seta

2 postagens no blog

Professor de inglês, cinéfilo, colecionador de quadrinhos e leitor compulsivo.

FALANDO EM EXPECTATIVAS...

26/04/2012 17:56

Sou fã de Ficção Científica (doravante chamada sci-fi) então já venho acompanhando o filme PROMETHEUS, provavelmente Prometeu em português, e resolvi escrever hoje pois acabei de ler uma notícia muito boa, um executivo da Fox disse em entrevista para a MTV News que o filme não sofrerá nenhum tipo de corte, isso porque o filme está na mira da censura americana e pode receber um R (adulto, não confundir com X ou XXX:) o que reduz em muito o escopo do lançamento, em número de cinemas, e consequentemente dá uma “mordida” na arrecadação, foi uma decisão corajosa que eu espero seja mantida.

Se você leu até aqui e não sabe o que é PROMETHEUS, parabéns pela persistência (obrigado se for da família:). Prometheus faz parte do universo Alien e será lançado em 15 de junho, é uma prequência (lá vou eu de novo, se você leu os posts antigos sabe do que eu estou falando) e trata de uma missão que foi planeta LV-426 (alarme de nerdice) antes mesmo dos eventos do primeiro Alien (1979) e deve responder várias dúvidas dos fãs da série como por exemplo, quem era o Space Jockey, aquele alien que aparece sentado com o tórax rompido em Alien.

Mencionei expectativa lá em cima porque os produtores deste filme vêm mantendo os níveis de ansiedade em um patamar elevado, primeiro com negação de Ridley Scott de que esse era um filme da franquia, lembrando que ele é o diretor do primeiro filme, e depois com os lançamentos de diversos teasers e trailers e agora com o lançamento de dois virais para internet (veja abaixo), é possível encontrar online dezenas de vídeos que se dedicam apenas a analisar estes trailers e virais, coisa de doido, sério mesmo!

Como não poderia deixar de ser, alguns elementos dos outros filmes da série estão lá, a “equipe”, o androide e a mocinha, que neste caso não é a Sigourney Weaver (muitos paradoxos temporais para explicar a presença dela:), mas sim Noomi Rapace atriz de Os homens que não amavam as mulheres, versão sueca anterior e superior do recente A garota com o dragão tatuado.

Primeiro trailer, um pouco mais superficial e até então o Ridley Scott sustentava que o filme não era da franquia Alien, mas que poderia se situar no mesmo universo.

 

Segundo trailer, aí não dava mais para enganar, é possível ver imagens do Space Jockey assim como da nave dele.

 

Viral David 8, mostra um “comercial” do modelo do androide do filme, atenção ao trecho onde ele fala que pode atuar em situações que os humanos podem considerar anti-éticas, Michael Fassbender, do ótimo Shame (2011), está espetacular! Bom, pelo menos eu achei.

 

Viral TED2023, o vídeo foi lançado durante a conferência de Tecnologia, Educação e Design (TED), que aconteceu na Califórnia, o discurso sensacional é proferido por Guy Pearce na pele de Peter Weyland, não sabe quem é? Então está na hora de rever os filmes da quadrilogia Alien e se preparar para PROMETHEUS.

 

Espero ter despertado o interesse neste sci-fi que pode ser o azarão em um ano com Vingadores, Batman, Homem Aranha, Brave (pixar) e Harry Potter 9, Opa!! força do hábito, quase todo ano tinha um.
  

seta

OS VINGADORES, expectativa atendida, ou não?

23/04/2012 12:58

A expectativa é enorme com relação à estreia de OS VINGADORES nesta próxima sexta, e aparentemente ela é mais do que justificada, pois (quase) todos que tiveram a oportunidade de assisti-lo se derramaram em elogios, vale a pena mencionar que até o momento só tiveram oportunidade de assisti-lo a imprensa especializada, convidados para as pré-estreias e uns poucos, e sortudos, fãs que assistiram aos screenings (testes de aceitação do público, é o cinema se aproximando cada vez mais da ciência, a ciência do comércio). O que observamos até agora é que há um aparente consenso entre crítica e público, coisa razoavelmente rara quando se fala em blockbusters estadunidenses, não é difícil ler na internet coisas do tipo “este é o filme de heróis definitivo”, “a melhor tradução para o cinema de uma historia em quadrinhos” ou até mesmo“ O melhor filme de aventuras de todos os tempos”, eu particularmente achei este ultimo comentário forçou um pouco a barra.

Eu infelizmente ainda não assisti ao filme então o que eu posso dizer é o seguinte:

1 - O diretor e roteirista Joss Whedon é competente na direção de ação/aventura além de excelente roteirista, é inclusive um dos roteiristas de Toy Story e é também o real roteirista de Velocidade Máxima (clássico do gênero Ação) apesar de não creditado, e sua experiência nas séries Firefly e Buffy atesta que ele sabe o que o adolescente/ jovem adulto quer ver na tela.

2 - O filme está em “produção” a mais de 4 anos, tudo começou com uma ponta do Samuel L. Jackson já no papel de Nick Fury ainda no primeiro Homem de Ferro (2008) falando da iniciativa Vingadores, papel que ele reprisou em todos os filmes da Marvel desde então, ou seja tempo suficiente para que o filme tivesse todas as suas aresta lapidadas, fossem elas roteiro, direção ou efeitos especiais.

3 - Todos os atores estão reprisando seus papéis o que tende a tornar a atuação mais precisa, ou melhor quase todos, pois Edward Norton não é mais o Hulk, papel que agora pertence a Mark Ruffalo e a crítica vem consistentemente elogiando seu trabalho.

4 - E finalmente, não gosto de me guiar por notas dadas por sites, mas em praticamente todos os sites sobre cinema, especialmente cinema pop, o filme está com nota acima de 9.
Só posso esperar que essa expectativa toda, além dos constantes elogios, não estraguem a experiência de assistir ao filme.

Se você estava em algum templo no Tibet neste últimos meses e ainda não viu os trailers, ainda dá tempo é só clicar PLAY aí embaixo. O trailer 2 é mais “esperto”.

TRAILER 1

 

TRAILER 2

 

E no domingo tem CRÍTICA.

Sinta-se livre para comentar.
 

seta

Primeira Edição © 2011