seta

729 postagens no blog

Cocadeiras da Massagueira elegem diretoria e formam associação

10/01/2018 11:35

Após incentivo da Prefeitura de Marechal Deodoro, as cocadeiras deodorenses elegeram a diretoria da nova associação, nesta segunda-feira (08), no povoado da Massagueira. Até a formação do grupo, as microempresárias foram capacitadas e formalizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com o SEBRAE.

A eleição foi mais uma iniciativa de uma série de ações em que a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, vem desenvolvendo junto as cocadeiras. Em um pleito rápido e tranquilo, as cocadeiras deram início a última fase do processão de criação da associação: a eleição da diretoria e formação do estatuto.

A diretoria eleita é formada pela presidente, Zuleide Araújo Silva; a vice-presidente, Jane dos Santos Silva; a tesoureira, Rosilene Rocha Pinheiro; e a secretária, Adriana Monteiro de Araújo, além de seis conselheiros fiscais.

“Para gente foi muito importante. Foi ótimo. Mas graças a Deus está dando tudo certo. Queremos agradecer ao apoio da Prefeitura de Marechal, do SEBRAE, por todo incentivo e apoio. Estamos encontrando algumas resistências, mas com força de vontade vamos crescer ainda mais”, expôs Zuleide, presidente recém-eleita.

Na ocasião, também foi formalizado o Estatuto da Associação dos Produtores de Cocadas e Derivados da Massagueira, que especifica como uma das finalidades “Alcançar a sustentabilidade da COCADAS DA MASSAGUEIRA através da comercialização de seus produtos em geral e da prestação de serviços específicos no segmento de culinária”.

FORMALIZAÇÃO E CAPACITAÇÕES

De início, com foco nas potencialidades do comércio e produtos característicos da cidade de Marechal Deodoro, foi incentivado a formalização das cocadeiras como microempreendedoras, garantindo diversos benefícios às cadastradas, como a busca por estímulos para o fomento do comércio, recolhimento do INSS, poder de compra como pessoa jurídica e negociar preço na hora da compra de produtos.

Após a mobilização do grupo, foi realizado um plano de capacitação. Temas como “Vantagens da Formalização”; “Produzir Alimento Seguro”; “Formar Preço”; “Acesso ao crédito para empreendedores de Marechal”; “Sei Controlar Meu Dinheiro” e “Consultoria de Planejamento e Associativismo” agregaram ainda mais o conhecimento e investimentos da categoria em seu mercado.

O coordenador de ações da Secretaria de Desenvolvimento Economia, Diogo Jucá, explicou o novo objetivo da Prefeitura junto as novas associadas e ainda do trabalho em que o poder público vem realizando junto a categoria.

 “Vamos trabalhar agora um projeto de aproxima-las aos processos licitatórios, para que elas possam participar quando surgir oportunidades. Durante todo o ano acompanhamos todas elas [as cocadeiras], desde a formalização, até a criação da Associação. Agora, com a diretoria eleita, o próximo passo é registrar em cartório a chapa vencedora”, afirmou.

seta

Matadouro Regional de Viçosa ficará pronto em março

04/01/2018 10:04

Durante visita técnica nesta quarta-feira (3) ao município de Viçosa, o secretário executivo de Políticas Agropecuária e Agronegócios da Seagri, Manoel Henrique, e o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Hibernon Cavalcante, inspecionaram as obras do Matadouro Regional. A garantia dada pela construtora à equipe da Secretaria da Agricultura, Pecuária Pesca e Aquicultura (Seagri) é de que o prazo para conclusão das obras é final de março deste ano. 

"Nosso objetivo é acompanhar o andamento das obras para que seja cumprido o prazo de entrega do Matadouro Regional de Viçosa, que vai atender produtores e a população do Vale do Paraíba", afirma Manoel Henrique. 

Como informa Hibernon Cavalcante, em atividade o novo frigorífico vai atender às necessidades dos nove municípios que compõem a região do Vale do Paraíba, com uma estrutura dotada de currais, salas administrativas, vestiários, caldeiras, subestação, bloco de abate, necropsia, pocilga, lagoas de tratamento e depósito para cascos e chifres.


Construído numa área de 2.300 m², o matadouro regional terá, além de instalações e equipamentos modernos, câmara frigorífica, boxe de atordoamento automático, bloco para abate e processamento de carne, vestuários e lagoa para processamento de resíduos.

 

Para o empreendimento, o Governo de Alagoas está investindo recursos da ordem de R$ 9,6 milhões e quando estiver em operação terá capacidade para abater 150 animais por dia, entre bovinos, caprinos e suínos.

De acordo com o secretário da Agricultura, Antônio Santiago, o novo espaço vai atender todos os requisitos exigidos pelas legislações federal e estadual, visando oferecer um ambiente adequado para o abate de animais, com condições de higiene e de trabalho aos produtores.

“O objetivo do Governo de Alagoas é oferecer aos produtores da região um matadouro com todas as estruturas adequadas, para que se possa ter carne com segurança alimentar à população”, assegura o secretário.

Santiago acrescenta que o matadouro vai oferecer à população produtos de qualidade e, sobretudo, evitar o abate clandestino de animas na região.

 

 

 

seta

Casal trabalha para resolver problema que afeta abastecimento municípios sertanejos

02/01/2018 10:40

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) trabalha, nesta terça-feira (2), no reparo de uma tubulação da estação elevatória de água tratada (EEAT) de Pariconha. O problema, que foi verificado na segunda-feira (1), está afetando o fornecimento de água dos seguintes municípios sertanejos: Água Branca, Canapi, Inhapi, Mata Grande e Pariconha.

Uma equipe técnica da Unidade de Negócio Sertão, integrante da Casal, já trabalha no reparo do tubo. De acordo com o supervisor de distribuição da unidade, Jediael Santos, a previsão é de que o abastecimento das cidades seja retomado no transcorrer das próximas 24 horas.

Capela

O fornecimento de água do município de Capela se encontra parcialmente paralisado nesta terça-feira. Essa situação se deve a um rompimento no anel da rede de distribuição do município. A previsão da Casal é de que o problema seja solucionado ainda nesta terça, a partir de quando o serviço começará a normalizar-se.  

seta

Prefeitura de Santana do Ipanema promove festa de réveillon para população

28/12/2017 17:13

O resgate das tradicionais festas foi uma das ações do governo da reconstrução que marcou o ano de 2017 em Santana do Ipanema. E para fechar o ano com chave de ouro, o prefeito Isnaldo Bulhões, com objetivo de oferecer a população uma opção positiva e festiva de comemorar a chegada do Ano Novo, preparou uma festa de Réveillon.

O evento acontece na Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda, a partir das 21h. A animação da festa ficará por conta dos cantores Jackson Mel, Walisson Maicon e da banda Kriativoz.

Já no Alto da Fé, a Prefeitura Municipal realizará a queima de fogos após a tradicional contagem regressiva do ano novo. É mais uma tradição resgatada no município.

Venha passar o réveillon com sua família em Santana do Ipanema.

REALIZAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO IPANEMA

GOVERNO DA RECONSTRUÇÃO

PREFEITO ISNALDO BULHÕES

seta

Saúde Bucal realiza 1º Natal Odontológico em creche de Palmeira

15/12/2017 12:10

O setor da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem (14) uma grande ação natalina para as crianças da Creche José Delfin da Mota Branco. Toda a equipe, junto com os dentistas, distribuiu cerca de 300 brinquedos para os pequenos que frequentam a unidade de ensino, localizada no bairro São Francisco.

Além da creche, o Natal Odontológico visitou as secretarias municipais, a sede da prefeitura e andaram pelo Centro de Palmeira, distribuindo panfletos educativos e realizando orientações quanto à higiene bucal.

O coordenador da Saúde Bucal em Palmeira, dr. Marcos André, falou da ação natalina. “Essa foi uma iniciativa dos profissionais que fazem a saúde bucal da SMS, dentistas, auxiliares e técnicos. Visitamos algumas secretarias e o Centro de Palmeira, para conscientizar as pessoas de que também é preciso cuidar da saúde da boca como um todo. Foi nosso primeiro ano, e certamente, no próximo, teremos muito mais brinquedos para presentear os pequenos palmeirenses”, disse o dentista.

seta

Primeira Edição © 2011