Guardas municipais são valorizados

Capacitações e treinamentos são bem vindos

07/05/2023 11:48

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Guarda Municipal de Maceió (GMM) está presente por toda a capital alagoana, seja com patrulhamento ostensivo nas ruas ou na proteção de prédios públicos municipais. Para manter a qualidade de alto nível, a gestão do prefeito JHC tem investido em capacitações e treinamentos periódicos destes agentes de segurança.

No total, foram ministrados 17 cursos, pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), qualificando 280 agentes municipais de segurança nas mais diversas áreas de atuação. Entre os cursos estão o de Segurança Patrimonial, Capacitação ao Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, Crianças e Adolescentes e Estágio Operacional Parabellum.

Foram três turmas de atualização do curso de formação e outras duas turmas de Instrução de Armamento e Tiro, permitindo, inclusive, a emissão do porte funcional de arma de fogo para 56 guardas municipais de Maceió.

“Estarmos preparados para enfrentar os desafios que surgem durante os plantões diários é uma necessidade dos guardas municipais”, afirmou Adalberon Souza, guarda municipal há 20 anos. Ele participou de seis cursos ofertados pela secretaria nos últimos dois anos. De acordo com Adalberon, as capacitações e treinamentos são mais uma forma de valorização do servidor da Guarda Municipal.

“Precisamos estar sempre capacitados e bem treinados para garantir a nossa integridade física, além de prestar o melhor serviço à população. Com esses cursos que estão sendo ministrados continuamente pela atual gestão, nos sentimos mais valorizados e preparados para enfrentar as ocorrências do dia a dia”, afirmou o agente de segurança.

Curso em andamento

Até o final do mês de maio, acontecerão as aulas práticas e teóricas da terceira turma de atualização do curso de Formação, uma capacitação de 476 horas aulas, seguindo a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Francisco Tenório é outro agente de segurança que tem participado com frequência dos cursos ofertados pela atual gestão.

“Estou finalizando mais um curso e essa é uma atualização essencial para todos nós, que atuamos na Segurança Pública, porque é com estudo e treinamento que aprimora ainda mais os nossos conhecimentos, levando um serviço de ainda mais qualidade para a sociedade maceioense e engrandecendo ainda mais a instituição, Guarda Municipal de Maceió”, afirmou Tenório, que está há 18 na Guarda.

O curso foi dividido em cinco módulos com aulas sobre direitos humanos, ética, cidadania e legislação, além de noções de primeiros socorros e defesa pessoal, na parte prática.

Primeira Edição © 2011