Prazo para inscrições no edital do Registro do Patrimônio Vivo se encerra no dia 23 de julho

17/07/2023 14:50

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O prazo está se encerrando para os interessados em se inscrever no edital do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas. O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), lançou edital em busca de novos mestres da cultura popular alagoana para preencher três vagas deixadas pelos saudosos mestres José Laurentino Silirio (Mestre de Guerreiro), Nelson da Rabeca (Mestre Músico e Artesão) e Mestra Maria José dos Santos (Mestra de Baianas das Barreiras de Coruripe), falecidos no ano passado. Os candidatos têm até o dia 23 de julho para se inscreverem.

Para participar do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas é necessário atender a alguns requisitos, como ser brasileiro e residir no estado há mais de 20 anos. Além disso, os candidatos devem ter participação comprovada em atividades culturais ao longo desse período e estar aptos a compartilhar seus conhecimentos e técnicas com a sociedade, tanto presencialmente quanto por meio dos meios de comunicação.

Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário disponível no portal da Secult e entregando-o no setor de Protocolo da secretaria, localizado na praça Marechal Floriano Peixoto (praça dos Martírios), Centro de Maceió. Também é possível enviar a inscrição pelo correio ou realizá-la online através do site cuca.al.gov.br. O edital completo, assim como a lista de documentos necessários, está disponível no site www.cultura.al.gov.br.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a relevância do edital e a importância de reconhecer e valorizar os mestres e mestras. "Com essa iniciativa, buscamos reconhecer e valorizar os mestres e mestras que possuem conhecimentos e técnicas fundamentais para a preservação dos aspectos da cultura tradicional ou popular de Alagoas. Essa é uma oportunidade dessas pessoas transmitirem os saberes à sociedade, preservando nossa identidade cultural.", destacou a secretária.

Uma comissão especial, composta por especialistas renomados na área cultural, será responsável por analisar e avaliar os candidatos, seguindo os critérios estabelecidos no edital. Os selecionados terão direito a uma bolsa de incentivo mensal no valor de 1,5 salário mínimo, conforme estipulado pela Lei Estadual 7.172/2010.

Essa iniciativa faz parte do Programa de Concessão de Bolsas para Mestres da Cultura, que está incluído no orçamento do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais de Alagoas, demonstrando o compromisso do governo em preservar e fortalecer a cultura popular do estado.

Primeira Edição © 2011