seta

37 postagens no blog

Engenheiro Eletricista. Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC-FACET). Pós-graduado em Gestão de Manutenção pela União de Faculdades de Alagoas (UNIFAL/FIC). Pós-graduando no MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas-RJ (FGV-RJ). Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade (COBEI/CB-03). Foi Professor Substituto da cadeira de Conversão de Energia II do Curso de Engenharia Elétrica (CESMAC-FACET). Ampla experiência no Brasil e no Exterior (Angola-África) na área de Engenharia Elétrica e Energia (Obras, Projetos, Engenharia e Manutenção). É Sócio-Gerente da JM Engenharia Ltda.

ESW BRASIL 2019

03/06/2019 20:14

Confirmei minha presença no ESW BRASIL 2019, um dos maiores eventos de Engenharia Elétrica do Brasil.

Fico feliz de poder ministrar uma palestra nesse evento. O tema de minha palestra será "A importância da Norma Regulamentadora NR10 em Canteiro de Obras".

Em breve estarei disponibilizando todo o conteúdo desta palestra por aqui.

Forte abraço a todos,

João Macário Netto

seta

NR 10 EM CANTEIRO DE OBRAS

18/09/2018 19:06

Abaixo disponibilizo o link da Revista Lumière Electric de Setembro, onde pode ser visualizado nas páginas 62 e 63, meu Artigo sobre NR 10 EM CANTEIRO DE OBRAS:

https://www.yumpu.com/pt/embed/view/uDqv7rTLHnP5F8kS

Abraços,

 

João Macário Netto

Engenheiro Eletricista

 

seta

Abracopel - Alagoas

24/08/2018 08:30

Agora é oficial! Está fundada a ABRACOPEL ALAGOAS - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade - Regional Alagoas. Fico muito feliz e muito grato por poder estar a frente e responsável por uma das Associações Brasileiras que mais crescem no Brasil.

Abaixo o nome de toda a Diretoria que compõe a REGIONAL ALAGOAS:

Diretor Presidente: Eng. João Macário de Omena Netto 
Vice-Presidente: Eng. Ericson Klayner Xavier da Costa 
Diretoria Adm/Financeira: Enga. Jozenilda Maria da Rocha Cavalcanti
Diretoria Técnica: Eng. Marden Peixoto Alves 
Diretoria de Assuntos Educacionais: Enga. Rosenyr Michelly Barros Oliveira
Diretoria de Comunicação: Eng. David Matias Coimbra
Diretoria de Responsabilidade Social: Eng. Paulo César da Silva Fernandes
Diretoria de Assuntos Institucionais: Eng. Armando Monteiro de Lima Junior

CONSELHO FISCAL:

Presidente: Eng. Reylon Feijó Costa
Membro Efetivo: Eng. Mário Araujo Junior
Membro Suplente: Eng. Thalles Gusmão Cavalcanti

Todos os profissionais que compõe a Diretoria da Regional Alagoas são Engenheiros (as) Eletricistas e com bastante experiência na área e tenho certeza que irão contribuir muito para as ações da Regional.

A ABRACOPEL é uma associação civil, de âmbito nacional, de direito privado, de caráter sócio-cultural e sem fins lucrativos.

A ABRACOPEL REGIONAL ALAGOAS terá como principais objetivos sociais e finalidades:

I) Conscientizar a população, enquanto consumidor final, bem como as empresas e prestadoras de serviços em energia elétrica, dos perigos e consequências da má qualidade da instalação elétrica;

II) Proporcionar orientação técnica aos seus associados, bem como promover e incentivar estudos relacionados com as suas atividades;

III) Oferecer material orientativo da ABRACOPEL, bem como, promover palestras e divulgação na mídia sobre a missão e objetivos da entidade.

Site da ABRACOPEL: www.abracopel.org.br
Instagram da ABRACOPEL ALAGOAS: @abracopelalagoas

Desejo boas vindas a toda Diretoria desta Regional e a todos os associados e desejo muito sucesso a todos!

Vamos em frente! 

João Macário Netto

seta

O papel do Engenheiro Eletricista no gerenciamento de obras de instalações em geral.

21/05/2018 21:01

Caros amigos e amigas,

recentemente fiz uma palestra no I CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA ELÉTRICA - CONAEEL organizado por profissionais do Piauí. O evento foi bastante interessante e vários palestrantes abordaram temas bem atuais. Abaixo disponibilizo para vocês o link do googledrive com a minha palestra em Power Point:

https://drive.google.com/open?id=1IwEHSRy7kEI5sRhW35LIPJf75IkA1tRv

Um grande abraço a todos,

João Macário Netto

Engenheiro Eletricista

 

 

 

 

seta

Qualidade de Energia - Parte 1

17/04/2018 10:54

1 - Introdução 

No segmento de eletricidade, um assunto que vem gradativamente ganhando muito destaque é o conceito de qualidade de energia, principalmente pelo fato de que a sua falta pode provocar desligamentos ou mau funcionamento de equipamentos elétricos, o que pode ocasionar perdas financeiras para as empresas, desconforto para os usuários e o comprometimento da segurança das pessoas. Do ponto de vista da engenharia elétrica, o desenvolvimento teórico necessário no estudo de soluções para problemas relacionados com qualidade de energia é muito trabalhoso em função da grande quantidade de variáveis que direta ou indiretamente afetam a qualidade da energia. Esta é uma área que é muito estudada e pesquisada, requer muita abstração e modelos matemáticos complexos e ainda há muito desenvolvimento a realizar para surgirem resultados e soluções confiáveis e práticas para melhorar a qualidade de energia dentro de custos viáveis e adequados.

O conceito de qualidade de energia aplica-se a qualquer sistema elétrico, que pode ser a instalação de um consumidor, seja ele residencial, comercial ou industrial, como pode ser também uma rede elétrica completa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. As redes elétricas estão em constante crescimento e são interligadas para permitir a transferência de energia em todo território nacional entre geradores e consumidores. Soma-se a isso a sua associação à evolução tecnológica dos equipamentos elétricos, que nos proporcionam cargas com características não lineares ou cargas muito mais sensíveis a pequenos distúrbios. A contrapartida desses fatos é o aumento dos problemas relacionados à qualidade de energia. Na sociedade moderna que está acostumada a usufruir os benefícios proporcionados pela eletricidade, o não funcionamento dos equipamentos elétricos devido à má qualidade de energia causa muito desconforto e transtornos. Para as empresas gera prejuízos, principalmente para aquelas em que o insumo eletricidade é primordial para sua atividade. No caso das instalações hospitalares pode colocar em risco a vida das pessoas. Portanto, trata-se de um assunto importante e prioritário e deve ser tratado de forma responsável e competente. 

seta

Primeira Edição © 2011