Inverno começa nesta quarta-feira; veja como será a nova estação em Alagoas

Previsão é de chuvas até pelo menos o início de agosto e tempo seco após o fim da quadra chuvosa.

21/06/2023 13:02

A- A+

G1 Al

compartilhar:

O inverno começa oficialmente no Hemisfério Sul nesta quarta-feira (21), às 11h57 (horário de Brasília). A estação reserva para Alagoas chuvas até pelo menos o início de agosto e tempo seco no período pós-chuva devido ao El Niño, fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas.

O meteorologista Vinicius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), afirma que o período do ano em que as chuvas ficam mais intensas em Alagoas, conhecido como quadra chuvosa, vai até agosto, por isso são esperadas chuvas no início do inverno no estado.

"É importante que a gente ressalte que, pelo menos até o início de agosto, nós ainda estamos dentro da nossa quadra chuvosa. Então a gente ainda tem expectativa de alguns eventos de chuva. Mesmo que sejam chuvas um pouco abaixo da normalidade, a gente ainda vai ter alguns eventos de chuva Depois de agosto, sim, que o tempo deve ficar bem mais seco em todo de Alagoas e em todo o Nordeste brasileiro e essa é uma tendência que deve permanecer para o ano de 2024", afirma.

 

Vinicius Pinho explica como o El Niño deve impactar as diferentes regiões do Brasil.

"A previsão para esse inverno, com essa intensificação do El Niño, a nossa expectativa é de uma diminuição significativa no volume de chuvas em todo o Nordeste brasileiro. O El Niño tem por característica diminuir as chuvas do Nordeste do Brasil e aumentar o volume de chuvas no Sul do país. Então, normalmente em anos de El Niño nós temos cheias no Sul do país e secas mais intensas no Nordeste", afirma.

Em Alagoas, a tendência é que o El Niño reduza os volumes de chuvas após a quadra chuvosa e consequentemente, provoque seca intensa.

"Como esse El Niño tende a ser bastante intenso, a nossa expectativa é que principalmente o pós-período chuvoso seja muito seco em Alagoas. A expectativa é que para o final do ano a gente já comece a ter uma seca mais severa em todo o Nordeste, incluindo o estado de Alagoas", disse Pinho.

Em relação à temperatura no inverno, Vinicius Pinho afirma que são esperadas temperaturas acima da média para o inverno.

"Em anos de El Niño, tem mais chuva e maior incidência de radiação solar e, consequentemente, temperaturas um pouco mais elevadas. Não vai fazer um calorão porque a gente está no inverno, mas as temperaturas devem ser um pouquinho acima da normalidade em todo o estado", disse Vinicius Pinho.

Previsão para o 1º dia do inverno em Alagoas

 

Na capital, a previsão para este primeiro dia da nova estação é de chuva intercalada com tempo seco de manhã e à tarde. Durante a noite deve ter chuva em pontos isolados da cidade. A temperatura deve variar entre 23ºC e 28ºC.

No interior de Alagoas, o tempo deve se manter nublado com possibilidade de chuva passageira. A temperatura deve se manter amena ao longo do dia no interior.

Primeira Edição © 2011