Como solidez fiscal e apoio de Lula privilegiam estado de Alagoas

26/07/2023 15:05

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Alagoas tem tudo para se destacar com obtenção de recursos federais e de outras fontes – mediante adiantamento de receita, por exemplo – e isso é hoje uma realidade por dois motivos:

1 – A solidez fiscal do Estado, que o credencia a negociar dinheiro novo a taxas atraentes com instituições financeiras;

2 – A antiga amizade entre o senador Renan Calheiros e o presidente Lula (estendida mais recentemente ao senador Renan Filho e ao governador Paulo Dantas), ajuda e muito a facilitar o envio de recursos federais para o Estado.

Um exemplo recentíssimo: o Ministério da Saúde atendeu a pedido feito por Paulo Dantas em novembro passado e já concedeu habilitação para o custeio dos sete novos hospitais alagoanos, além de UPAs, clínicas e maternidades.

Outro exemplo: graças à estabilidade fiscal conquistada com Renan Filho a partir de 2015, Paulo Dantas acaba de viabilizar financiamento de 1 bilhão de reais junto ao Banco do Brasil, a juros baixíssimos, para investir em obras estruturantes. Como foi possível? Com o aval do Tesouro Nacional, após análise em que órgãos federais como Ministério da Fazenda, Tribunal de Contas da União e Secretaria Nacional do Tesouro constataram o sólido equilíbrio fiscal que coloca Alagoas, nesse item, como primeiro do Nordeste e terceiro do Brasil.

Beneficiado por essas duas circunstâncias, parceria com governo Lula e crédito fácil junto às instituições financeiras, Alagoas tem tudo de que precisa para continuar investindo em educação, saúde e segurança pública como nenhum outro estado brasileiro.

E não só: com a presença de Renan Filho no Ministério dos Transportes, o Estado começa a ser contemplado com recursos para melhorar seu sistema rodoviário como nunca antes. Agora mesmo, o ministro RF acaba de anunciar a implantação de um Arco Viário Metropolitano que vai duplicar as rodovias federais de saída e chegada a Maceió, facilitando sobremaneira a circulação de veículos através das BRs que convergem para a capital alagoana e alcançam seu perímetro urbano.

Não dá, obviamente, para detalhar aqui as vantagens e as perspectivas de Alagoas nesses próximos anos, mas já é visível aos olhos de todos a nova realidade que Alagoas vive, com Paulo administrando e Renan Filho atuando no governo federal.

Primeira Edição © 2011