Junho Roxo: mês conscientiza sobre o lipedema

15/06/2023 17:41

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Segundo um estudo realizado no Departamento de Cirurgia Vascular do Instituto Amato, no Brasil, 8,8 milhões de mulheres adultas brasileiras entre 18 e 69 anos podem ser portadoras dos sintomas sugestivos do diagnóstico de lipedema, ou seja, a prevalência do lipedema na população de mulheres brasileiras é de 12,3%.

Caracterizada pelo acúmulo de gordura nos braços, coxas e pernas, além do surgimento de equimose (roxinhos) nas áreas afetadas, sensibilidade e dor ao toque, sensação de peso, cansaço nas pernas e fadiga, essa doença pode ser confundida com obesidade e tem causas genéticas, podendo ser desencadeada por influências externas, como má alimentação, falta de atividade física e até mesmo por questões hormonais. 

De acordo com a cirurgiã vascular Dra. Mary Falcão, as queixas mais comuns são relacionadas às pernas com tamanhos desproporcionais ao corpo, à gordura que se acumula apenas abaixo da cintura, à questão da gordura localizada no joelho e também à dor que elas sentem ao apertar a perna. 

Essa gordura localizada pode levar a uma inflamação dos tecidos, o que acarreta uma dificuldade da circulação local. Alguns procedimentos ajudam a eliminar células de gordura que estão em excesso e, dessa forma, ao ser retirada essa sobrecarga do sistema linfático, o paciente passa a ter uma diminuição dos sintomas. 

“Apesar de não ter cura, a paciente necessita de acompanhamento e tratamento para evitar as complicações da doença. Aproximadamente 70% dos casos estão associados às varizes também. Por isso é necessário buscar um profissional que ajude a diagnosticar precocemente a doença para que o tratamento seja iniciado o quando antes”, explica a especialista. 

Algumas recomendações para auxiliar na melhora dos sintomas são mudanças no estilo de vida, que incluem, mudanças na alimentação, prática de atividade física, inclusão de drenagens linfáticas no dia a dia, uso de meias compressivas e interrupção de tratamentos hormonais.

Cirurgiã vascular Mary Falcão | @dramaryfalcao
Médica Especialista em Cirurgia Vascular e Angiologia 
Formada pela Universidade Federal de Alagoas – AL
Especialista em tratamentos modernos de varizes e vasinhos
Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes e na Universidade Federal de Alagoas
Residência médica em Cirurgia Vascular pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip) – Recife
Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

Primeira Edição © 2011