Criando Sorrisos avalia saúde bucal de crianças

Ações de promoção com cuidados na dentição infantil são realizadas por meio de atividades educativas

16/03/2023 10:00

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A segunda edição do projeto Criando Sorrisos, da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Secria), ocorreu na quarta-feira (15), na Creche Cria, em São Luís do Quitunde. Um total de 166 crianças foram atendidas pela odontopediatra da pasta e 84 por cento tiveram indicação para tratamento bucal motivada por cárie, mancha branca ativa, trauma dental, entre outras situações. As crianças também participaram de atividades educativas.  

Os casos mais comuns detectados durante a visitação foram lesões de cárie, em estágios iniciais e avançados, e anquiloglossia, isto é, uma anomalia oral congênita caracterizada por freio lingual muito curto capaz de resultar em graus variáveis de diminuição da mobilidade lingual.

Para a odontopediatria e ortopedista facial da Secria, Lídia Maria de Souza Lisboa, que verificou a dentição das crianças na Creche Cria, a escovação supervisionada, após as refeições, e adotar refeições saudáveis são imprescindíveis para assegurar a saúde bucal das crianças.

Segundo Lídia, esse levantamento é de grande relevância para o presente e o futuro dos pequenos e das pequenas. “Essa iniciativa assegura mais qualidade de vida e também um melhor desempenho escolar. As instruções de higiene bem formadas na infância contribuirão para a vida inteira”, afirmou.

 

Período de acompanhamento

 

Os cuidados com a saúde bucal devem iniciar muito cedo. “O acompanhamento deve começar desde os 4 meses, antes dos nascimentos dos dentinhos. A partir do primeiro dente, deve ser feito o uso de cremes dentais com 1100 ppm de flúor a cada refeição, evitando também uma dieta cariogênica, alimentos e bebidas que podem contribuir para o desenvolvimento de cáries”, explicou.

A diretora da Creche Cria em São Luís do Quitunde, Beatriz Maria dos Santos Ramos, confirmou o hábito de muitos pais em oferecer açúcar às crianças, principalmente guloseimas. “Esse momento com a dentista foi muito gratificante e importante para a saúde das nossas crianças. Vamos desenvolver um projeto e envolver os pais para orientá-los”, comentou.  

A creche, que recebeu o nome de Centro Educacional Infantil Luís Ernesto Correia Maranhão, tem 220 crianças matriculadas, com idades entre 2 e 5 anos. Conforme o assessor técnico da Gerência de Saúde da Secria, Gustavo Phillipe Rocha, as crianças que apresentaram alguma indicação serão atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do seu município. “Enviaremos o relatório para Secretaria Municipal de Educação e de Saúde com os dados encontrados”, afirmou.

A secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, não tem dúvidas de que o projeto Criando Sorrisos fará a diferença na vida das crianças e destaca a importância de elas serem orientadas e incentivadas. “Precisamos implantar a cultura dos cuidados com a saúde bucal ainda na primeira infância. Para que a proposta seja eficaz, será fundamental a parceria dos pais e da comunidade educacional”, destacou Paula. 

Primeira Edição © 2011