Edital convoca candidatos do concurso da Polícia Civil de Alagoas para curso de formação

Aprovados para os cargos de agente e escrivão devem se apresentar em dias específicos para a etapa de formação profissional.

28/03/2023 11:32

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G1 Al

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Foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) de Alagoas desta terça-feira (28) a relação dos candidatos convocados para efetuarem suas matrículas no Curso de Formação aprovados no concurso da Polícia Civil, que equivale à segunda etapa do certame. O concurso foi lançado em maio de 2021 e chegou a ser cancelado por causa de fraudes, sendo retomado depois.

O resultado da primeira etapa foi divulgado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas (Seplag) em fevereiro de 2023. Em seguida houve a fase de análise das demandas judiciais e hoje, a divulgação final do calendário da segunda etapa. Os aprovados vão atuar nos cargos de agente de polícia e escrivão.

A ficha de matrícula ficará disponível entre os dias 3 e 10 de abril no endereço eletrônico http://digital.pc.al.gov.br/. Após o pré-cadastro e o preenchimento dela, o candidato deverá imprimir e apresentá-la juntamente com os documentos de identidade originais na sede da Academia de Polícia Civil (Apocal) no período de 10 a 14 de abril, nos turnos matutino ou vespertino, das 8 horas às 17 horas, de acordo com os agendamentos listados no edital.

Nesse momento, os alunos receberão duas camisas para fardamento do curso e as demais orientações. A Apocal fica na Rua Empresário Jorge Montenegro Barros, no bairro Santa Amélia.

A entrega da ficha com os documentos concretiza a matrícula dos convocados. Quem perder os prazos ou não comparecer ao curso desde o início será considerado reprovado e, consequentemente, eliminado do concurso.

Concurso chegou a ser cancelado e foi retomado em seguida

O edital inicial ofertou 368 vagas para o cargo de agente e 132 vagas para o cargo de escrivão, totalizando 500 vagas. A convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF) dos candidatos aconteceu em maio de 2022.

Os concursos para agente e escrivão da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram cancelados após a descoberta de fraudes, em outubro de 2021, quando 12 pessoas foram presas na Operação Loki. Os três certames só foram retomados após ordem judicial.

O concurso da Polícia Civil foi o último a ser retomado após a Seplag anunciar que suspenderia o cancelamento do certame. O edital de retomada foi publicado no dia 16 de março de 2022.

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