Alongamento de unhas: saiba por que é perigoso adiar a manutenção

Na tentativa de economizar dinheiro, algumas usuárias acabam adiando a manutenção do alongamento de unhas e ficam expostas a infecções

23/06/2023 09:21

A- A+

Metrópoles

compartilhar:

alongamento de unhas é um procedimento estético considerado relativamente seguro, mas requer alguns cuidados. Na tentativa de economizar dinheiro, algumas usuárias acabam postergando a manutenção, ficando vulneráveis a infecções por fungos e bactérias.

“Quanto mais tempo a pessoa demora para fazer a manutenção do alongamento de unhas, maior é o risco de infecção porque a unha debaixo acaba sendo exposta a tudo sem a limpeza adequada”, afirma o dermatologista André Moreira, da ADA Clínica.

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que a manutenção do alongamento de unhas seja feita a cada duas semanas ou, no máximo, 21 dias.

À medida que o tempo passa e a unha natural cresce, ela empurra o alongamento tornando o ambiente mais propício para a entrada e proliferação de fungos e bactérias que podem se alojar sob o leito ungueal (a camada entre o dedo e a unha) ou entre o gel e a unha.

O problema também pode ser resultado do contato frequente das mãos com a água ou produtos químicos que não são retirados adequadamente. Como resultado, pode ocorrer a mudança da coloração natural das unhas, que também podem ficar fracas e fofas.

“Quando se passa muito tempo sem fazer manutenção pode ocorrer infiltração e outros problemas que levam à infecção, piora ou até doença da unha que está embaixo”, explica o dermatologista.

A manutenção do alongamento de unhas deve ser feita a cada duas a 3 semanas

Tratamento

O tratamento depende da causa da lesão, podendo ser feito com antifúngico ou antibiótico nos casos de infecção por fungos ou bactérias, respectivamente. Quando ocorre trauma químico, os usuários devem evitar se expor novamente aos produtos químicos. Em alguns casos, a única solução pode ser remover a unha e esperar meses até que ela cresça novamente.

Como preservar a unha de acrigel?

Para preservar a saúde das unhas de acrigel no período de até três semanas, as pessoas devem usar luvas durante a realização de afazeres domésticos. O objetivo é evitar o contato com produtos químicos.

As mulheres que possuem unhas postiças também não devem lixá-las em casa ou usar acetona para remover o esmalte, devendo dar preferência a removedores específicos.

Primeira Edição © 2011