Quando levar o Pet ao Médico-Veterinário?

20/09/2022 21:30

A- A+

Guabi Natural

compartilhar:

Pelagem bonita e brilhante, pele saudável, além de fezes firmes e odor reduzido são alguns sinais associados pelos tutores de que seus pets estão bem e saudáveis. Realmente esses são sinais de que o pet está tanto bem com a sua saúde, quanto recebendo uma alimentação adequada.  Apesar de darem uma boa ideia do estado de saúde geral do pet, não são somente eles que devem ser analisados.

Por isso, as visitas periódicas para realização de check-ups são necessárias, mesmo quando não há sintomas ou alterações visíveis. Mas a dúvida é: de quanto em quanto tempo essas consultas devem acontecer? Para te ajudar, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre as visitas frequentes do pet ao médico-veterinário. Dá uma olhada!

Dependendo da fase de vida do cão e gato, existe uma bateria de exames de rotina que auxiliam o médico-veterinário na avaliação da saúde do pet. A necessidade de exames varia de acordo com a idade, mas o objetivo sempre será o mesmo: oferecer uma vida mais longa e saudável para eles. A frequência de idas ao consultório veterinário também varia e é determinada de acordo com a necessidade.

O problema de não seguir essa recomendação é que muitos dos sintomas dos cães e gatos só se manifestam nos estágios mais avançados, comprometendo a qualidade de vida deles. Dessa forma, o check-up periódico é essencial para que possíveis doenças sejam identificadas em estágios iniciais e tratadas, garantindo a saúde e bem-estar do animal.

De maneira geral, a primeira consulta veterinária deve ser feita quando o pet for para a casa do tutor, seja filhote ou adulto, para que seja feita uma avaliação e demais orientações.  Entre essas orientações estão a escolha do alimento mais adequado, esquema de vacinação e vermifugação, protegendo tanto o pet quanto sua família de possíveis doenças que podem passar do animal para o humano, as chamadas zoonoses.

Além disso, os tutores devem ficar atentos a outros sinais que indicam a necessidade de uma consulta veterinária, como mudanças no comportamento ou nos sintomas físicos, que podem sinalizar que algo está acontecendo. O ideal é que as visitas ao veterinário sejam feitas de forma preventiva ao longo da vida do pet, já que suas necessidades vão mudando. Veja, a seguir, de quanto em quanto tempo essas consultas devem acontecer:

Cão

Filhotes: os cuidados para cães de porte mini e pequeno (de 10 a 12 meses), porte médio (até 12 meses), porte grande (até 15 meses) e porte gigante (até pelo menos 18 meses), quando são considerados filhotes, ficam mais a cargo das vacinações, vermifugações e acompanhamento do desenvolvimento. Por conta disso, a frequência das visitas deve ser alta, sendo de 21 a 30 dias o intervalo médio utilizado em geral.

Adultos: por já serem adultos, os cães de porte mini e pequeno (de 10 a 8 anos), porte médio (de 1 a 7 anos), porte grande (de 1 ano e meio a 5 anos) e porte gigante (de 1 ano e meio a 5 anos), o ideal é levá-los ao médico-veterinário pelo menos uma vez ao ano, para reforço das vacinas anuais e check-ups, com a realização de exames periódicos de sangue (hemograma e bioquímicos) de acordo com a necessidade.

Seniores: já os cães de porte mini e pequeno (a partir de 7 anos), porte médio (a partir de 7 anos), porte grande (a partir de 5 anos) e porte gigante (a partir de 5 anos) chegam à senioridade, o aconselhável é fazer uma consulta e check-up a cada seis meses ou de acordo com o que o médico-veterinário determinar já que nessa idade o cão necessita de uma atenção ainda mais especial, uma vez que a predisposição a doenças é maior.

Gato

Filhotes: são considerados filhotes até os 12 meses de idade e, assim como os cães, as visitas ao médico-veterinário também ficam mais a cargo das vacinações, vermifugações e acompanhamento do desenvolvimento. Por conta disso, a frequência das visitas deve ser maior, sendo 30 dias o intervalo mais comum.

Adultos: já adultos, de 1 a 7 anos de idade, além da visita anual para vacinas, é aconselhável levar seu gato ao veterinário uma vez ao ano para realização de check-ups, com a realização de exames periódicos de acordo com a necessidade.

Seniores: a partir dos 7 anos, o ideal é uma avaliação pelo menos duas vezes ao ano para acompanhar mais de perto o surgimento de qualquer tipo de problema. Com o avançar da idade, as visitas podem se tornar ainda mais frequentes, de acordo com a recomendação do médico-veterinário, uma vez que essa fase de vida que pode precisar de uma avaliação mais cuidadosa e completa.

Percebeu a importância de levar o seu pet ao médico-veterinário, né? Não espere que seu pet esteja com algum sintoma para levá-lo ao veterinário. A prevenção é sempre a melhor forma de cuidar da saúde do seu cão e gato. Levar seu pet ao seu médico-veterinário de confiança é garantia de saúde, bem-estar e de uma vida mais longa e saudável!

Primeira Edição © 2011