Renan Filho renuncia, Klever Loureiro assume e ALE elege novo governador

Governador cumpre seu último ato no cargo, na manhã deste sábado (2), transmitindo cargo ao presidente do Tribunal de Justiça

01/04/2022 14:05

A- A+

Primeira Edição Impresso

compartilhar:

Em clima festivo, com os personagens se voltando para as eleições, Renan Filho formaliza sua renúncia neste sábado (2) e passa o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça, Klever Loureiro, que ficará um mês à frente do governo. Nesse período, conforme já acordado com a maioria dos parlamentares, a Assembleia Legislativa elegerá o deputado Paulo Dantas (MDB) novo governador de Alagoas, com a missão de completar o mandato em curso e dar continuidade ao projeto de governo de Renan Filho, além de disputar a reeleição em outubro.

O governador Renan Filho renuncia ao cargo para concorrer às eleições de outubro e finaliza seu período de governo – 7 anos e três meses de exercício do cargo – contemplando o funcionalismo estadual com um pacote de reajustes salariais que entra para a história de Alagoas.

Na terça-feira, 29 de março, Renan Filho sancionou todos os projetos de lei que reestruturam 26 carreiras do funcionalismo público alagoano, sendo que as carreiras contempladas já recebem o salário de março com os valores referentes aos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A decisão, comemorada por todas as categorias, foi publicada no Diário Oficial de 29/03/2022.

O pacotão beneficia cerca de 16 mil servidores públicos de níveis elementar, médio e superior e de acordo com o secretário do Planejamento, Fabrício Marques, este é o maior pacote de reforma administrativa já feito pelo Estado desde a promulgação da Constituição de 1989.

- Uma reestruturação necessária, que padroniza os modelos de remuneração, progressão na carreira e desenvolvimento funcional para mais de 90% dos nossos servidores. Com este passo de valorização, nós reduzimos as desigualdades e distorções salariais e, assim, esperamos ter, cada vez mais, servidores comprometidos - afirmou o gestor da Seplag.

As mudanças contemplam áreas como a do serviço civil, profissionais de economia, de engenharia e arquitetura, e profissões ligadas à Saúde Pública como técnico, auxiliar e assistente de serviços de Saúde.

Além disso, também estão incluídas as carreiras do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Já o reajuste geral de 10,06% sairá na folha de abril, sendo calculada de acordo com as novas remunerações das carreiras reestruturadas.

Primeira Edição © 2011