Agosto Verde traz alerta de prevenção à Leishmaniose

Também conhecida como calazar, doença não tem cura e afeta animais e humanos

10/08/2022 12:01

A- A+

Ascom Ideal

compartilhar:

Para quem convive com cães, é bem provável que já se entristeceu por ver seu cãozinho adoecer ou morrer com leishmaniose visceral. A enfermidade, popularmente conhecida como Calazar, é uma zoonose que acomete animais e seres humanos, podendo ser fatal se não tratada. A infecção ocorre por meio da picada do flebótomo infectado, inseto predominante em regiões quentes e úmidas, muito frequente aqui no Brasil.

A Leishmania, que é o protozoário causador das Leishmaniose, é transmitida pelas fêmeas do vetor, que são hematófagas, ou seja, alimentam-se de sangue ao anoitecer ou amanhecer. Estes insetos são minúsculos, medindo cerca de 2 a 3 milímetros de comprimento e, devido ao seu tamanho, podem atravessar as malhas de mosqueteiros e tela”, explica Melissa Abbehusen, professora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Unime.


A especialista descreve as características do transmissor. “Apresentam cor amarelada e, de acordo com a localidade são chamados de diferentes nomes; sendo os mais comuns: mosquito palha, tatuquira, birigui, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. Diferente das fêmeas, os machos não participam na transmissão da Leishmania, possuem mandíbulas rudimentares, e se alimentam de matéria orgânica em decomposição, como folhas, frutos, lixo orgânico e fezes de animais”, diz a docente, também autora de tese de Doutorado sobre o tema.


Após ser picado pelo inseto infectado com a Leishmania, o cão poderá se infectar, desenvolver um intenso parasitismo e se tornar um reservatório do protozoário. Se um outro inseto não infectado picar aquele cachorro, irá ingerir o sangue parasitado com a Leishmania onde este parasito passará por uma série de modificações no intestino do vetor, podendo transmitir o parasita para outro animal ou até para o ser humano.


Não há cura para a enfermidade, portanto, as formas de prevenção para os seres humanos envolvem “uso de telas em portas e janelas, mosquiteiros, repelentes, recolhimento nas horas em que o vetor costuma se alimentar. Além disso, é importante manter as áreas residenciais e casinhas dos pets sempre higienizadas e teladas, realizar podas das árvores, coleta adequada de lixo e materiais orgânicos”, orienta Melissa.


Uma estratégia preventiva de saúde abrange o combate aos insetos em áreas mais afetadas. “No âmbito coletivo, podem ser realizadas ações de controle químico do vetor realizadas pelas autoridades de saúde”, diz a estudiosa do assunto.


De modo geral, é importante observar se os cães apresentam todos ou alguns sinais destacados abaixo:

  • Pelo opaco, rarefeito e quebradiço;
  • Lesões em focinho, ponta de orelhas e região em volta dos olhos;
  • Apatia;
  • Crescimento exacerbado das unhas;
  • Perda de peso, emagrecimento progressivo e anorexia;
  • Aumento do volume abdominal (fígado e baço aumentados);
  • Mucosa pálidas

O diagnóstico da leishmaniose pode ser direto ou indireto. O diagnóstico indireto mais comum é o sorológico -- onde são detectados no sangue a presença da reação de anticorpos contra o agente. Já o diagnóstico direto se identifica a presença do parasita. Dentre os métodos diretos temos a citologia, cultura e PCR.


Dentro das estratégias de prevenção voltadas para os cães incluem o uso de inseticidas em coleiras e vacinação dos pets que residem ou frequentam áreas endêmicas.


O tratamento da Leishmaniose Visceral Canina já é uma realidade, porém sem garantia de cura. Ele reduz o parasitismo cutâneo e os sinais clínicos porém o cão precisa estar em uso constante de coleira inseticida e ser acompanhando por Médico Veterinário.

UNIME  

Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância.

Presente no estado da Bahia, a Unime presta inúmeros serviços à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unime passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site.

Sobre a KrotonMed

A KrotonMed é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a KrotonMed possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A KrotonMed possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.

Primeira Edição © 2011