seta

747 postagens no blog

Obras viárias em Belém e Taquarana vão beneficiar 24 mil pessoas

19/04/2018 14:57

De um lado, a autorização da implantação do acesso alternativo à cidade de Belém; de outro, o início da pavimentação de diversas vias urbanas em Taquarana. Seja qual for o serviço, as transformações de infraestrutura e mobilidade urbana do programa Pró-Estrada promovem impacto direto no desenvolvimento social e na qualidade de vida dos alagoanos. 

Só nestes dois municípios, serão mais de 24 mil moradores beneficiados. As mudanças já começam pela segurança nos deslocamentos, que agora vão ser feitos com mais facilidade e também em tempo reduzido. Outra melhoria fica por conta do fortalecimento econômico e social,  que ganha uma parceria importante no crescimento do padrão das estradas e vias alagoanas dos municípios.

"Agora nós vamos sair da poeira, ter mais dignidade". Ao lado da vizinha Edileuza Costa, a dona de casa Gorete Pereira só pensa em uma coisa: ver pela primeira vez a rua que mora, em Chã do Belém, construída e pavimentada. A via funciona como acesso alternativo à cidade de Belém, pela BR-316, e ainda encontra-se totalmente no barro, sem qualquer asfalto e sinalização ao longo do trecho. 

Nascida e criada em Chã do Belém, dona Edileuza, de 54 anos, lembra que em dias de chuva o acesso chega a ficar embaixo de lama. "Quando ‘tá’ no inverno aqui, ninguém sai de casa, não. Para ir para igreja, a gente tem que colocar uma bota e ir por meio da lama mesmo. Então, nossa expectativa é a melhor do mundo com essa obra, nossa cidade vai ficar uma das coisas mais lindas do mundo", conta a belenense.

Lado a dado com Belém, a cidade de Taquarana também entra no repertório de municípios contemplados com as ações do Pró-Estrada. De lá, cerca de seis quilômetros de vias urbanas serão pavimentadas e, inclusive, já tiveram seus serviços iniciados durante o primeiro dia das atividades da 9ª edição do Governo Presente.

Entre os moradores, a espera é grande e a expectativa é ainda maior. Da roça para as ruas de Taquarana, o mototaxista Josué da Silva acredita que os serviços vão trazer melhorias não só no seu trabalho, como na qualidade de vida da população como um todo.

"Uns lugares são piores que outros aqui na cidade. Mas os buracos estão por quase todas essas ruas, e como mototaxista os passageiros acabam reclamando muito nos trajetos. Vai ser uma mudança e tanto", explica o mototaxista.

Mais sobre o Pró-Estrada

São quase dois anos, cerca de 70 municípios e sete regiões beneficiadas. É com este saldo positivo que o programa vem elevando o padrão das estradas e vias em todo o Estado. Só no Agreste, além de Belém e Taquarana, outros 12 municípios são contemplados com os serviços de reestruturação.

"Estamos entrando em mais uma etapa do Pró-Estrada. Esse programa fantástico que tem atendido os quatro cantos de Alagoas com obras de melhoria viária. Em termos de rodovia, já estamos chegando a marca de mil dos 1.800 quilômetros da malha estadual reconstruída ou implantada, além de vias urbanas pavimentadas", salienta Mosart Amaral.

Texto de Rafaela Pimentel

seta

Girau do Ponciano ganha construção de acesso ao povoado Canafístula do Cipriano

17/04/2018 15:17

"É um pedacinho do céu que chegou aqui em Canafístula". Com sorriso bem largo no rosto, de conversa fácil e leve, Adalberto Pinheiro olha agora com satisfação para a estrada que dá acesso ao seu povoado, em Girau do Ponciano. O sentimento de orgulho não é por acaso, a via que antes sempre foi no barro deu lugar a mais de 5 quilômetros da construção de uma nova estrada totalmente pavimentada e sinalizada. 

Mas a alegria não é só por conta das melhorias em mobilidade urbana, a leveza do agricultor vem do estilo de vida. Seu lema é um só: valorizar as experiências. Não é à toa que os benefícios já trazem melhorias em diferentes aspectos do seu cotidiano, promovendo mais segurança viária, fluidez nos trajetos, fomenta a economia e o escoamento produtivo, mas, sobretudo, garante mais dignidade e qualidade de vida para a população.

"Costumo dizer que acabei de enricar! Ir por essa estrada e não pegar um milésimo de poeira é bom demais. Já vi virar uns 12, 14 veículos aqui nessa pista, era uma buraqueira danada, prestava não. Todos os dias ando por ela, agora acabou ladeira, acabou buraco, vai ser uma melhoria muito grande mesmo. É alegria no rosto até umas horas", conta o agricultor Adalberto Pinheiro. 

Assim como Adalberto, entre os mais de 40 mil moradores de Girau do Ponciano e mais ainda de Canafístula a sensação é de pertencimento pela entrega da implantação da estrada durante as ações do Governo Presente. Pertencer e integrar o desenvolvimento econômico e social por meio do programa Pró-Estrada já é uma realidade para quase 70 municípios alagoanos, que ganham com mais de 800 quilômetros reestruturação e implantação de novas estradas, além da pavimentação de vidas urbanas.

Desde o início, a ideia tem sido elevar o padrão da malha viária estadual ao mesmo tempo em que proporciona perspectivas de mudanças para a população de todo o Estado, como salienta o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

"O Pró-Estrada é isso, uma verdadeira realização de sonhos. Não é fácil ter que executar várias obras em diferentes pontos de Alagoas e atender as demandas da população, mas não existe satisfação maior do que vir diretamente a estes lugares entregar a obra concluída. Temos cruzado o Estado com este objetivo, levar e ampliar os benefícios de melhoria viária para todos os alagoanos", destaca o secretário.

Texto de Rafaela Pimentel

seta

Prefeitura de Pão de Açúcar divulga lista dos inscritos no Curso de Libras

11/04/2018 08:42

A Secretaria Municipal de Educação (SME) Pão de Açúcar divulgou nesta segunda-feira, 9, a lista dos inscritos que irão participar do Curso de Libras I e II, ofertado gratuitamente pela Prefeitura, por meio da secretaria, com início previsto para o dia 12 de abril de 2018.

Foram 102 inscritos no Curso Básico I, onde apenas os primeiros 40 foram selecionados, de acordo com a sequência de inscrição. Para o Curso Básico II, 29 pessoas se inscreveram. “A procura pelo Básico I foi além das nossas expectativas. Pedimos que os demais inscritos aguardem para caso haja alguma desistência”, orientou Karla Cansanção, secretária de Educação do município.

Resultado

Resultado Curso Básico I - Libras 2018

Resultado Curso Básico II - Libras 2018

Os Cursos

Com duração de cinco meses e uma carga horária de 60 horas (sendo 40h presencial e 20h à distância na plataforma online, o curso será ministrado pela intérprete de libras da secretaria, Thalismanda Rafaela, e terá como objetivo preparar profissionais e pessoas da comunidade para a comunicação com surdos e indivíduos com baixa audição, contribuindo assim com sua inclusão na sociedade.

As aulas serão realizadas na Unidade Municipal de Ensino Bráulio Cavalcante, todas as quintas-feiras, das 18 às 20h, para o Curso Básico I, e das 20 às 22h, para o Curso Básico II.

Para mais informações, a secretaria disponibilizou dois telefones de contato: (82) 98235-6429 ou (82) 99838-1995 (de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h).

seta

Semana Santa dos Milagres terá três dias de festa no feriado da Páscoa

28/03/2018 13:14

Sol, praia, música e muita badalação. Assim será o feriado da Páscoa na praia de São Miguel dos Milagres, em Alagoas. O balneário, que tem sido o destino de muitos famosos no réveillon, também promete ser o eleito durante a Semana Santa de 2018. Pela primeira vez, as duas agências mais queridinhas do Nordeste, a Carvalheira e a Tamo Junto, se uniram para promover um fim de semana inteiro de festa.

Responsáveis por dois dos réveillons mais badalados do país - de Fernando de Noronha e de Milagres, respectivamente -, a Carvalheira e a Tamo Junto prepararam uma programação variada com três dias de agito. O primeiro será na quinta-feira (29) com um sunset no Bar de Praia, encontro que vai reunir e dar as boas vindas ao público na beira mar da praia do Marcineiro. Na Sexta-feira Santa (30), o destino é a “Aleluia”. As atrações são o DJ holandês Bakermat, os DJs paulistas Pontifexx, Ari Bozza e o pernambucano Ralk, que está despontando nas pistas após o sucesso do remix “O Sol”.

O último dia de badalação será no sábado (31) com a já conhecida “Borogodó”. Realizada pela Carvalheira no litoral pernambucano e em Fernando de Noronha, a festa open bar vai ganhar uma edição especial a partir das 15h. A principal atração escalada para festa é o projeto ‘Axé 90°’, que é formado pela união dos cantores Tatau (ex-Araketu), Reinaldinho (ex-Terra Samba) e Ninha (ex-Timbalada) – ícones do axé baiano. Além deles, haverá apresentação da banda Dibôa e dos DJs Felipe Mar e Botelho. Os ingressos para os três dias custam R$600 e estão à venda no site da Ingresse e Eventbrite.

Serviço:

Semana Santa dos Milagres

Dias 29, 30 e 31 de março na praia São Miguel dos Milagres/AL.

Ingressos: R$600, à venda no site da Ingresse e Eventbrite.

Informações: (81) 3081-8130

seta

Quilombolas e assentados do Crédito Fundiário participam de feira agrária

20/03/2018 15:51


 

Pela primeira vez no município de Santana do Mundaú, na Zona da Mata alagoana, será promovida a Feira da Agricultura Familiar Quilombola e do Crédito Fundiário, nos dias 22 e 23 de março. A atividade é organizada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em parceria com a prefeitura municipal e o Instituto Irmãos Quilombolas.

 

As barracas serão instaladas na Rua Silvestre Péricles, em frente à Câmara de Vereadores, e os feirantes comercializarão seus produtos na quinta-feira, das 6 da manhã até às 20 horas, e na sexta-feira das 6 às 14h.

 

Nós do Instituto Irmãos Quilombolas estamos sonhando com a realização dessa feira há muito tempo e agora queremos colocar em prática. Essa feira trará a valorização dos agricultores da terra e eu estou muito feliz”, ressaltou Silvana França, integrante da diretoria.

 

 

Segundo o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, a parceria com as instituições municipais são essenciais para o crescimento do projeto. “A presença do Iteral só fortalece a organização, contribui para o desenvolvimento da agricultura familiar e, ainda, cria um clima de festa na cidade. Outros municípios estão nos procurando para realizar as feiras agrárias do Crédito Fundiário, e já temos outras duas articuladas, em Craíbas e Delmiro Gouveia”, afirmou.

 

Na programação desta edição terá a comercialização de produtos da agricultura familiar, como: macaxeira, feijão verde, inhame, batata doce, frutas, hortaliças, ovos de capoeira, doces caseiros e comidas típicas. Outros atrativos são o artesanato quilombola e apresentações culturais de forró pé de serra, coco de roda, entoada e grupos afroculturais. 

 

“Quem ganha mais não é o que vende caro, e sim, o que vende muito. E é isso que a gente quer. Eu conheço o Iteral há muito tempo e estou encantado com a estrutura e o empenho da equipe nessas feiras agrárias itinerantes. Eu acredito que essa edição em Santana do Mundaú será muito positiva e entrará no calendário oficial”, declarou o vereador Ivan Ferreira do Nascimento.

 

Atualmente, o município possui três comunidades remanescentes de quilombo – Jussarinha, Mariana e Filús; e ainda, cinco unidades produtivas com famílias beneficiadas no Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). 

Texto de Helciane Angélica

seta

Primeira Edição © 2011