A Importância da Prevenção do Câncer de Mama de Cadelas e Gatas

05/10/2022 09:26

A- A+

Guabi Natural

compartilhar:

Assim como em humanos, cadelas e gatas também podem desenvolver câncer de mama. Ainda hoje, para ambas as espécies, o câncer de mama tem maior incidência. Mesmo com a evolução da medicina veterinária e da oncologia, o câncer de mama muitas vezes não tem cura, sendo o tratamento paliativo uma alternativa para dar conforto às fêmeas. Por isso, a conscientização sobre o tema é uma das ações de prevenção de maior importância, principalmente para a campanha do outubro rosa. Então como podemos ajudar a prevenir o câncer de mama em cadelas e gatas?

Assim como outros tipos de câncer, o câncer de mama pode ter inúmeras causas. Entre  as mais comuns, temos fatores genéticos, como predisposição de algumas raças, exposição à poluição, tabagismo passivo, obesidade, além do fato de os pets estarem vivendo mais, o que também pode causar maior chances de tumores. No caso do câncer de mama, a influência hormonal é um dos fatores de maior contribuição para o aparecimento dessa doença.

Estudos mostraram que existe uma relação entre a atividade hormonal e a crescente incidência dessa doença para cadelas e gatas, e a castração antes do 3° cio contribui para a prevenção desse tipo de tumor, que na maioria das vezes é maligno. Pode aparecer em uma ou mais mamas e muitas vezes a remoção cirúrgica é o tratamento escolhido, tendo a remoção total ou parcial das mamas.

O principal sintomas do câncer de mama em cadelas e gatas também é o aparecimento de nódulos em uma ou mais mamas, que podem ser detectados a partir da palpação. Para isso,  o pet deve estar de barriga para cima, em posição confortável e ambiente calmo. Após isso, pressione com os dedos indicador e médio, de maneira leve para não doer, a região ao redor da mama e a mama propriamente dita. Essa avaliação também pode ser feita pelo tutor. Caso encontre um nódulo ou qualquer alteração, é aconselhado que se procure um médico-veterinário, pois ele irá auxiliar no diagnóstico e tratamento.

Cuidar da alimentação também é uma parte importante da prevenção, uma vez que animais obesos têm maiores chances de desenvolver tumores mamários, assim como animais castrados acabam tendo uma maior tendência a ganho de peso. Cuidando da nutrição também estamos ajudando na prevenção de doenças.

Por isso, a escolha de um alimento completo, de alta qualidade e adequado para o porte, a fase de vida e as necessidades do pet, além de ser oferecido em quantidades adequadas, é fundamental para a manutenção do peso ideal e consequentemente, uma vida mais longa e saudável. Assim, para evitar o ganho de peso excessivo, alimentos com redução de calorias, alta quantidade de fibras e ingredientes funcionais como a L-carnitina, auxilia na manutenção de peso corporal evitando o ganho excessivo de peso.

Guabi Natural Cão Adulto Light e Guabi Natural Gatos Castrados atendem essas necessidades especiais e auxiliam na manutenção do peso ideal, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos pets! Para mais dicas sobre saúde, bem-estar e alimentação do seu cão e gato, siga as nossas redes: no Instagram, @guabinaturalbr e Facebook, /guabinaturalbr.

Primeira Edição © 2011