Saúde inicia distribuição dos kits calamidade para municípios

17/07/2023 14:44

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciou nesta segunda-feira (17) a entrega dos kits calamidade, envidados pelo Ministério da Saúde (MS) para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que afetaram Alagoas no começo deste mês.  Serão beneficiados os municípios de São Miguel dos Campos, Murici, Cajueiro, Joaquim Gomes, Atalaia, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos e Jacuípe, que preencheram o Formulário de Informações de Desastre, por meio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Os kits calamidade, distribuídos por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), são compostos por medicamentos como antiinflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de insumos como luvas e seringas. “Nossa equipe técnica de logística trabalhou para deixar todos os kits devidamente organizados e os secretários municipais de saúde foram informados que, a partir desta segunda-feira, poderiam vir ao Ceaf para retirá-los e encaminhá-los para utilização em suas cidades, visando atender a população atingida pelas enchentes e alagamentos”, salientou a gerente de Assistência Farmacêutica da Sesau, Gabriela Souto Maior.

A farmacêutica da Ceaf, Leyla Patrícia, reforçou que os kits calamidade foram disponibilizados conforme dados repassados pela Defesa Civil e, por isso, o quantitativo de medicamentos e insumos disponibilizados é proporcional ao contingente de pessoas afetadas em cada um dos municípios. “É essencial que as cidades que possuem pessoas afetadas pelas chuvas entrem em contato com a Defesa Civil, onde será feita uma avaliação técnica da situação e posterior contato com o Ministério da Saúde, que enviará o auxílio necessário”, destacou.

Cajueiro

O município de Cajueiro, no vale do Paraíba, foi o primeiro dos oito contemplados a receber o kit. Para a secretária de saúde do município, Gabriella Amaral, o envio dos medicamentos e insumos é importante, pois ajuda os gestores na mitigação da crise. “A gestão municipal de Cajueiro está empenhada em prestar assistência a todos os que estão sofrendo por essa situação. Com a ajuda do governo estadual e federal estamos conseguindo atender a todos nesse momento desafiador”, declarou.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que, mais uma vez, o Governo Federal demonstra um olhar sensível às necessidades do povo alagoano. “O envio dos kits calamidade para Alagoas comprova a sensibilidade de um governo socialmente responsável com a população. Nós, que fazemos o Governo do Estado, estamos trabalhando de mãos dadas com o Governo Federal para minimizar o sofrimento dos alagoanos afetados pelas fortes chuvas, evitando que sofram severamente e tenham sua saúde comprometida”, enfatizou.

Primeira Edição © 2011