seta

12 postagens no blog

Formada pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Pós graduada em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo-SP. Realizou aprimoramento no Hospital das Clínicas-SP, Hospital Beneficência Portuguesa-SP e curso de extensão no AMBULIM- HC-SP, na área de obesidade e transtornos alimentares. Em Brasília, atendeu em consultório no Senado Federal. Pós graduanda em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho-RJ. Atualmente, atende em Consultório, localizado no Edifício Harmony Trade Center, sala 511, Jatiúca, Maceió-AL. Tel: (82) 3034-5540/ (82) 9992-2329.

Viagem aos EUA. Como se alimentar bem?!

09/05/2013 12:26

 

     Manter uma alimentação saudável quando se tem uma rotina mais ou menos estabelecida se torna mais fácil de se programar, porém quando surge uma viagem, como devemos nos comportar à mesa para não estragarmos nosso esforço de longos períodos de alimentação balanceada e com isso ganhar quilos a mais? 

  Recentemente fui aos EUA e lá como muitos sabem é o país onde mais existem obesos no mundo, independente da faixa etária, com isso torna-se um problema viajar para um lugar como este, pois quase 80% das comidas disponíveis seja em restaurantes, lanchonete ou em supermercados são gordurosas e muito gordurosas!!! Assim, trouxe algumas fotos para mostrar que nem tudo está perdido e que podemos curtir nossa viagem sem ficar emburrecido em ter que comer 24horas ao dia alimentos que não nos fazem bem e que não estamos acostumados a fazer uma digestão tão adequada. 

   Então para comerçar o dia, o que tinhamos como opções de café da manhã:  bacon, pão, ovos com bacon, refrigerante, hamburguer, pão com manteiga, rosquinhas recheadas, bolinho de chololate, cereal recheado de açúcar etc. Seguindo a sequencia do dia tinhamos muuuita carne no almoço, claro recheada de gordura, e jantar da mesma forma ou seja nada light ou muito saudável rsrsrs.

  Assim, fui atrás das opções que me chamaram mais a atenção e que seriam uma boa opção para quem não que elevar o colesterol e a pressão em apenas 15 dias. Abaixo mostro algumas opções que gostei, como: Iogurte com granolas e frutas, achocolatados proteicos , sanduíches naturais, frutas super doces, legumes, verduras, azeite de todos os tipos, barrinhas orgânicas, proteicas, sucos diversos, dentre outros! Ou seja se tivermos um pouco de boa vontade conseguimos curtir a viagem e ao mesmo tempo não sair da rotina saudável!!

 

seta

Suplementos nutricionais. Usar com orientação!

14/02/2013 07:59

 

     Atualmente, as pessoas estão cuidando mais e melhor do corpo e da alma, cuidados esses fundamentais para quem deseja ter uma qualidade de vida e uma alto estima elevada. Porém, alguns homens e mulheres, de diversas faixas etárias e classes sociais distintas, querem que os resultados apareçam o mais rápido possível e com isso não conseguem respeitar o tempo que nosso corpo pede para dar os resultados desejados, assim buscam alternativas, muitas vezes arriscadas, quando feitas sem a orientação de um profissional, que podem levar a riscos à saúde.
   

    Um dos casos mais observados são os usos de Suplementos Nutricionais usados para praticantes de atividade física, que possuem diversos tipos, marcas (nacionais ou importadas), preços e são comprados facilmente em lojas. Esses suplementos são interessantes e muitas vezes importantes para complementar a alimentação de quem deseja ganhar massa magra (músculos) ou de quem pratica uma atividade com um gasto calórico elevado e precisa repor as energias em momentos estratégicos, seja em treinamentos ou em competições. Contudo, esses suplementos têm dosagens individuais, prescritas de acordo com a necessidade do indivíduo e que devem ser usados em horários programados para dar o efeito desejado sem provocar alterações indesejadas para quem o está consumindo.
   

     Porém, muitas vezes o seu uso é indicado por profissionais que não são da área da nutrição, como vendedores, amigos, internet, profissionais de outras áreas, que provavelmente não estudaram sobre os efeitos desses suplementos no organismo e que se caso aconteça algo com a saúde de quem está fazendo uso dos mesmos por sua indicação, essas fontes “rápidas e/ou acessíveis” provavelmente não tomarão para si a responsabilidade sobre essas pessoas e também não saberão como reverter os possíveis efeitos colaterais observados nas mesmas. Lembrando que essas mesmas fontes podem ainda influenciar o indivíduo a utilizar anabolizantes, que também são acessíveis através dessas pessoas e que trazem sim um efeito para o corpo, porém não vale o preço causado pelos seus efeitos colaterais, podendo futuramente até mesmo trazer doenças graves, como tumores.
   

    Por tanto, é importante ter a consciência de que o caminho mais curto nem sempre é o melhor, e que a busca das informações através de um profissional devidamente capacitado e especializado na área é de fundamental importância para buscar os efeitos desejáveis sem danificar a saúde.

 

 

 

                   Karla Tenório.
 

seta

Ano novo, tempo de eliminar os excessos!!!

03/01/2013 12:25

Ano novo, tempo de eliminar os excessos!!!

     Final de ano é tempo de festas, confraternizações, reunião em família, porém com esses eventos vem os excessos em nosso prato e consequentemente os de calorias, o que pode levar a um aumento de peso.
    Bom, para quem conseguiu manter a dieta durante o ano, não teve com o que se preocupar, pois mereceu uma “folga”, além do que esses geralmente, apesar de tantas tentações, já possuem a consciência e o hábito de realizar exercícios para queimar esses excessos e com isso evitar um ganho de peso e se manter equilibrado em meio a tantas comidas.
    Aos que passaram o ano enrolando na dieta, homens ou mulheres, e ainda comeram tudo que poderia e não poderia no final de 2012, hora de parar para pensar como estão seus hábitos de vida e se perguntar: “Estou com sobrepeso ou obesidade?”, “Minha saúde está em dia?”, “Estou conseguindo realizar minhas atividades diárias com disposição?”, “Quero ficar em forma e com um corpo que me deixe mais confiante?”.

    Então esse é o momento de entrar em uma academia, ou começar a andar na praia, na praça, no condomínio e evitar ao máximo as gorduras, frituras, açúcares e incluir mais proteínas, vitaminas, minerais, fibras e água em sua alimentação diária e não adianta comprar no supermercado aquelas guloseimas para uma eventual necessidade, pois pode ter certeza que o que você comprar de bicoitos, salgadinhos, bolos, refrigerantes, vão ser as primeiras opções que você consumirá logo que chegar em casa ou no próximo momento de estresse, por tanto não adianta sabotar sua dieta,ok?!

    Mas veja bem, não é para deixar para amanhã ou para a próxima segunda feira, e sim para começar hoje, porque FOCO é fundamental para conseguimos conquistar nossos objetivos, concordam?
 

seta

Alimentos Diet e Light emagrecem ou não?

03/12/2012 09:08

   

     A primeira coisa que vem a nossa mente quando queremos iniciar uma dieta é consumir os alimentos na diet e light com a intensão de continuar consumindo aqueles alimentos que gostamos, mas na versão de calorias reduzidas.
    Contudo, devemos despertar para o que na verdade trocar o alimento original pelo diet e/ou light não é garantia de redução de calorias, pois nem todo alimento que possui essa denominação no rótulo engorda menos ou é mais saudável, podendo até conter em sua composição nutricional mais gorduras e/ou açucares e/ou sódio.


    Mas para esclarecer isso vamos primeiro as definições de alimentos diet e light, segundo à ANVISA:

      Alimento diet é aquele produzido industrialmente e que apresenta ausência ou quantidades bem reduzidas de determinados nutrientes (carboidratos, açúcar, sal, lactose, gordura). Nem sempre os alimentos diet apresentam baixas calorias. São criados para indivíduos que devem seguir uma dieta baseada na restrição ou redução de um determinado nutriente. Exemplo: uma pessoa com problema de taxas altas de triglicérides, deve consumir alimentos com pouca quantidade de carboidratos.
     

       Alimento light é aquele produzido com redução de, no mínimo, 25% do valor calórico em comparação ao produto tradicional . São também considerados ligth àqueles que reduzem, no mínimo, 25% de determinados nutrientes (gordura saturada, gordura total, açúcar, colesterol, sódio). Exemplo: uma pessoa obesa, que precisa perder peso, deve optar por produtos light com baixos teores de gorduras e açúcares.

      Por isso é importante antes de comprar e consumir os produtos verificar a tabela nutricional (obrigatória nas embalagens) do alimento e com isso escolher de acordo com suas necessidades e restrições alimentares. No caso de dúvida, consulte um nutricionista.

 

 

            Karla Tenório
 

seta

Chocolate: Bom ou ruim para a saúde?

06/11/2012 13:37

  

          O chocolate sempre foi tido como um vilão para que quer perder peso ou evitar doenças, principalmente às ligadas ao coração. Mas após muitos estudos pôde-se perceber que Ele também pode trazer muitos benefícios ao corpo e por incrível que pareça, já foi usado até como medicamento entre o período de 1850 a 1900. É um alimento muito nutritivo que, além de saboroso, é uma fonte de proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, vitaminas E,  as do complexo B e C.

    Contudo, aproximadamente 40 anos mais tarde o chocolate passou a ser uma guloseima, com mudanças em sua composição e fabricação, com a adição de açúcares, gordura, adoçantes, conservantes e com a diminuição da proporção de cacau e a partir daí o seu consumo em excesso começou a ser prejudicial à saúde.

Mas afinal quais são os benefícios do chocolate?
 

       O chocolate possuí em sua composição o cacau, que é rico em flavonoides, antioxidantes que podem auxiliar na redução dos riscos de doenças cardiovasculares, e deste pode ser extraído a massa de cacau, a manteiga do cacau e o cacau em pó e com essas matérias primas é possível produzir o chocolate amargo, ao leite e o branco.

       Os teores de antioxidantes variam de acordo com o chocolate, sendo que seus níveis aumentam do chocolate branco (mais gorduroso por ser produzido com a manteiga do cacau), chocolate ao leite, chocolate preto e finalmente o que mais apresenta antioxidantes flavonóicos é o chocolate amargo. Esse, por possuir uma alta composição de cacau, é rico em flavonoides, polifenóis e além disso, possui alta concentração de catequinas, que proporcionam o controle da pressão arterial.

    Estudos comprovaram que o chocolate amargo, aumenta em até 4% o teor de colesterol HDL no plasma (colesterol bom). Outros estudos também demonstraram que os flavonoides (antioxidantes) do cacau inibem a oxidação de LDL (colesterol ruim), e que sua alta ingestão na dieta auxilia na prevenção de doenças coronárias.
      O chocolate possui também a capacidade de estimular a produção de do hormônio serotonina, responsável pelo bom humor, ajudando a combater a ansiedade e a depressão.

Porém, cuidado com os excessos!!! 

Pois apesar de seus benefícios, o chocolate é muito calórico, podendo levar ao sobrepeso e até à obesidade. 

Karla Tenório

seta

Primeira Edição © 2011