Presidente do COI diz que Jogos de Inverno marca novo capítulo no esporte

07/02/2022 20:08

A- A+

EFE

compartilhar:

O alemão Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), afirmou nesta sexta-feira que os Jogos de Inverno, que foram abertos hoje em Pequim, na China, marcam "um novo capítulo na história do esporte" e convocou os líderes mundiais a "darem uma chance à paz", respeitando a Trégua Olímpica.

"A missão dos Jogos é estender pontes, nunca erguer muros", disse o dirigente esportivo, durante discurso feito na Cerimônia de Abertura do evento poliesportivo, realizada no Estádio Nacional de Pequim.

Os preparativos para os Jogos de Inverno deste ano foram tensos, devido ao boicote diplomático liderado pelos Estados Unidos, em protesto pelas violações de direitos humanos que o governo do país atribui ao regime chinês.

"Vocês, atletas olímpicos, irão mostrar como seria o mundo se todos nos respeitássemos mutuamente, e com as mesmas regras", disse Bach.

"Em nosso frágil mundo, em que imperam a divisão, o conflito e a desconfiança, nós mostramos ao mundo que, sim, é possível sermos rivais ferrenhos e, ao mesmo tempo, viver em paz e com respeito", completou.

Bach ainda destacou que, graças a realização dos Jogos, a China hoje é um país de esportes de inverno, com mais de 300 milhões de pessoas envolvidas e com cerca de 2 mil instalações de neve e gelo.

"Esse feito extraordinário abre uma nova era para o esporte invernal", garantiu.

O presidente do COI ainda destacou, no começo do ano do tigre, no calendário chinês, que o animal e o movimento olímpico se caracterizam pela "ambição, coragem e força".

"Lamentavelmente, a pandemia global ainda é uma realidade para todos. Por isso, obrigado aos organizadores, às autoridades e o povo chinês por tornarem possíveis esses Jogos e fazerem que aconteçam de forma segura para todos", disse.

Bach ainda afirmou que o coração dele está "com todos os atletas que, devido à pandemia, não puderam tornar realidade o sonho olímpico".

Logo após discursar, o presidente do COI convidou o presidente da China, Xi Jinping, a declarar aberta a 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. EFE

Primeira Edição © 2011