Presidente da AMA participa de reunião com Lula

Encontro com Confederação Nacional dos Municípios abre diálogo para soluções conjuntas e busca por recursos

15/06/2023 10:34

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Empenhado em fortalecer a parceria entre o Governo Federal e os municípios brasileiros, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou reunião, nesta quarta-feira (14/6), com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e presidentes de Entidades Municipalistas, entre elas o presidente da AMA, Hugo Wanderley. Também de Alagoas, participou a prefeita Rosiana Beltrão que é vice presidente da Confederação. O encontro marcou um importante passo na composição de uma relação mais próxima entre União e prefeituras.

Lula explicou que aprendeu, em seu primeiro mandato, que não é possível fazer políticas públicas sem realizar parcerias com os municípios. O presidente ressaltou a importância de os gestores terem dinheiro para que o povo veja que eles estão cumprindo o que prometeram.

“A casa está aberta, mais uma vez. Teremos uma sala de prefeitos no Governo Federal novamente. Não acredito que seja possível alguém governar o país corretamente sem levar em conta a importância dos municípios, porque é lá que as coisas acontecem”, argumentou.

O presidente Hugo Wanderley disse que o Planalto volta a ter uma relação mais estreita com os municípios que são a base da Nação e parabenizou o presidente Lula por abrir as portas e receber os municipalistas para conhecer as pautas importantes que estão tramitando no Congresso.

O presidente da CNM, Paulo Roberto Ziulkoski, expôs as principais demandas dos municípios, entre elas a falta de investimentos em infraestrutura, educação e saúde. Ziulkoski abriu diálogo para debater a distribuição de recursos federais, bem como a criação de programas e políticas públicas sociais voltadas para fortalecer as prefeituras.

“Queremos construir com o governo e, às vezes, a forma que temos de contribuir é mostrando a realidade, especialmente de quem está na ponta, que são os municípios”, ressaltou.

Entre as pautas prioritárias, teve destaque o piso de enfermagem e redução de alíquota de contribuição previdenciária para os Municípios (PL 334/2023), aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

Ziulkoski ainda ressaltou a importância de os gestores municipais buscarem os parlamentares de seus estados, para que assinem a proposta da CNM de Emenda à Constituição (PEC 6/2019) para que a reforma da Previdência Social seja aplicada, automaticamente, aos municípios.

Primeira Edição © 2011