar sua energia

5 min de leitura

Desenho de uma mulher meditando com uma energia em espiral.

adrenalinapura / 123RF

Conforme acumulamos mais conhecimentos sobre a nossa espiritualidade, compreendemos que todos os corpos apresentam centros de energia. De acordo com o hinduísmo, por exemplo, esses centros de energia são chamados de chakras, mas há outras maneiras de interpretá-los.

O fato é que todos os corpos carregam energia e, quanto mais equilibrada ela estiver, melhor uma pessoa se sentirá. Do contrário, ela pode vibrar energias negativas em excesso, o que acarreta problemas na saúde física e na saúde emocional. Sendo assim, é muito importante atentar-se para essa parte de quem somos.

Além disso, também devemos considerar que existem outros planos espirituais que não conseguimos enxergar. Se direcionarmos as nossas energias da maneira correta, poderemos acessá-los e, com isso, experienciar um despertar da própria consciência.

Um dos meios de alcançar esse plano espiritual mais profundo e revelador é a partir da Kundalini. A seguir, você vai entender como esse conceito se relaciona com a energia presente nos nossos corpos e com a capacidade de acessar um conhecimento superior. Confira!

Aprenda sobre a Kundalini

O que é Kundalini?

Kundalini é uma energia que todas as pessoas guardam na base da coluna, região conhecida como cóccix. No entanto, essa energia permanece adormecida em nossos corpos, até que uma alma de nível superior a desperte. Por esse motivo, a palavra “Kundalini” significa, em sânscrito, “enrolada como uma cobra”.

Uma vez que a Kundalini for ativada, ela terá o poder de atravessar os seis chakras que estão acima do centro de energia onde ela reside (o sacro). Isso significa que ela percorrerá os chakras Svadhisthana, Manipura, Anahata, Vishuddha, Ajna e Sahasrara.

Nessa trajetória, a energia Kundalini equilibra os centros energéticos de um corpo, além de se conectar com o poder primordial divino, chamado de Param Chaitanya. Dessa forma, será possível descobrir a existência de Deus no próprio inconsciente, obtendo disciplina e maturidade além da iluminação espiritual.

Como despertar a Kundalini?

Depois de conhecer os benefícios de despertar a Kundalini, como o equilíbrio dos chakras e a iluminação espiritual, é compreensível que uma pessoa queira realizar essa técnica sozinha. Mas será que isso é possível?

Como foi dito anteriormente, somente uma alma evoluída é capaz de despertar a Kundalini. Então o primeiro ponto necessário para que isso ocorra é desenvolver a própria alma, conectando-se com a própria essência e se abrindo para a espiritualidade.

Um pessoa sentada no chão de uma praça meditando em frente ao Sol.

Prasanth Inturi / Pexels

Para que isso ocorra da melhor forma possível, e para que a energia Kundalini seja ativada, basta realizar a prática chamada de Kundalini Yoga. Também conhecida como Yoga de Consciência, ela é considerada uma ciência milenar para a expansão da consciência, o que estimula a subida da energia Kundalini para os chakras que estão acima dela.

Ou seja, se você quer ativar essa energia poderosa e diferente que já está dentro de você, procure um profissional que ofereça a Kundalini Yoga e desperte a sua capacidade de se conectar com o universo, favorecendo a evolução da sua alma!

Os benefícios da Energia da Kundalini

Caso você ainda esteja em dúvida se deve mesmo se dedicar a despertar a sua energia Kundalini, conheça alguns dos benefícios que ela oferece para a sua mente e para o seu corpo!

1) Restauração da harmonia do corpo

Ao ativar a energia Kundalini, é possível promover a harmonia entre os sistemas nervoso e glandular. Dessa forma, os chakras serão alinhados com mais facilidade, trazendo uma sensação de bem-estar.

2) Fortalecimento da musculatura

O fortalecimento da musculatura é outro benefício proporcionado pela liberação da Kundalini. Isso porque, além dos exercícios sugeridos pela prática, é recomendada uma transformação dos hábitos alimentares, favorecendo a saúde física.

3) Aumento da vitalidade física e psíquica

O aumento da vitalidade física e psíquica é uma consequência do fluxo de energia Kundalini pelo corpo. Com ela, uma pessoa tem mais consciência sobre o próprio corpo e sobre a própria mente, tendo a capacidade de se conectar com a própria essência.

4) Relaxamento do corpo e da mente

O relaxamento do corpo e da mente é possível por meio da energia Kundalini porque ela nos leva a um estado de meditação profundo. Assim conseguimos nos desligar das preocupações e dos problemas, dando espaço somente para a iluminação.

Você também pode gostar

5) Sensação de êxtase

A sensação de êxtase proveniente do despertar da energia Kundalini é um dos melhores benefícios desse processo. O indivíduo que o realiza entra em um estado de expansão da própria consciência e consegue perceber a sutileza de cada parte do universo.

A partir de tudo o que foi apresentado sobre a Kundalini, compreendemos que essa forma de energia que existe em todos nós, quando ativada, pode nos transformar. Aproveite o seu dia para buscar um local que realize a Kundalini Yoga e se sinta melhor com os benefícios incríveis dessa prática!

Escrito por Eu Sem Fronteiras

seta

Primeira Edição © 2011