seta

799 postagens no blog

Morar Melhor’ vai beneficiar 42 famílias penedenses em sua primeira fase

05/12/2019 19:53

“Proporcionar qualidade de vida para muita gente. Resgatar a dignidade”. Com essas palavras o prefeito Marcius Beltrão (PDT), definiu a finalidade do Programa Morar Melhor – Qualidade de Vida Começa em Casa, lançado nesta quinta-feira (05), no bairro Senhor do Bonfim, também conhecido por Oiteiro. A solenidade reuniu secretários, vereadores, servidores e a comunidade.

A ação tem por objetivo a concessão de material de construção para pequenos reparos e reformas em residências de famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos.  “Para essa primeira etapa definimos como prioridade a construção de banheiros em residências que estão em territórios socialmente vulneráveis, e de famílias em situação de pobreza ou pobreza extrema. Serão beneficiadas 42 famílias”, explicou o secretário interino de Desenvolvimento Social e Habitação, Vinícius Barbosa.

O projeto foi instituído por força da Lei nº 1.606/2017, sendo uma promessa de campanha que se tornou concreta. “Agradeço ao Legislativo pela sensibilidade em apreciar a matéria e aprovar. Em votar em um projeto que vai ajudar muito a quem precisa. Esse projeto foi uma promessa de campanha, que não ficou só na promessa. A partir de hoje ele se torna real”, ressaltou Barbosa.

Bastante emocionada, Elizangela dos Santos, 25 anos, agradeceu ao prefeito a iniciativa. “Quero agradecer ao Marcius pela excelente inciativa, em olhar por nós. Muita gente estava precisando desta ajuda e tenha certeza que vai melhorar a qualidade de vida da nossa família, de todos aqui do bairro que serão beneficiados. Estou muito feliz”.

“Essa é uma ação transformadora. É o papel da Ação Social, olhar com carinho e sensibilidade para os que mais necessitam da ajuda do poder público. Não podemos permitir que uma família não tenha em sua casa um banheiro. Isso é dignidade, saúde pública e respeito ao povo penedense. Vamos transformar a vida de famílias inteiras”, encerrou o prefeito de Penedo Marcius Beltrão.

O PROGRAMA

Nesta primeira etapa serão beneficiadas 42 famílias da zona urbana de Penedo, com a construção e, ou reforma de banheiros, contento caixa d’água e fossa séptica. O Programa Morar Melhor – Qualidade de Vida Começa em Casa, lançado na comunidade do Oiteiro, nesta quinta (05), foi instituído pela Lei nº 1.606/2017.

 

Texto de Roberto Miranda

Jornalista diplomado - (MTE/AL - 1331)

 

seta

Marechal festeja Proclamação da República com inauguração de Cisp e Pró-Estrada

14/11/2019 21:21

O governador de Alagoas, Renan Filho, transfere, nesta sexta-feira (15), a sede administrativa do Estado para Marechal Deodoro, na região metropolitana de Maceió. A solenidade de instalação será realizada às 9h no Palácio Provincial (prefeitura), em cumprimento à Constituição Estadual e como parte das comemorações alusivas aos 130 anos da Proclamação da República. Em seguida, às 10h, será inaugurado o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da cidade. A solenidade também marca a entrega dos dois quilômetros de vias urbanas pavimentadas e sinalizadas através do programa Pró-Estrada.

Fundada em 5 de agosto de 1591 com a denominação de Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma, Marechal Deodoro foi a primeira capital da província de Alagoas, entre 1817 e 1839. Nesta sexta-feira, o município volta a ser a sede administrativa do Estado. Assinam o ato de instalação o governador de Alagoas e o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Roberto Ayres da Costa - o "Cacau".

Antes, eles depositam uma coroa de flores em frente ao busto de Marechal Deodoro da Fonseca, em homenagem ao Proclamador da República, e participam do hasteamento das bandeiras.    

Cisp

Após a solenidade, o governador e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, inauguram, às 10h, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Marechal Deodoro. Trata-se da 23ª unidade construída e que será entregue pelo Governo do Estado à população alagoana.

Para a construção, foi investido R$ 1,8 milhão. Os recursos são do Tesouro Estadual e vão garantir uma melhor infraestrutura para os policiais, além de facilitar o combate ao crime na região. Os Centros Integrados tornaram-se referência para a Segurança Pública.

O prédio abriga as polícias Civil e Militar, promovendo uma real integração das duas forças policiais. O Cisp de Marechal Deodoro fica localizado na Rua 18 do Forte de Copacabana, no Barro Vermelho.

Vias urbanas

Ainda durante a solenidade, o governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, entregam à população de Marechal Deodoro os dois quilômetros de vias urbanas pavimentadas e sinalizadas, por meio do Pró-Estrada.

O programa, que teve início ainda em 2016, já levou melhorias a mais de 90 municípios em todas as regiões de Alagoas e beneficiou mais de mil dos 1.800 quilômetros totais da malha viária estadual. A meta é alcançar a totalidade até 2022.

Texto de Vinícius Teodósio, Lívia Holanda e Severino Carvalho

seta

Produção agroecológica desenvolvida em Flexeiras é premiada pela Fundação BB

31/10/2019 19:06


 

Premiação certifica tecnologias sociais que contribuem para o desenvolvimento social no país

Numa época não muito distante, a independência financeira para mulheres agricultoras era vista como um sonho difícil de ser alcançado. Apesar de contribuírem com as atividades nas plantações e colheitas, muitas vezes, cabia às mulheres também a responsabilidade dos afazeres domésticos, do tratamento de animais e da criação dos filhos – tarefas que impossibilitavam outras atividades para gerar renda extra e não depender exclusivamente dos proventos garantidos pelo homem da casa. De alguns anos para cá, a realidade no campo mudou. A agricultura familiar se fortaleceu e com ela, o protagonismo feminino vem se destacando pelo país. Um exemplo vem de Flexeiras, no interior de Alagoas, por meio da Cooperativa Agropecuária de Alagoas (Coopaal), que desenvolveu uma metodologia para agregar o conhecimento popular das mulheres da região e, ao mesmo tempo, possibilitar a venda de produtos em feiras da localidade.

Segundo Paulo Rodrigues Agra, diretor-presidente da Coopaal, a ideia começou há pouco mais de três anos, quando se identificou a oportunidade de trabalhar com o beneficiamento de alimentos da sociobiodiversidade local. Nesta ocasião foi construída a Casa de Beneficiamento de Produtos Agroecológicos, para a fabricação de doces e geleias de frutas, além de outros produtos como bolos, pães e biscoitos. “Realizamos cursos com as mulheres da comunidade com a finalidade de escoamento da produção. Atendemos o grupo de mulheres cooperadas que fornecem a matéria-prima e hoje aproximadamente 600 pessoas são beneficiadas diretamente”, explica. 

 

 

A agricultora Júlia da Silva Palmeira (foto), 57, é uma dessas pessoas. Nascida em Santana de Ipanema, no sertão alagoano, ela reside em Flexeiras desde 2010. Nessa época ainda trabalhava na roça, junto ao marido, para a subsistência do casal e cinco filhos. 

  “Antes eu trabalhava só na roça para ajudar com a renda de casa. Plantava macaxeira, principalmente. Depois que comecei na cooperativa a vida melhorou muito. Com a produção de geleia, doces e principalmente do pão caseiro de raízes, consigo uma renda melhor do que antes. Tem uma procura boa nas feiras, porque só trabalhamos com produtos saudáveis ”, avalia a cooperada.

  Primeiro lugar

  A solução “Mulheres Protagonistas no Beneficiamento de Produtos Agroecológicos” foi vencedora do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social de 2019, que identificou metodologias para o protagonismo feminino na gestão da produção agroecológica com a premiação especial Mulheres na Agroecologia. A Coopaal foi premiada com R$ 50 mil, destinados à expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da tecnologia social.

 A premiação deste ano teve a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto C&A, Ativos S/A e BB Tecnologia e Serviços, além da cooperação da Unesco no Brasil e apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ministério da Cidadania e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Assista ao vídeo para conhecer o trabalho desenvolvido em Flexeiras (AL)

 

seta

Município de São Luís do Quitunde recebe o projeto Vem Ler pra Mim

25/10/2019 19:14

O município de São Luís do Quitunde recebe, de 28 a 31 de outubro, o projeto “Vem Ler pra Mim”, que busca incentivar a leitura de livros infantis brasileiros. Durante o período, artistas e personalidades do estado leem e contam histórias para crianças de escolas públicas com faixa etária de 7 a 9 anos, no Salão Paroquial.  A proposta do projeto é adotado pelo GRUTAL (Grupo Teatral de Alagoas) que pretende transportar a plateia infantil para um mundo diferente.

A partir do dia 28, de 9h40 às 10h40 e de 14h15 às 16h40, os convidados Chico de Assis, Paulo Poeta, Mira Dantas, Maria Terezinha, Isvânia Marques, Fátima Maia, Anobelino Martins, Jane Cássia, Jerfson Tito, Maria Altina e Marciana Cavalcante lerão títulos infantis como O Bode de São Luís do Quitunde, O Sapo Comilão, Tatibitati e os Mitos da Floresta, entre outros. O projeto também conta com a participação de Roberta Rafael, intérprete de Libras.

"Somos parceiros de atividades que incentivem e fomentem a leitura entre as crianças. O livro é instrumento de conhecimento, lazer e formação social", destaca a secretária Mellina Freitas.

A programação segue com os mesmos horários até o dia 31 de outubro, data de encerramento do projeto. A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

Texto de Júlya Rocha

seta

Ação Empreendedora chega ao município de São Sebastião

18/10/2019 09:20

Com a proposta de levar informações e orientar os empresários sobre práticas de gestão e inovação nos negócios, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico e empresarial da região, o Sebrae em Alagoas, por meio do Escritório Regional de Arapiraca, realizará nos dias 24 e 25 de outubro, mais uma ação empreendedora. Desta vez, será com os empresários do município de São Sebastião.

A ação é voltada para os empresários locais e terá início com Atendimento e Orientação Empresarial, na quinta-feira (24) e na sexta-feira (25), das 9h às 16h, no Largo Luiz Falcão, em frente ao Banco do Brasil.  Ainda na sexta-feira (25), os empresários poderão participar da palestra ‘Atendimento e Vendas - uma combinação de sucesso’, no auditório da Prefeitura.

Susylane Ferreira, analista do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca, afirma que a Ação Empreendedora é uma solução que ajuda os empresários a abrirem ou melhorarem seus negócios e contribuir para que não invistam de forma errada. Ela ainda destacou a importância desse momento para o desenvolvimento empresarial da região.

“A proposta é que o Sebrae esteja, ainda mais, presente nos municípios. Na oportunidade, vamos ter orientação empresarial, utilizar a metodologia Canvas, consultoria e entre outras coisas. É a interiorização dos serviços, permitindo que essas empresas tenham acesso à informação, aumentando a nossa atuação e atendimento a mais pessoas. Com essas capacitações, estamos ajudando a promover o desenvolvimento e o aumento de vendas nos empreendimentos, já que o foco é esse”, afirmou Susylane Ferreira.

As inscrições das palestras são gratuitas e podem ser feitas pela Loja Sebrae, no site https://loja.al.sebrae.com.br/loja/ ou na Sala do Empreendedor. Mais informações pelo 0800 570 0800

Por Fátima de Paula

seta

Primeira Edição © 2011