seta

819 postagens no blog

Delmiro Gouveia (AL) aposta em jogos de raciocínio para 9 mil alunos da rede pública

28/09/2020 16:42

O município de Delmiro Gouveia (AL) utilizará em 2021 o programa MenteInovadora, da Mind Lab, edtech líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes da rede pública. A metodologia atenderá quase 9 mil alunos do Ensino Infantil ao Fundamental II de 24 escolas e realizará a capacitação de 320 professores.

No Brasil desde 2006, o MenteInovadora utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas, com a mediação de professores capacitados, que estimulam os estudantes a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Dessa forma, é possível conferir significado ao aprendizado e exercitar habilidades como a empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe.

Para Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab, "a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus tornou ainda mais evidente a necessidade de desenvolvermos as habilidades emocionais das nossas crianças e jovens, para que sejam capazes de lidar com um mundo complexo e que tem se mostrado cada vez mais desafiador".

Atualmente, o município de Delmiro Gouveia conta com nota de 4,7 nos anos iniciais do Ensino Fundamental do IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade do aprendizado nacional, resultado que vem crescendo nos últimos anos. O programa MenteInovadora é uma das inciativas do município para tornar o ensino ainda mais significativo para os estudantes da região.

"Planejamos o ano letivo de 2020 com uma proposta de formação inicial e continuada para todos os profissionais da rede municipal de educação de Delmiro Gouveia. No entanto, logo no início das aulas, fomos surpreendidos com a pandemia causada pela Covid-19. A educação não pode parar! Com o ensino remoto buscamos todas as possibilidades para que os professores pudessem desenvolver um trabalho para estimular os alunos e a família. O Programa MenteInovadora da Mind Lab possibilita um despertar para superar as dificuldades especialmente no contexto atual. O Programa proporciona uma interação professor-aluno-família com formação e tutoria. É um grande salto para a educação do município", destacou a secretária de Educação, Iolanda Braz.
 

 

Sobre o MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e aprimoradas para a realidade dos brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.


Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

seta

Justiça absolve ex-prefeito de Carneiros de acusação de improbidade

25/09/2020 10:13

O ex-prefeito de Carneiros, Luiz Medeiros Nobre, foi absolvido de acusação de improbidade. A decisão, proferida na última terça-feira (22), é do Núcleo de Improbidade Administrativa do Poder Judiciário de Alagoas.

Luiz Nobre foi acusado de, no final de seu mandato, em 2016, extraviar documentos da Prefeitura, o que teria impossibilitado a atual gestão de prestar contas de repasses do Governo Federal.

Em sua defesa, Luiz Nobre afirmou que a documentação estava com o ex-secretário de Finanças, falecido em 2017. Alegou ainda que o atual prefeito adotou providências errôneas na prestação de contas e que não possui responsabilidade no caso.

De acordo com os juízes integrantes do Núcleo, não restou comprovada a finalidade do ex-prefeito de ocultar, dolosamente, a documentação para salvaguardar alguma finalidade escusa.

"Não se evidenciou que a falta da documentação causou efetivamente o não repasse de verbas federais ao município, em prejuízo de programas sociais, embora haja notificação dessa possibilidade. Não consta nos autos que, de fato, houve a inscrição em cadastros restritivos e que isso trouxe consequências práticas".

Os magistrados destacaram ainda que, mesmo não possuindo os documentos, o gestor sucessor pode regularizar a situação, de forma extemporânea, salvaguardando o interesse municipal. 

"Não se tem nos autos uma prova de que a falta de organização decorreu de uma vontade dirigida ao prejuízo público, havendo algum indício de que o réu não estava de posse dos documentos. E, principalmente, não se tem prova que a conduta acarretou prejuízo a vários programas sociais".

Matéria referente ao processo nº 0700323-29.2017.8.02.0036

seta

Prefeito Marcius Beltrão: “Feliz Deserto era uma terra arrasada”

08/09/2020 08:50

Na tarde do último domingo (06), o Partido Progressista 11 realizou convenção partidária no município de Feliz Deserto. O encontro que reuniu diversas lideranças da Região Sul de Alagoas, oficializou a atual prefeita do município para disputar a reeleição.

Entre os presentes, o prefeito de Penedo Marcius Beltrão (PDT), que comanda os destinos do município ribeirinho pelo terceiro mandato, lembrou aos presentes em seu discurso que Feliz Deserto era uma terra arrasada e que Rosiana Beltrão resgatou a autoestima do povo.

“Neste momento se inicia uma nova luta em defesa do povo de Feliz Deserto. Sei que nos últimos quatro anos você encontrou uma terra arrasada. Quando passo na Praça da Igreja Matriz, Domingos Mendes, fecho os olhos e vejo como se encontrava o local. Via o quanto o coração do felizdesertense sofria com o abandono. Vi e constatei suas idas e vindas à Brasília para desatar um projeto mal elaborado. A cidade era um abandono em diversas áreas. Você conseguiu resgatar a autoestima dos moradores de Feliz Deserto. A cidade voltou a sorrir”, afirmou Marcius Beltrão.

A pré-candidata de Feliz Deserto assegurou que vai continuar lutando para que o município continue crescendo, sorrindo. “Tenho muito orgulho de fazer parte da história de Feliz Deserto, sou Progressista e tenho muito orgulho desta terra. A história não se apaga e sei que podemos fazer muito mais. Tenho certeza que posso contar com todos que amam Feliz Deserto. Muito Obrigado e vamos à vitória”, encerrou Rosiana Beltrão.

Na convenção, o diretório municipal do Partido Progressista 11, escolheu os nomes de Rosiana Beltrão e Jorge Nunes para disputar segundo mandato na cidade litorânea de Feliz Deserto, localizada no Sul de Alagoas. 

--

Att., Roberto Miranda

Jornalista diplomado - (MTE/AL - 1331)

Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing

Dirigente sindical do Sindjornal - AL

Assessor de imprensa do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão

seta

Circuito Penedo de Cinema divulga filmes selecionados; confira a lista

02/09/2020 15:41

O Circuito Penedo de Cinema divulgou, nesta terça-feira (1), os filmes selecionados para as mostras que integram o evento. A lista pode ser conferida no site www.circuitopenedodecinema.com.br. Nesta edição comemorativa de 10 anos, o festival bateu recorde de inscrições, com mais de 800 proponentes. O Circuito acontece de 23 a 29 de novembro na cidade histórica de Penedo (AL).

Os realizadores selecionados devem enviar, até o dia 25 de setembro, uma cópia em HD do filme para o e-mail respectivo a cada mostra. Nesta edição os filmes serão exibidos na plataforma do Circuito Penedo de Cinema, além das sessões abertas ao público respeitando todo protocolo de segurança. Assim, tanto o público já habituado com o evento quanto aqueles que nunca puderam ir à mostra poderão desfrutar de uma vasta programação gratuita.  

Na programação serão exibidos 74 filmes, distribuídos nas mostras: Festival de Cinema Brasileiro, Festival de Cinema Universitário, Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e Mostra de Cinema Infantil.

SELEÇÃO DOS FILMES – Cada mostra contou com uma curadoria diferente. Os responsáveis pelo Festival do Cinema Brasileiro foram o realizador e pesquisador Nuno Balducci; o crítico e pesquisador de cinema Ricardo Lessa; e a cineclubista e fundadora da Mostra Ebgbé, Luciana Oliveira. A curadoria do Festival Universitário foi feita pela produtora e pesquisadora Maysa Santos; pelo jornalista Felipe Guimarães; e pela roteirista e diretora, Elizabeth Caldas.

A comissão de seleção da Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental foi composta pelos pesquisadores Guilherma Demétrio e Taciana Kramer e pela professora, cineclubista e produtora cultural Yanara Galvão. Já os filmes da Mostra Infantil foram selecionados pelos professores Marcos Sobral, Camila Porto, Joseane do Espírito Santo, Milena Dutra e Rosemeire Secco.

De acordo com Ricardo Lessa, curador da mostra Festival de Cinema Brasileiro, a escolha curatorial buscou contemplar a pluralidade e questões cruciais de nosso tempo, com destaques temáticos para o racismo e LGBT+. “O perfil do Circuito, hoje, é de amplificar as possibilidades sensíveis e políticas do que se faz dentre os filmes inscritos. Se foi uma seleção plural é porque antes de tudo os filmes possibilitaram por si mesmos uma comoção, uma partilha sensível ante os espectros do mundo que eles buscaram transmitir”, conclui.

SOBRE O CIRCUITO – O Circuito Penedo de Cinema chega à sua 10ª edição, em formato híbrido (online e presencial), de 23 a 29 de novembro em Penedo (AL). O evento é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Apoiam o evento o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Prefeitura de Penedo e o Sebrae Alagoas.

 

seta

Marechal Deodoro lidera número de picadas de cobra

17/07/2020 11:14

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), como referência para tratamento de acidentes ofídicos no estado, recebeu do início do ano até hoje (16/07), 105 casos de picadas de serpentes. Os dados apontam o município de Marechal Deodoro como o primeiro em número de ataques.

Os casos mais comuns são de empeçonhamentos por picadas de jararaca, com 48 casos em 2020. As cobras não peçonhentas vêm em segundo lugar em número de ataques com 37 casos.

A cascavel aparece em terceiro lugar com 15 casos, seguida da coral-verdadeira com 4 ataques. A surucucu foi responsável por uma única picada.

Em 2020, Marechal Deodoro desponta como o município de Alagoas com maior número de casos atendidos pelo Hospital Helvio Auto, com 13 ataques de cobras venenosas, 11 deles causados por jararaca.

A cidade de São Miguel dos Campos está em segundo lugar, com 7 casos; 6 pessoas picadas por jararaca e 1 por serpente não peçonhenta. Já Maragogi aparece como o município com o maior número de ataques de Cascavel, com 3 casos.

Ao ser picado por qualquer cobra, é imprescindível procurar socorro médico imediatamente. "As pessoas que são acometidas por ataques de serpentes não devem recorrer a crenças populares como passar fumo, espremer, utilizar torniquetes e outros. Devem procurar o serviço médico de saúde mais próximo, para administração do soro correspondente o quanto antes”, explicou a infectologista Luciana Pacheco.

O Hospital Helvio Auto dispõe de quatro tipos de soros diferentes para administração em pacientes de acordo com a espécie de serpentes, que são as mais comuns da fauna de nossa região: jararaca, cascavel, coral-verdadeira e surucucu.

Além do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, por uma questão de rapidez e logística, outras unidades no interior do estado também dispõem de soros antiofídicos, como em Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Arapiraca.

Ao serem picadas, muitas pessoas trazem o animal vivo ou morto ao hospital para os especialistas identificá-lo, mas Dra. Luciana alerta que esta prática não é necessária: “as manifestações clínicas são soberanas, por meio dos sintomas nós sabemos qual tipo de veneno foi inoculado e qual a serpente responsável, não é necessário correr mais riscos para trazer o animal”, concluiu. 

Por 

Ana Paula Tenório
Assessoria de Comunicação Hospital Escola Dr. Helvio Auto

Jornalista MTE 912/AL, Pós-graduada em Comunicação Empresarial

seta

Primeira Edição © 2011