Filme que conta a história do pediatra Milton Hênio é lançado neste sábado em Maceió

Documentário é uma homenagem a um dos maiores médicos alagoanos, que completou 60 anos de carreira.

05/05/2023 15:37

A- A+

G1 Al

compartilhar:

O documentário "Uma Vida na Medicina", que conta a história dos 60 anos de carreira do pediatra Milton Hênio, será lançado no sábado (6) às 19h, no Cine Arte Pajuçara, em Maceió. A exibição é gratuita, uma oportunidade de os alagoanos conhecerem o profissional que dedicou a vida ao cuidado das crianças.

Em sua carreira, o doutor Milton Hênio também escreveu artigos no jornal Gazeta de Alagoas e manteve um quadro na TV Gazeta por décadas, onde dava dicas de saúde das crianças. O documentário é assinado pelo Instituto Arnon de Mello (IAM) e pela Organização Arnon de Mello (OAM).

"Eu me sinto um bem aventurado, por que eu amei sempre a minha medicina e procurei através dela, distribuir aquilo que é de graça, e que tem um valor enorme, que é um sorriso, um abraço, um aperto de mão, um beijo. É de graça, mas para quem recebe é uma dádiva", comenta o pediatra, fazendo referência ao cientista francês Pasteur.

Milton Hênio é membro de diversas entidades nacionais e locais como a Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Medicina de Alagoas, Academia Alagoana de Medicina, Sociedade Brasileira de Médicos, escritores e Academia Brasileira de Médicos Escritores. Ao anunciar a aposentadoria, o pediatra também recebeu o reconhecimento da Câmara de Maceió.

O filme também busca entregar ao pediatra um justo reconhecimento pela dedicação aos alagoanos, como afirma o Presidente do Instituto Arnon de Mello, Fernando James. "São 60 anos de profissão de fé, levando conhecimento às mães, aos pais daquelas crianças que tanto necessitam. Nós decidimos fazer essa justíssima homenagem ao doutor Milton. Ele merece toda a nossa atenção em função de tudo que ele já fez".

Ao falar das entrevistas na TV Gazeta, o médico afirma que tem certeza que cumpriu seu papel com as famílias. "Na televisão e na Gazeta, por 45 anos eu orientei e tenho certeza que fiz esse grande favor às famílias de Alagoas, e através desse meu trabalho, desenvolvi a parte afetiva que é importante na medicina".

Mesmo após tantos anos exercendo a profissão, a aposentadoria, que foi anunciada em 2021, só veio devido à pandemia. Os planos eram se aposentar neste ano, em 2023. Em um artigo publicado no jornal Gazeta de Alagoas, à época, ele disse que, por causa da pandemia, resolveu se afastar antes de completar 60 anos de profissão, para desfrutar da velhice ao lado de seus familiares.

"Eu me considero profundamente realizado, porque durante meus 60 anos de medicina, eu pertenci à Academia Brasileira de Pediatria, onde encontrei notáveis colegas pediatras, eu fundei a Academia Alagoana de Medicina, participei de mais de 20 congressos, nacionais e internacionais de pediatria", avalia.

No filme, Milton Hênio conta que será possível ver o médico, o amigo, que salvou a vida do filho e também participou do seu sofrimento quando foi preciso e exerceu sua profissão com o maior prazer.

"Não existe coisa melhor do que você tratar o seu paciente com amor, com carinho", afirma o pediatra.

Primeira Edição © 2011