65 anos de Cazuza: relembre as principais curiosidades sobre o cantor

Cantor, que morreu em julho de 1990, nasceu no dia 4 de abril de 1958

04/04/2023 18:20

A- A+

Observatório dos Famosos

compartilhar:

Nesta terça-feira (4/4), Cazuza, um dos maiores artistas brasileiros, completaria 65 anos se estivesse vivo. O cantor e poeta, que construiu um legado desde quando foi vocalista do Barão Vermelho até quando seguiu em carreira solo, morreu em 7 de julho de 1990, vítima de complicações decorrentes da AIDS.

Reunimos uma série de curiosidades sobre a vida e carreira do cantor, que até hoje segue vivo e presente através dos seus trabalhos e canções atemporais. Confira:

1. Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, recebeu o apelido ainda quando estava na barriga da mãe, Lucinha Araújo. O seu pai, João Araújo, começou a chamá-lo com o termo, que é sinônimo de moleque no Nordeste – ele nasceu no Rio de Janeiro.

2. Durante sua juventude, Cazuza foi colega de escola e amigo do jornalista Pedro Bial, e através dos seus trabalhos, desenvolveu a paixão pela escrita.

3. Aos 17 anos, o artista conheceu o cantor Ney Matogrosso, com quem viveu um breve romance. Apesar do curto relacionamento, eles construíram uma grande amizade.

4. Cazuza chegou a cursar Comunicação Social, mas logo abandonou a faculdade para se dedicar à música – que lhe tornara um dos maiores nomes da indústria no país.

5. Cazuza foi indicado pelo cantor Léo Jaime para ser o vocalista de uma banda de adolescentes chamada Barão Vermelho, tendo sido aprovado de primeira. O grupo era formado por Frejat (guitarra), Dé (baixo), Maurício Barros (teclado) e Guto Goffi (bateria).

6. Cazuza costumava realizar shows bastante diversificados, e às vezes, sob muito efeito de álcool e drogas. Em uma dessas, Frejat abriu à força a porta de banheiro onde ele estava cheirando cocaína e, por conta do impacto do arrombamento, chegou a machucá-lo.

7. Por causa do seu problema com as bebidas, Cazuza costumava brigar bastante com Frejat. Em uma turnê deles pelo Brasil, a dupla chegou a fazer uma parte dos shows sem se falar.

8. Em 1985, Cazuza anunciou sua saída do Barão Vermelho, durante os preparativos para o quarto álbum do grupo. O cantor queria explorar novas referências do MPB, enquanto Frejat queria uma sonoridade focada no rock, causando discordâncias, e partiu a decisão dele em seguir na carreira solo.

9. Cazuza foi diagnosticado com AIDs em 1987, e iniciou os tratamentos em Boston, nos Estados Unidos, tendo sido acompanhado pelos pais no período de internação que durou dois meses. A revelação pública foi feita apenas dois anos depois, em uma entrevista dada para Zeca Camargo, e publicada na Folha de S. Paulo, no dia 13 de fevereiro de 1989.

10. Em abril do mesmo ano, Cazuza se tornou capa da revista Veja, que trouxe uma polêmica reportagem sobre o sofrimento causado pela doença no cantor, apontado como sensacionalista, e que ocasionou novos problemas de saúde ao artista, em virtude da repercussão causada à época.

11. Com cinco discos solos lançados, Cazuza emplacou grandes sucessos como: Exagerado, Codinome Beija-Flor, Ideologia, Blues da Piedade, Faz Parte do Meu Show, O Tempo Não Para Brasil – a última, inclusive, foi regravada por Gal Costa, e se tornou tema de abertura da novela Vale Tudo (1989), considerada um dos clássicos da dramaturgia nacional.

12. Em outubro de 1989, Cazuza voltou para Boston, onde ficou internado até março de 1990, e morreu no dia 7 de julho de 1990, em decorrência de um choque séptico causado pelo HIV, aos 32 anos.

Primeira Edição © 2011