São João Massayó: postos médicos já realizaram 84 atendimentos

Público conta postos equipados e abastecidos, equipes multiprofissionais e ambulância em todos os polos do evento

20/06/2023 15:30

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Além de muita música boa e alegria, o São João Massayó 2023 proporciona cuidado e assistência para quem participa dos festejos juninos. Isso porque a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) está disponibilizando serviços à população durante o evento. Os festejos contam com postos médicos em todos os polos da festa instalados nos bairros da capital, com atendimentos de urgência para estabilizar o cidadão, e, em caso de intercorrências, encaminhar para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima do bairro.

O serviço conta com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de ambulâncias para o caso de precisar transferir algum paciente para uma unidade de saúde que disponibilize serviços mais complexos. As equipes são formadas por profissionais que atuam no Saúde da Gente, Corujão da Saúde e Unidades Básicas de Saúde.

“É importante que a população saiba que a Saúde de Maceió também está presente no São João disponibilizando assistência, caso alguém passe mal e necessite de cuidados médicos. Nos postos médicos, temos medicações e uma equipe multiprofissional, que faz avaliação, aferição da pressão arterial, verificação da glicose para, conforme o caso, atender ou fazer os encaminhamentos necessários ao bem-estar dos cidadãos”, destaca a secretária-adjunta de Gestão em Saúde da SMS, Roberta Borges.

Até o momento, 84 ocorrências foram registradas nos polos Jacarecica, Graciliano Ramos e Jacintinho. Dessas, 10 pacientes foram transferidos para a UPA mais próxima. 

Além dos serviços de saúde, população conta orientações e prevenção nos polos juninos. Fotos: Victor Vercant e Jonathan Lins/Secom Maceió

Os postos médicos estão funcionando nos locais do evento desde o horário da chegada do público até o encerramento das apresentações. Na próxima quinta-feira (22), o polo Jaraguá abrirá os festejos com o Massayó Gospel, onde também haverá posto médico e ambulância disponíveis ao público.

Prevenção

Atividades de cunho educativo, sobre prevenção de doenças e cuidados com a saúde, também estão sendo desenvolvidas junto ao público durante o evento. Serão distribuídos folhetos educativos com informações sobre doenças, formas de prevenção e a busca de atendimento na rede de saúde.

Primeira Edição © 2011