Maceió se consolida como a "melhor capital"

Reconhecimento foi dado pelo Ministério da Saúde

06/06/2023 14:18

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Saúde de Maceió segue se consolidando como uma das melhores do Brasil. A prova do bom trabalho desempenhado pela Atenção Primária da capital é a premiação concedida pelo Ministério da Saúde por meio do programa Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária. O reconhecimento levou em conta os bons indicadores da Saúde de Maceió.

Um dos avanços alcançados e que permitiram esse bom desempenho foi o credenciamento de novas equipes de Atenção Primária [eAPs] que faz a capital saltar de 27% para 52% de cobertura. Esse resultado faz Maceió ficar em primeiro lugar na qualidade da Atenção Primária à Saúde no Nordeste e 4º lugar no país. O objetivo é que até o final do ano, Maceió alcance 70% de cobertura.

A informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a inserção de instrumentos tecnológicos, como tablets e aplicativo com painel de monitoramento que têm estimulado a observação mais atenta dos componentes do financiamento da APS por parte das equipes de saúde são alguns dos instrumentos que possibilitaram Maceió chegar nesse patamar.

O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, destaca que o reconhecimento reflete o esforço da Prefeitura de Maceió em colocar em prática as ações necessárias para ampliar a assistência em saúde no Município, aproximando os serviços da população maceioense.

“Programas como o Corujão da Saúde, Saúde da Gente e Brota na Grota, que ultrapassaram 550 mil atendimentos, são responsáveis pela melhoria da saúde da capital e reconhecimento do Ministério da Saúde, com o 1º lugar na qualidade da Atenção Primária à Saúde no Nordeste e 4º lugar no país”, comemora.

Indicadores

Maceió está na 1ª colocação no Programa entre as capitais do Nordeste e o 2º lugar no Brasil, ficando a frente de capitais como Curitiba (Paraná), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Brasília (Distrito Federal), com a média de 7,53. Maceió obteve como o indicador sintético final (ISF) > 9, e foi referência nacional dentre os municípios de Alagoas de porte capital.

Primeira Edição © 2011