Espetáculo A Missão abre programação comemorativa aos 109 anos do Teatro Deodoro na segunda (11)

Com direção da professora Maria Emília Clark, apresentação é resultado do projeto Ballet a Serviço da Educação, parceria entre a Diteal e a bailarina, que oferece aulas gratuitas à estudantes de baixa renda

06/11/2019 13:22

A- A+

Ascom Teatro Deodoro

compartilhar:

Cinco anos atrás, tinha início um projeto importante, com o objetivo de ofertar aulas gratuitas de balé para alunos da rede pública de ensino. Em contrapartida, os estudantes deveriam ter bom desempenho na escola. Assim, surgiam novas bailarinas e bailarinos, que começaram a aliar a rotina entre as atividades da dança e a sala de aula.

Este projeto existe até hoje, é o Ballet a Serviço da Educação, uma parceria entre a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DIteal) e a professora, bailarina e coreógrafa, Maria Emília Clark, realizada na sala de dança do Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

Além das técnicas, os alunos têm a oportunidade de mostrar ao público o conhecimento adquirido. Isso porque o projeto tem feito parte, nos últimos anos, da programação em homenagem ao aniversário do Teatro Deodoro. Este ano, o espetáculo apresentado se chama “A Missão”.

Baseado nas composições de trilhas sonoras de filmes importantes, tendo como ponto de partida, o grande “Morricone”, Maria Emília Clark, que assina a direção e coreografias, sobe ao palco com os alunos na segunda-feira (11/11), às 15h, abrindo a programação comemorativa dos 109 anos do Deodoro. A entrada é gratuita.

O trabalho voltado à formação de bailarino clássico atende a crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, gratuitamente, desde que comprovem estar matriculados na rede pública de ensino. A Missão vem da essência do projeto, de diretores, criadores, pais dos alunos que não medem esforços para que tudo aconteça.

“Nossa parceria com a Diteal completa quatro anos de existência, com muitas atividades e apresentações. Em 2016, tivemos a produção coreográfica de “O Regresso das Borboletas"; no ano de 2018 apresentamos “Summa" e, neste ano, apresentaremos “A Missão". Todas  as nossas criações são pautadas no processo da formação do bailarino clássico e projetos coreográficos diversos”, explica a bailarina Maria Emília Clark.

Ainda de acordo com ela, os alunos selecionados de escolas públicas do estado e vagas complementares interagem ao longo do ano com todas as atividades do Complexo Cultural Teatro Deodoro, por meio das atividades de aulas e ensaios nas sextas, nos sábados, domingos e feriados.

Após as aulas e ensaios, eles estudam as exposições em cartaz no espaço, pesquisam sobre a cultura alagoana e brasileira, produzindo escritos e fazendo reflexões sobre os temas oferecidos através do processo de contação de histórias.

“Este ano, tivemos a programação do nível quatro de formação com 40 crianças e adolescentes, que são beneficiados anualmente de forma gratuita. Após os estudos sobre o tema da música e do cinema, veio o conhecimento de diversos compositores relacionados, partimos para "A Missão”, do grande Morricone, e nos aprofundamos em sua vasta produção de trilhas cinematográficas, como também de diversos contemporâneos desta temática”, conta Emília.

 

Texto de Hannah Copertino
 

Primeira Edição © 2011