seta

702 postagens no blog

Obras de melhorias avançam em Murici

21/09/2017 17:10

As obras de melhoria no abastecimento de água da cidade de Murici, com investimentos de R$ 6,7 milhões, encontram-se em ritmo avançado. Na tarde de quarta-feira (20), gestores da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da Telesil, construtora responsável pelos trabalhos, realizaram visita de inspeção aos dois locais onde estão concentrados os serviços.

De acordo com o presidente da Casal, Clécio Falcão, toda a população será beneficiada pela obra, num total de, aproximadamente, 30 mil pessoas. Segundo ele, a previsão para fim dos trabalhos é março de 2018, porém, com a possibilidade de antecipação para dezembro deste ano.

Os serviços incluem reforma, modernização e ampliação de duas Estações de Tratamento de Água (ETAs), duas estações de captação e estações elevatórias, além de substituição e ampliação de redes pela cidade.

Acompanhado do vice-presidente de Serviços de Engenharia, Osmar Lisboa, do gerente da Unidade de Negócio Leste, Judiron Pena, e de engenheiros da Telesil, Clécio Falcão visitou a ETA do Sistema Bigodeira-Gravatá e a captação Gravatá, situada na zona rural de Murici e que aproveita a água de uma nascente a partir de um barramento.

A assinatura da ordem de serviço para o início das obras de recuperação e melhoria do sistema de abastecimento de água de Murici ocorreu em abril deste ano, em solenidade que contou com a presença do governador Renan Filho. Na ocasião, ele destacou que o Governo do Estado e a Casal vão investir, este ano, R$ 100 milhões em obras de saneamento em Alagoas, e Murici é um dos municípios beneficiados.

seta

Semana Cultural de Pão de Açúcar: evento com intensa programação comemora o aniversário de Alagoas

21/09/2017 12:24

Na próxima sexta-feira, 22 de setembro, começa a primeira “Semana Cultural de Pão de Açúcar”, em comemoração ao bicentenário de Alagoas, com intensa programação no Centro da cidade, distante cerca de 250km da capital, Maceió.

O evento que será promovido pela Câmara de Vereadores do Município, na gestão da presidente Lúcia Lena Machado, oferecerá três dias de atividades para todos os públicos, como apresentações culturais, música com pratas da casa, desfile das escolas estaduais, municipais e unidades convidadas em homenagem a Alagoas, exposição cultural, inauguração da galeria “200 Anos” e muito mais. 

Para Lena Machado, presidente da Câmara e responsável por todo o evento, a realização desta semana cultural não seria possível sem o total apoio do prefeito de Pão de Açúcar, Flávio Almeida, e do Governo do Estado, que concedeu toda estrutura do Estado para contribuir com o sucesso do evento.

“Agradecemos desde já o total apoio do prefeito, Flavinho e desejamos que essa comemoração seja um momento de reencontro entre amigos e familiares, além de dar a oportunidade aos nossos jovens, adultos e idosos de mostrar seu talento em público”, contou Lena.

“A ideia é que esta data faça parte do calendário de festividades da nossa cidade”, completou Lena.

Como parte da programação, as secretarias de Saúde, do Trabalho e Assistência Social, Cultura, Turismo e Esporte e Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos estarão em tendas armadas na avenida, disponibilizando atendimento de saúde, orientando e distribuindo material educativo aos presentes, além de todo o apoio do Núcleo de Promoção a Saúde e da Atenção Básica.

Serão homenageados moradores e autoridades que de alguma forma participaram do desenvolvimento de Pão de Açúcar.

Confira a programação

Sexta, 22 de setembro 

8h – Abertura com a orquestra sinfônica, Irmãos Ramos;

9h – Exposição na Praça e Apresentações Culturais;

10h – Inauguração da Galeria “200 Anos”, com a presença de autoridades, convidados e de toda população e Coffee Break;

11h – Sessão Solene, realizada no plenário da Câmara, com entrega de comendas e títulos;

15h – Abertura do Desfile com a Banda da Polícia Militar de Alagoas;

15h30 – Desfile em homenagem aos 200 anos do Estado, com a participação de escolas estaduais, municipais, unidades de ensino convidadas e a Loja Maçônica Jaciobá;

17h – Premiação do Concurso de Redação, com alunos da rede municipal de ensino;

18h – Sexta Cultural, espaço reservado para os artistas da terra se apresentarem em uma estrutura montada em praça pública, em frente ao prédio do Legislativo.

Sábado, 23 de setembro

18h – Show Cultural com os artistas da terra.

seta

ETA de Palmeira vai melhorar qualidade da água ofertada ao município

14/09/2017 11:46

O prefeito Júlio Cezar e a secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios (Semarhpi) Anna Luísa França visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município que, a partir de hoje (14), começa a ganhar reforço nas instalações a partir da obra de reforma e ampliação do local. Além disso, a ação vai aumentar a capacidade de produção de água ofertada à cidade e melhorar significativamente a qualidade do líquido, dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com José Cristiano Ribeiro dos Santos, químico da empresa paranaense Hidrogeron e especialista em tratamento de água, a população de Palmeira, que ainda passa por rodízios para ser abastecida, em poucos meses será beneficiada com mais água. “Fizemos o estudo, o projeto e a concepção para executar a obra de reforma e ampliação da estação de Tratamento de Água de Palmeira dos Índios. O prazo contratual é de cinco meses, mas vamos trabalhar de forma que possamos concluir em quatro meses e suprir com mais água a população de Palmeira”, explicou o químico.

Segundo o gerente da Unidade Serrana José Oliveira, com sede em Palmeira, a partir da recuperação da ETA a água que abastece Palmeira também terá maior qualidade. “Hoje temos água em quantidade, graças às chuvas que têm caído no município. Mas precisamos melhorar a qualidade dela, que ainda deixa a desejar. A nossa expectativa é de que, com a finalização da obra, tenhamos uma água de boa qualidade e Palmeira terá novos tempos, no que se refere a isso. Inclusive, com a normalização do abastecimento de água na zona rural, que aos poucos já começou a ser feito”, afirmou Oliveira.

O prefeito Júlio Cezar disse que está à disposição para ajudar a Casal no que for preciso e destacou a importância da obra para o município. “Esta obra chegou depois de anos e de muitos governos terem tentado e não terem conseguido. Agora, em oito meses de governo, nós, o governador Renan Filho e o presidente da Casal Clécio Falcão, recebemos a grande surpresa de que a Hidrogeron está começando a obra, depois de muito lutarmos para que isso acontecesse em nossa cidade. Somos parceiros do governo e da Casal e estamos bastante felizes e nos disponibilizamos para ajudar no que for preciso”, completou o prefeito.   

seta

Setembro Amarelo terá programação de prevenção em Palmeira

12/09/2017 10:30

Em Palmeira dos Índios o Setembro Amarelo será lembrado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Drº Osvaldo Silva (CAPS II). A unidade de saúde trabalhará com uma programação que oferece palestras educativas e caminhada em alusão ao dia D da campanha, comemorado no dia 10 de setembro.

“Faremos uma caminhada nas ruas principais de nossa cidade com a presença de  profissionais de saúde mental, amigos e familiares das pessoas em sofrimento psíquico. Ao mesmo tempo em que convidamos todos para participar da caminhada em Defesa pela Vida. Esse é um tema importante tanto para nós, que trabalhamos diretamente com pessoas que sofrem de diversos distúrbios mentais, mas devemos lembrar que o estresse, o cansaço mental do dia-a-dia também afeta pessoas que não passam por nenhum tratamento. Precisamos prevenir e orientar a sociedade sobre pedir ajuda e conversar com pessoas próximas”, ressalta Veralúcia Monteiro, coordenadora do CAPS II.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, iniciada em 2014. O objetivo é alertar a população à respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo.

Confira a programação da unidade:

14/09 – Palestra educativa com pacientes e familiares

Hora: 14h

Local: CAPS II

20/09 – Caminhada pelo Centro da cidade com usuários, familiares, amigos e sociedade.

Hora: 08:30h

Local: saída da Praça São Cristóvão

25/09 – Palestra em parceria com o CRAS para grupo de idosos e familiares com a terapeuta ocupacional Márcia Mendes

Hora: 14h

Local: CRAS Eucalipto

26/09 – Palestra educativa em parceria com o CRAS em Canafístula de Frei Damião com a psicóloga Sandra Ronedja

Hora: 14h

Local: CRAS Canafístula

seta

Palmeira receberá prefeitos alagoanos para discutir lixão dos municípios

11/09/2017 14:35

Prefeitos alagoanos das regiões do Agreste, do Sertão e do Vale do Paraíba estarão reunidos amanhã (12), em Palmeira dos Índios, para discutir problemas relacionados ao lixão dos municípios. A construção do aterro sanitário do Agreste e das áreas de transbordo, que também inclui a implantação de uma sede em Palmeira, são alguns dos temas da pauta da reunião. O lixo é um dos grandes problemas enfrentados pelas cidades que precisam se adequar ao decreto federal nº 12.305/10, que determina o fechamento desses locais desde 2014.

Gestores das cidades de Craíbas, Igaci, Coité do Noia, Minador do Negrão, Belém, Quebrangulo, Girau do Ponciano, Maribondo, Lagoa da Canoa, Jaramataia, Cacimbinhas e Paulo Jacinto já confirmaram a participação no encontro desta terça-feira, que acontecerá às 9h, no auditório da Fundanor, no bairro de Vila Nova. Os municípios de Taquarana, Limoeiro de Anadia, Tanque D' Arca, Estrela de Alagoas, Olho D'Água Grande, Traipu e Major Izidoro, entre outros municípios, também foram convidados para participar do debate sobre a problemática do lixo nas cidades alagoanas.

Alguns gestores também irão relatar a experiência que tiveram durante a visita ao aterro sanitário de São Luís, no Maranhão, ocorrida no final do mês passado, por ser considerado um modelo em todo o país.  Além disso, haverá um debate com os diretores das Centrais de Tratamento de Resíduos (CTRs) de Alagoas sobre os custos operacionais de uma estação de transbordo. 

Para o prefeito Júlio Cezar, que também é diretor administrativo do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste), a adequação de Palmeira ao decreto federal é de extrema importância, pois o município já recebeu várias multas por manter o lixão da cidade sem o devido tratamento dos resíduos sólidos. Uma delas, em 2015, a prefeitura foi multada em R$ 440 mil pela Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) por crime de poluição ambiental. “O município já se comprometeu a encerrar o lixão e se adequar ao que determina as leis ambientais. O Ima, o Ibama e a Semarh são implacáveis na fiscalização e o município vai encerrar o lixão e encaminhar o lixo da cidade para o aterro sanitário de Craíbas. O município foi multado várias vezes e, graças às articulações políticas, essas multas foram reduzidas e estamos trabalhando para anistiar cada uma delas”, garantiu o prefeito.

Ele disse, ainda, que os gestores estudam a criação de uma legislação mais rigorosa nos municípios para penalizar quem joga lixo nas ruas ou agride e polui o meio ambiente. "Todos têm que ter responsabilidade e compartilhar esses problemas que não são só dos governos, mas de toda a sociedade”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

seta

Primeira Edição © 2011