SMS participa do Circuito de Saúde Sest Senat

19/06/2023 15:54

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou na manhã desta segunda-feira (19), pela segunda vez consecutiva, do projeto Circuito de Saúde Sest Senat, que acontece anualmente e promove ações de saúde para caminhoneiros e portuários no Porto de Maceió, em Jaraguá. 

As atividades de prevenção oferecidas pelo órgão foram coordenadas e executadas por equipes da Gerência de Prevenção e Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis HIV/Aids e Hepatites Virais e pelo Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem, além do apoio da Gerência de Imunização.

A equipe da saúde municipal realizou testes rápidos nos trabalhadores para detectar HIV/Aids, sífilis e hepatites B e  C, além de fazer a distribuição de preservativos. Também foram dadas orientações de combate às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) com acompanhamento da psicóloga Mariana Tavares e da assistente social Teresa Carvalho. Na ocasião, foram oferecidas informações sobre contágio, encaminhamentos e tratamentos para estas doenças, com o foco em diagnóstico precoce e prevenção da saúde do trabalhador.

Entre os serviços ofertados, foram disponibilizados ainda vacinação contra Covid-19, Influenza e vacinas antitetânica e contra a hepatite B. Com o intuito de imunizar esse público, os profissionais orientaram sobre a importância dos imunizantes diante das atividade laborais exercidas.

Segundo a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem, Camila Calaça, essas ações são um incentivo aos profissionais e colaboram para a prevenção de doenças, além de mobilizar o público masculino a cuidar da saúde.

“Com essa iniciativa conseguimos conscientizar o público sobre a importância do cuidado com a saúde do homem no geral, visando quebrar estigmas e aumentar a procura nas unidades de saúde, de forma preventiva e não apenas curativa.  Os homens muitas vezes possuem resistência de procurar atendimento médico, seja pelo cotidiano corrido no trabalho, ou outras questões, então, ao mobilizar essas ações, provocamos um olhar crítico e de autocuidado”, destaca.

Além do público-alvo, todo colaborador do Porto de Maceió, em Jaraguá, teve acesso para participar das ações de promoção à saúde do Circuito de Saúde Sest Senat. 

Primeira Edição © 2011