Investimento em novas tecnologias potencializa serviços

Número de entulhos retirados de galerias aumentou em cinco vezes

13/05/2023 11:54

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A manutenção e o trabalho preventivo no sistema da rede de drenagem são essenciais para que a população enfrente cada vez menos problemas de acúmulo de água nos períodos chuvosos. Foi pensando nisso, que a Prefeitura de Maceió passou a investir em novas tecnologias, a exemplo de robôs de vídeo inspeção e caminhões de hidrojato, que intensificaram os serviços de recuperação e desobstrução das tubulações de drenagem.

De dois caminhões de hidrojateamento, responsáveis pela limpeza e desobstrução das galerias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) passou a contar com sete caminhões. São 21 trabalhadores atuando nos serviços de manutenção de drenagem, de domingo a domingo, das 06 às 18h.

Todo este investimento resultou em um aumento de cinco vezes no número de entulhos retirados mensalmente, de dentro das galerias pela equipe técnica da Seminfra. Em junho de 2022, quando apenas dois caminhões atuavam nas ruas, foram retiradas pouco mais de 24 toneladas de entulho. Já no mês de julho de 2022, com os novos investimentos, este número passou para 121 toneladas. Comparada ao mês de fevereiro, onde houve a maior retirada de entulhos, com 495 toneladas, houve um aumento de até 20 vezes na quantidade de lixo retirado das galerias.

Ao longo de todo o ano de 2022, 1231 toneladas de lixo foram retiradas de dentro do sistema de drenagem. Já em 2023, em apenas quatro meses, este número já está perto de ser superado, com a retirada de 1070 toneladas de janeiro a abril deste ano.

Gabriel Rodas, coordenador-geral de Drenagem da Seminfra, explica o funcionamento da tecnologia. “Os caminhões de hidrojateamento e sucção trabalham com grandes pressões. São dois equipamentos que em conjunto conseguem fazer a retirada do material preso dentro das galerias, causando obstrução. O primeiro é o jateamento em alta pressão que desprende o material preso, deslocando até os poços de visita e o segundo é a mangueira de sucção, que puxa para fora essa sujeira”, explana Gabriel Rodas.

O coordenador explica, também, como é o funcionamento dos robôs de vídeo inspeção, que facilitam a identificação de problemas dentro da rede de drenagem. “Os robôs percorrem todo o interior da estrutura e nos ajudam a identificar problemas estruturais que venham a comprometer o funcionamento do sistema de drenagem, como também ligações clandestinas de esgoto sanitário e possíveis obstruções”, afirmou.

Com um investimento de R$ 154 mil, as novas tecnologias têm impulsionado cada vez mais os trabalhos de prevenção dos problemas de alagamento nos períodos de chuvas, otimizando os serviços de manutenção, recuperação e desobstrução das galerias do sistema de drenagem por toda Maceió.

Primeira Edição © 2011