Saiba como tornar o banho do pet um momento agradável tanto para animal quanto para o tutor

Dra Rita Ericson, médica veterinária e embaixadora da marca Cafuné, explica que é possível tornar a hora do banho mais divertida sem comprometer a saúde do animal

30/09/2022 11:07

A- A+

Ascom Comuniquese 1

compartilhar:

São Paulo, setembro de 2022 – A hora do banho é um momento propício para fazer a higienização e, ao mesmo tempo, relaxar. E no mundo animal, nem sempre esse ato de cuidado íntimo é visto de forma harmoniosa por parte dos cães e gatos que podem ficar assustados e com medo. Reforçando a importância da higienização dos animais, a médica veterinária especialista em comportamento animal, Dra Rita Ericson, que também é embaixadora da Cafuné, marca de petcare da Unilever, apresenta dicas de como tornar o banho dos pets mais prazeroso e, ainda, fortalecer o vínculo e a confiança entre ambas as partes.

“O primeiro passo é habituar o animal a ser manipulado e ter contato com a água de forma prazerosa e gentil. A escolha do local também é importante, então o ideal é que seja um local fechado, para facilitar a organização e o controle de temperatura do ambiente. Escolha produtos específicos para pet, que não tenham cheiro ou com fragrâncias hipoalergênicas, e deixe tudo pronto e a mão - toalhas, escova, petiscos etc. A maioria dos animais prefere que a água esteja morna e não gostam muito de jatos de água como chuveiros e mangueiras.”, explica Dra Rita.

A médica veterinária reforça que  o banho deve ser feito da forma mais ágil possível e se o animal for habituado ao secador,  é preciso atentar-se ao cuidado com a temperatura e evitar que o vento vá em direção aos olhos dele.

Outra dica importante é quanto ao uso de perfumes em animais. A Dra Rita Ericson não recomenda essa prática. “Cães e gatos possuem um super olfato e produtos com perfume forte podem deixá-los incomodados e estressados, atrapalhando sua percepção do ambiente. Os produtos com cheiro suave ou sem cheiro respeitam a saúde deles e evitam alergias também”, reforça a especialista.

Para os pets que são mais resistentes ao banho, é necessário muita calma e paciência. Nada de pressa, movimentos bruscos ou broncas. O uso de brinquedos recheados com os alimentos favoritos do animal pode ser uma boa estratégia para o consumo durante o banho. Outra sugestão é investir na preparação sonora do ambiente. A música é uma combinação harmoniosa e expressiva de sons e, dependendo da escolha do ritmo, pode acalmar o pet na hora do banho.

Sempre antenada no mercado Pet, a Cafuné convidou o músico Hélio Ziskind, grande autor musical de sucesso que tem como destaque a famosa música sobre a hora do banho do castelo mágico que atravessou gerações, para compor uma canção especial para os pets.

Intitulada “Vem Cáfuné!”, a música reforça que a hora do banho é uma extensão da brincadeira dos bichinhos. Este é um momento íntimo de muita interação entre os pets e seus donos. A música pode ser ouvida no YouTube ou na playlist especial de hora do banho dos pets, Vem Cafuné!, no perfil da marca Cafuné no Spotify.

Investir também em produtos específicos no tratamento do animal é de extrema importância. Para isso, a Cafuné traz um portfólio com produtos variados que prezam o bem-estar dos animais, com extratos naturais, sem parabenos e opções sem fragrância, garantindo a diversão.

Sobre Cafuné

Cafuné nasceu no Brasil e inaugurou a entrada da Unilever na categoria de produtos para cuidados com cães e gatos. A marca chegou para ressignificar o cuidado com os pets, com produtos 100% desenvolvidos pensando na saúde e bem-estar deles, garantindo que estejam confortáveis, saudáveis e felizes. Atualmente, conta com três linhas de produtos focados para o cuidado e higiene de cães e gatos e limpeza da casa. Com selo de a marca mais recomendada por veterinários, Cafuné traz garrafas sustentáveis e não realiza testes em animais, sendo aprovada globalmente pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) - ONG fundada em 1980, maior organização do mundo dos direitos dos animais e conta com mais de 6,5 milhões de membros e apoiadores. É a primeira marca do mercado de pet care que une todos esses diferenciais em produtos com fragrâncias hipoalergênicas, extratos naturais e que ainda são livres de parabenos.

Primeira Edição © 2011