Inverno pode aumentar a sensibilidade nos dentes; veja como tratar

Dentista explica as causas da condição e o que fazer para reduzir a sensibilidade nos dentes durante os dias frios do inverno

28/07/2023 13:11

A- A+

Metrópoles

compartilhar:

A sensibilidade nos dentes é um problema bucal comum caracterizado pelo desconforto ao ingerir alimentos e bebidas quentes ou geladas. A condição possui diferentes causas e pode piorar quando a dentição entra em contato com o ar frio. 

A dentista Pamela Perini explica que a sensibilidade nos dentes ocorre quando há exposição da dentina – área que contém pequenos túbulos que levam ao nervo do dente. Ela acontece principalmente devido à perda do esmalte do dente, mas também à retração da gengiva. 

Quando estímulos externos atingem esses túbulos, estimulam as fibras nervosas, provocando dor. Entre os estímulos, estão alimentos quentes, frios, doces e até ácidos. De acordo com a profissional, vários fatores podem contribuir para o aumento da sensibilidade nos dentes. 

Dentre eles, está a redução da produção de saliva, principal barreira de proteção contra a sensibilidade, além do consumo de alimentos ácidos, que contribuem para o desgaste do esmalte dos dentes, expondo a dentina. 

Como lidar com a sensibilidade no inverno?

Para lidar com a sensibilidade nos dentes durante o inverno, é importante adotar algumas medidas de cuidado bucal. A especialista preparou uma lista com 7 cuidados essenciais:

1. Atenção à escova de dentes

Use uma escova de dentes com cerdas macias e evite escovar os dentes com muita força, pois isso pode desgastar o esmalte.

2. Use um creme dental para dentes sensíveis

Utilize um creme dental especificamente formulado para dentes sensíveis, que contém ingredientes como o nitrato de potássio ou o fluoreto de estanho que ajudam a aliviar a sensibilidade nos dentes.

3. Evite alimentos quentes ou gelados

Evite consumir alimentos e bebidas extremamente quentes ou frias. O ideal é consumi-los em temperaturas mais moderadas.

4. Beba água

Mantenha-se hidratado e beba bastante água para estimular a produção de saliva e diminuir as chances de sensibilidade nos dentes.

5. Evite alimentos ácidos

Reduza o consumo de alimentos ácidos, como as frutas cítricas. Mas, se for consumi-los, enxágue a boca com água imediatamente após a ingestão.

6. Utilize produtos com flúor

Considere o uso de um enxaguante bucal com flúor para fortalecer o esmalte dos dentes e assim prevenir a sensibilidade.

7. Consulte sempre um dentista

Não negligencie a visita regular ao dentista. Um profissional de odontologia poderá avaliar o seu caso e sugerir o tratamento mais adequado para resolver o problema.

Primeira Edição © 2011