Saiba como escovar os dentes está ligado à saúde do corpo inteiro

Manter uma boa limpeza dos dentes não é apenas uma preocupação estética, mas também garante a saúde do organismo e evita doenças graves

19/07/2023 10:03

A- A+

Metrópoles

compartilhar:

 

Foto mostra um homem e uma adolescente em um banheiro. Eles escovam os dentes juntos - Metrópoles

Getty Images

A importância de escovar os dentes todos os dias vai muito além da estética ou da saúde local da boca. Manter a boa limpeza da região é essencial para o bem estar do corpo como um todo.

As evidências científicas apontam que não ter uma boa frequência de escovação pode levar a um maior risco de várias condições, como pressão alta, doenças pulmonares e demências.

“A boca é uma porta de entrada para o organismo, sendo um acesso tanto para o sistema digestivo quanto para o respiratório. Por isso, é importante evitar a formação de doenças como cáries e gengivites para proteger o corpo como um todo das infecções”, explica a dentista Gabriella de Castro Quirino, especialista em Prótese Dentária e reabilitação oral e professora da faculdade Aria, em Brasília.

Foto mostra uma dentista atendendo um homem vestido com um avental e sentado em uma cadeira de dentista - Metrópoles

bluecinema/Getty Images

É preciso visitar regularmente o dentista para evitar complicações

Estudos recentes corroboram com a importância do hábito. Um artigo publicado em 4 de julho no Journal of Advanced Nursing mostrou que não ter uma correta higiene bucal na velhice aumenta as chances de ter declínio cognitivo com a idade.

Um outro levantamento, publicado no Journal of Clinical Hypertension em junho de 2022, revisou oito análises feitas com 274 mil pessoas e descobriu que não fazer a limpeza dos dentes aumenta o risco de ter pressão alta em até 84%.

“Muitas pessoas adiam os tratamentos dentários, demoram a fazer as limpezas, como se fosse algo puramente estético. A prevenção, porém, é essencial: quanto mais cedo o indivíduo for ao dentista, mais rápido os problemas podem ser identificados e os quadros muito graves, evitados”, diz a dentista.

Para incentivar ainda mais o cuidado com a saúde bucal, é importante entender como não ter a limpeza dos dentes na rotina diária pode influenciar na formação de doenças em diversas partes do corpo, segundo Gabriella. Confira:

Doenças respiratórias

A boca está ligada diretamente ao sistema respiratório e as bactérias que circulam quando não há uma higiene correta podem acabar se alocando no pulmão.

“Se a pessoa estiver em um estágio avançado de infecção na boca e não estiver se tratando, é possível que essas bactérias desçam pela garganta, criando inflamações por ali, e cheguem até o pulmão, onde podem causar uma pneumonia”, alerta Gabriella.

Doenças do coração

“A gengivite está muito vinculada a doenças cardiovasculares. As bactérias formando a inflamação na boca podem facilmente cair na corrente sanguínea e, se não forem tratadas, podem gerar uma série de infecções pelo corpo. Se a pessoa estiver com a imunidade baixa, esta infecção pode chegar no coração e prejudicar o funcionamento do órgão”, ensina a dentista.

Câncer de boca

A infecção constante da boca, especialmente das regiões ao redor dos dentes, também pode ativar processos de formação de tumor que levam ao câncer de boca. Embora ele seja mais comum entre fumantes, a falta de higiene bucal é um dos fatores de risco para seu desenvolvimento.

Parto prematuro

Gabriella afirma que mulheres grávidas podem até passar por partos prematuros caso infecções causadas por gengivites e cáries se espalhem pelo corpo.

“Processos infecciosos afetam especialmente a gestação e a formação fetal, podendo levar até a um parto prematuro caso a infecção saia de controle”, aponta a dentista.

Como manter os dentes limpos?

A prevenção contra estes quadros é feita com uma correta higiene bucal. Entre os conselhos dados pela dentista estão escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental ao menos uma vez por dia.

“O mais importante é fazer a limpeza antes de dormir. Durante o sono, a gente produz menos saliva e damos maior tempo das bactérias que estão na boca se reproduzirem e atuarem”, finaliza.

Primeira Edição © 2011