SMS faz testagem rápida de Hepatite C em instituição

22/06/2023 13:48

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta quinta-feira (22), uma ação de busca ativa sobre a Hepatite C, no Centro de Recuperação Villa Serenidade, localizado no bairro Santa Amélia. O trabalho foi realizado pela equipe da Gerência de Prevenção e Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis HIV/Aids e Hepatites Virais.

Considerando que julho é o mês de prevenção de hepatites, a equipe tem realizado durante todo o mês que antecede a campanha a busca ativa de pessoas infectadas com o vírus da hepatite, dando prioridade a pessoas acima de 40 anos, população em vulnerabilidade acrescida e com maior exposição ao álcool e outras drogas. 

A assistente social da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais, Teresa Carvalho, é responsável técnica da área da prevenção e falou sobre a importância da realização deste trabalho. 

“Realizações extramuros são fundamentais para ampliar o acesso da população aos testes rápidos, ao diagnóstico precoce, uma vez que nem todas as pessoas têm condições de ir até a unidade básica de saúde. Então fazer atividades extramuros e onde a população mais precisa é uma responsabilidade da saúde pública para reduzir o adoecimento da população. Essa é uma forma de prevenir com mais eficácia, dando a oportunidade de acesso às pessoas aos insumos e tecnologias que a saúde disponibiliza”, explicou. 

A realização da testagem para hepatite desempenha um papel fundamental na identificação precoce, prevenção da transmissão, tratamento adequado e monitoramento da doença, além de promover a conscientização e educação sobre o agravo, medidas essenciais para reduzir a carga da doença e melhorar a saúde da população.

Primeira Edição © 2011