Balão deglutível: entenda como funciona novo método de emagrecimento

Tratamento com o balão proporciona uma perda média de 15% do peso corporal. Após quatro meses, ele é eliminado nas fezes do paciente

13/03/2023 10:32

A- A+

Metrópoles

compartilhar:

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. De acordo com o atlas da Federação Mundial da Obesidade divulgado esse ano, 51% da população será obesa ou terá sobrepeso até 2035. Para tentar resolver esse cenário, existem diversas alternativas disponíveis no mercado para auxiliar o paciente no emagrecimento: a mais nova é o balão em forma de cápsula, que é engolido pelo usuário.

O balão intragástrico deglutível foi aprovado pela Anvisa em outubro de 2022 e chegou ao Brasil em fevereiro deste ano. O médico Fábio Miranda, pós graduando em cirurgia geral e endoscopia digestiva, foi um dos primeiros profissionais a se qualificar e iniciar o procedimento no país. Segundo ele, o método é indicado não só para obesos, mas também para pessoas com leve sobrepeso.

Como funcionam os balões deglutíveis?

Entre as inovações do tratamento, o balão deglutível se destaca primeiramente por ser uma cápsula que o paciente engole. O dispositivo sofreu uma alteração em seu formato e agora é elíptico, proporcionando melhor adaptação no estômago. Miranda explica que o procedimento para a implantação é feito de maneira simples, sem a necessidade de endoscopia, anestesia e nem internação hospitalar.

“O paciente engole a cápsula, que vem ligada a um catéter, com um gole de água. Após a deglutição, é realizado um raio-x no próprio local para verificar a posição da cápsula no estômago e, através do catéter, o balão é preenchido com 550 ml de um líquido específico”, explica o profissional.

Após essa etapa, outro raio-x é feito para confirmar a posição do objeto. Todo o procedimento dura em média 15 minutos. Já no estômago, o balão passa a ocupar em média 30% do órgão, promovendo saciedade e facilitando a realização de dietas hipocalóricas para um emagrecimento mais efetivo.

Após quatro meses, o objeto se rompe sozinho e é eliminado por meio das fezes do paciente, segundo Miranda.

Acompanhamento e adaptação

Aliado ao balão, o programa de emagrecimento conta com o auxílio de um smartwatch e uma balança inteligente para monitorar a evolução do tratamento. Os dispositivos são conectados a uma plataforma digital, onde a equipe médica pode auxiliar e acompanhar o paciente de forma mais personalizada.

Segundo o médico, o emagrecimento pode chegar a 33% do peso total. “No primeiro mês, a perda de peso fica em média de 6% do peso corporal total. Em casos específicos, o tratamento poderá ser prolongado em até 18 meses e chega a ter uma perda de aproximadamente 33%, de acordo com a disciplina de cada paciente”, afirma Miranda.

O programa de emagrecimento com o balão deglutível dura seis meses e custa em torno de R$ 18 mil reais. Além disso, todos os pacientes que optam pelo método são acompanhados por uma equipe multidisciplinar envolvendo o médico, nutricionista e psicólogo.

Conforto e bem-estar

A empresária Érica Seabra, de 39 anos, conta que chegou a pesar 94 quilos. Ela já tinha usado o balão intragástrico tradicional anteriormente, e emagreceu 33 kg em um ano. Recentemente, ela optou por colocar o balão deglutível com Miranda.

O período de adaptação das versões tradicionais dura em média três a cinco dias. Já com os balões deglutíveis, esse ajuste tende a ser mais favorável. Érica conta que sentiu a diferença, e lembra que passou muito mal na fase de adaptação anteriormente.

“No sexto dia com o outro balão, eu sentia muitas dores abdominais, uma enorme pressão na boca do meu estômago, além de apresentar muito enjoo e episódios de vômito. Com o deglutível, eu tive desconforto apenas nos três primeiros dias até a adaptação. Depois disso, eu nem lembrava mais que estava com ele”, revela.

A empresária conta que, com apenas dez dias de uso da versão deglutível, conseguiu eliminar 6 kg.

Primeira Edição © 2011