Prefeitura homenageia catadores de recicláveis

Cooperativas parceiras atendem mais de 16 mil residências

07/06/2023 15:44

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Neste dia 7 de junho é comemorado o Dia Nacional dos Catadores de Recicláveis, profissionais que muitas vezes são invisíveis para a sociedade, mas que fazem um trabalho que pode ser visto por todos. Afinal, em Maceió, os mais de 160 colaboradores envolvidos neste trabalho recolheram, de janeiro até o fim do mês de maio, cerca de 600 toneladas de recicláveis nos bairros atendidos pela coleta seletiva porta a porta.

Para atingir esse número, as cooperativas atendem mais de 16 mil residências da capital. A previsão, ainda para este ano, é que esse número seja triplicado, atingindo as 50 mil residências e beneficiando mais de 200 mil maceioeneses. Ademais, os trabalhadores fazem o recolhimento nos 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelas principais vias e espaços públicos de Maceió.

A categoria, como um todo, é historicamente excluída da sociedade, e muitos profissionais, infelizmente, ainda sobrevivem de forma precária coletando materiais nas ruas – uma triste realidade. No entanto, em Maceió, a Prefeitura tem cinco cooperativas como parceiras, ampliando a luta da categoria por dignidade, garantindo alimentação, moradia e condições mínimas de qualidade de vida para mais de 160 famílias envolvidas.

Patrícia Ramos, cooperada há 9 anos, se diz orgulhosa pela profissão e relata a importância do serviço realizado por eles para a cidade.

"Tenho orgulho de fazer parte desse lindo trabalho. A coleta seletiva traz qualidade de vida para a população, pois passamos pelos bairros e deixamos as ruas mais limpas e diminuímos a quantidade de material que vai para o aterro sanitário, aumentando a vida útil dele", afirmou.

Ampliação

Atualmente atendendo 16 mil residências da capital, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), planeja ampliar a coleta seletiva porta a porta, aumentando o número de cooperativas parceiras, além da quantidade de catadores que atua em cada uma. A meta é ir para 50 mil residências, atingindo cerca de 200 mil maceioenses.

Ao lado de Patrícia Ramos, a primeira integrante de cooperativa a ter uma biografia contando sua história, o diretor-presidente da ALURB, Moacir Teófilo, reafirma o compromisso do órgão com a coleta seletiva.

"O trabalho realizado por essas guerreiras é extremamente significativo para nós e para a cidade. Por isso, todo o apoio necessário para que executem esse serviço com excelência será dado pela Autarquia. Este ano iremos dar um passo importante para que a coleta seletiva seja ainda mais efetiva na capital", disse.

"A parceria que temos com a Prefeitura faz a nossa vida ser melhor, pois garantimos renda honesta e os direitos dos trabalhadores, que era tudo que queríamos. Agora teremos um salário digno para a categoria", concluiu Patrícia.

Comemoração

Na manhã desta quarta-feira (7), algumas representantes das cooperativas Coopvila, Cooplum, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes compareceram para um café na sede da ALURB, em Jaraguá. Na ocasião, as cooperadas receberam kits da campanha "Somos Meio Ambiente", realizada este mês pela Prefeitura, além de discutir a respeito do plano de trabalho para as cooperativas.

Reunião serviu para comemora a data de hoje e discutir diversas pautas. Foto: Ascom ALURB

Reunião serviu para comemora a data de hoje e discutir diversas pautas. Foto: Ascom ALURB

Outra pauta discutida durante o encontro foi a programação da campanha "Coleta Seletiva é Massa", que fez bastante sucesso na última edição do São João Massayó e retorna este ano, nos polos do Benedito Bentes e Jaraguá. Nos dias de shows, cerca de 30 cooperados estarão realizando a coleta de materiais como garrafas PET, latinhas, papelão e plásticos em geral, mantendo o ambiente da festa limpo e organizado para quem frequentá-lo.

"Essa interação, conexão entre nós é muito importante. Nossa cidade só tem a ganhar. Outra vez a atuação das cooperativas vai marcar o São João de Maceió. Ano passado tivemos números expressivos neste serviço, tanto para o evento, quanto para a geração de renda aos envolvidos", completou Teófilo.

Primeira Edição © 2011