Julho Verde: Saúde realiza mutirão para tratamento de tumores de cabeça e pescoço em Maceió

20/07/2023 08:53

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Dando continuidade às ações do Julho Verde - mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, a Gerência de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Maceió realizou mais um dia de mutirão, nesta quarta-feira (19), no PAM Salgadinho, situado no bairro Poço.

A ação atendeu usuários de diversas unidades de saúde, ao intensificar os serviços, a fim de diagnosticar e tratar suspeitas de câncer. Além da parceria da unidade de média complexidade, a iniciativa contou com o apoio do Centro Universitário Cesmac.

Usuários de diversas unidades de saúde, que participaram previamente de palestras e triagem  com dentistas e estomatologistas, foram encaminhados para o mutirão com o intuito de confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado para tumores localizados na região da boca e do pescoço.

A médica estomatologista, Sônia Ferreira, está conduzindo os procedimentos e alerta sobre a importância da campanha e suas dificuldades.

“Embora seja um momento de conscientização, essa campanha tem uma demanda reprimida. Estamos com dificuldade de ter acesso a pacientes. Queremos informar que existe um percentual muito grande  de câncer de boca, um dos cânceres mais comuns da cabeça e pescoço. As pessoas devem procurar atendimento, quanto antes, melhor. Com o diagnóstico precoce, o tratamento é mais rápido e as chances de cura aumentam”, informa.

O mutirão no PAM Salgadinho iniciou a intensificação dos atendimentos no dia 17 de julho, com a continuação das atividades nesta quarta-feira (19), seguindo até a próxima quinta-feira (20).

A ação foi resultado de demanda espontânea de usuários que já realizavam tratamento e de pessoas encaminhadas durante a campanha no início do mês de julho deste ano.  As atividades foram intensificadas de modo a atender, mobilizar e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e gerar visibilidade sobre a doença que ainda é pouco conhecida pela população.

Usuários buscam tratamento

João da Silva tem 73 anos de idade. Ele é de Pindorama, Coruripe, e foi encaminhado para o PAM Salgadinho. Após descobrir uma ferida na língua, há seis meses, através de uma consulta com o dentista, foi feita a triagem e exames para detectar se o tumor era benigno. Ao confirmar o diagnóstico, realizou cirurgia e não foi necessário passar por quimioterapia. O usuário segue sendo acompanhado pelos profissionais em Maceió.

“Graças a Deus descobri cedo o que era, não era apenas uma ferida e sim algo mais sério, daí pude me tratar e hoje estou bem. É muito importante ser diagnosticado cedo, porque melhora as chances de cura e ajuda no tratamento”, enfatizou o usuário.

Maria Ferrade, que reside no Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária, foi ao PAM Salgadinho procurar atendimento para tratar um tumor interno, próximo ao lábio inferior.  Realizou  triagem, exames e um procedimento na boca e continuará em observação. O tumor é benigno e passará por cirurgia. Ela também não vai precisar de quimioterapia, no entanto ficará entre seis meses a um ano em tratamento.

“Devemos nos cuidar. Eu passei um tempo sem procurar ajuda médica e estou há cerca de oito anos sem ir ao dentista e, com esse problema na boca, mas agora estou procurando o tratamento necessário. Essas ações têm proporcionado conscientização e levado saúde, além de ser bem humanizado o atendimento”, destacou a usuária.

Primeira Edição © 2011