Pessoa Idosa: Secdef lança campanha contra violência

12/06/2023 14:32

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), vai lançar a campanha Junho Violeta de combate à violência contra a Pessoa Idosa. O mote da iniciativa para este ano é Proteção, Respeito e Dignidade São Direitos da Pessoa Idosa.

De acordo com dados do programa Pessoa Idosa Protegida, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Alagoas registrou, em 2022, 368 denúncias de violação dos direitos dos cidadãos com mais de 60 anos de idade. A Comissão Especial da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB/AL) contabilizou 34 pessoas idosas mortas violentamente no estado.

A agenda da secretaria para o mês de junho prevê reuniões com as instituições e os órgãos estaduais e municipais que têm transversalidade com a temática para apresentar o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa em Alagoas. O documento será lançado no próximo dia 15, Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, e servirá para nortear as ações locais no combate à prática criminosa.

“O intuito da campanha é conscientizar a população sobre os tipos de violência que são cometidos contra as pessoas idosas. Muita gente não sabe, por exemplo, que fazer uso indevido dos recursos financeiros de uma pessoa idosa, principalmente sem que haja o consentimento dela, é violentá-la. Que negligenciar os cuidados básicos para mantê-la bem e saudável também configura violência”, afirma a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues.

Também faz parte da agenda da Secdef para o Junho Violeta a inauguração do Centro de Direitos da Pessoa Idosa, um espaço que vai ofertar atendimento multidisciplinar na mediação, na orientação e nos encaminhamentos das demandas dos alagoanos com mais de 60 anos de idade para as redes de atendimento existentes no estado. Mais informações sobre o funcionamento do Centro serão divulgadas em breve.

“Uma das atribuições da Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência é defender e fazer valer os direitos da Pessoa Idosa, promovendo políticas públicas que garantam dignidade no envelhecimento da população alagoana. E é isso que nós vamos fazer”, garante Aline Rodrigues. 

Primeira Edição © 2011