A eleição pode ser um erro. Mas, quando o povo elege e depois 'confirma', o produto é bom

27/03/2019 13:09

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Na gestão pública não tem segredo: todo trabalho desenvolvido com transparência, competência e objetividade desperta atenções, mexe com o cidadão e logo ganha o reconhecimento popular.

O governo de Renan Filho, no primeiro e nesse início de segundo mandato, se destaca pelo positivo: folha dos servidores em dia, reajustes salariais, pagamento regular aos fornecedores – e obras, muitas obras, todas marcadas por inegável interesse social.

Dezenas de escolas de tempo integral, centenas de quilômetros de rodovias asfaltadas, novos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, investimentos em sistemas de abastecimento de água, urbanização das grotas de Maceió, eixos viários (Quartel e Cepa), além de inúmeras e relevantes ações nos setores cultural e esportivo. Um banho de administração.

Claro que tudo isso gera ciumeira política. Por isso, sempre haverá focos de críticas e de tentativas de esconder as conquistas do governo exibindo situações negativas que, no geral, são efeitos retardados de descasos e omissões do passado.

Com um estilo próprio de trabalhar já devidamente moldado, Renan Filho colhe hoje os frutos de ontem, do início da gestão, quando se impôs um ajuste fiscal profundo e rigoroso, enxugando a máquina e cortando gastos. E Alagoas, por conta de uma gestão racional e disciplinada do Executivo, é destaque no cenário de crise e de dificuldades que afetam a quase totalidade dos estados.

Justo por isso, o jovem governador assume papel de liderança e ganha projeção no cenário nacional, onde todos se questionam como um estado pequeno e pobre consegue tantos avanços em meios aos efeitos da grave crise provocada pela recessão.

Também por isso, os críticos de Renan Filho estão fadados a continuar pregando no deserto, sem audiência, mesmo porque os números não mentem nem enganam: em cada 100 alagoanos, 76 dizem que o governador está no caminho certo e aprovam o projeto que vem materializando com raríssima habilidade.

 

RENAN CALHEIROS DÁ TROCO AOS PROCURADORES

Tantas vezes acusado pelos membros da Procuradoria Geral da República (PGR), o senador Renan Calheiros decidiu dar o troco, pedindo punição para os procuradores que se envolveram na malsinada missão de criar uma bilionária fundação para ser gerida pelo Ministério Público, com recursos desviados de empresas e órgãos públicos e resgatados pela Lava-Jato.

 

BOLSONARO, MAIA E A FOFOCAGEM DA MÍDIA

Falta ainda a Bolsonaro a percepção de algo elementar: a mídia também vive de criar intrigas. A crise entre Bolsonaro e Rodrigo Maia, presidente da Câmara, não existe, é pura intriga gerada pela mídia. O repórter vai a Maia, estimula uma crítica a Bolsonaro; outro repórter vai ao presidente e arranca um revide a Maia. Depois, volta ao deputado... E vai alimentando a fofoca, pois tem o espaço no jornal para preencher. O mito precisa acordar...

 

PRISÃO DE TEMER PARA MOSTRAR LAVA-JATO VIVA

Existe, sim, uma montanha de inquéritos contra Michel Temer. Nenhum deles, entretanto, é recente. A última investigação data de 2017. Então, juristas se indagam o porquê da prisão do ex-presidente. O juiz Marcelo Bretas decretou a preventiva baseado em fatos antigos, sem apontar nada de novo. Ou seja, muitos juristas e advogados acham que se tratou de mais uma ação espetaculosa da Lava-Jato. Talvez para mostrar que a saída de Sérgio Moro não arrefeceu ‘o vigor’ da força-tarefa.

 

SILVANA BARBOSA: PINHEIRO É PROBLEMA DE TODOS

Nesse cenário de tensão, angústia e medo que envolve o Pinheiro, a vereadora Silvana Barbosa acerta em cheio em um ponto: o problema não é apenas dos moradores do Bairro, mas de todos. “Até porque – enfatiza a Silvana, que articula ações de apoio à população atingida – a crise afeta o conjunto de nossa sociedade”. Silvana defende que, tão logo a Defesa Civil apresente o relatório conclusivo dos técnicos, toda Maceió deve se unir em busca de uma solução para salvar o tradicional Pinheiro.

 

ASSEMBLEIA CRIA COMENDA AUDÁLIO DANTAS

A Assembleia Legislativa acaba de criar a ‘Comenda Jornalista Audálio Dantas’. Justa homenagem de autoria do deputado Davi Davino. Falecido no ano passado, Dantas atuou como escritor, jornalista e líder sindical. Sempre em São Paulo onde se destacou também como deputado federal. Trabalhou na Redação da revista O Cruzeiro, Folha de São Paulo, Realidade e Quatro Rodas. Como sindicalista, foi um guerreiro na defesa dos direitos da classe jornalística.

 

COLLOR SOBE À TRIBUNA COMO RETARDATÁRIO

Fernando Collor anda meio dorminhoco no Senado. Somente agora, depois que todo mundo abordou o assunto, o senador alagoano subiu à tribuna para questionar, na PEC da Previdência, os itens que atingem a aposentadoria dos trabalhadores rurais e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que assegura um salário mínimo aos idosos pobres com mais de 65 anos de idade.

 

KAJURU DECLARA GUERRA A MINISTRO DO STF

O míssil disparado pelo senador Jorge Kajuru contra Gilmar Mendes estragou os esforços de Dias Toffoli, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre por uma trégua entre os poderes. Kajuru não apenas chamou o ministro Gilmar de ‘canalha’, como o acusou de ‘vender sentenças’. Alcolumbre, novo presidente do Senado, responde a processo e pretende abortar a CPI da ‘Lava-Toga’.

 

A ESPERTEZA BARATA DA COMPANHEIRA DE LULA

Estimulada pela convicção de que a primeira informação é a que fica, a esperta Gleisi Hoffmann apressou-se em anunciar que o Brasil receberá só 10 milhões de reais pelo uso da base de Alcântara (no Maranhão) pelos Estados Unidos. Conversa. A receita prevista para o Brasil é de 10 bilhões... de dólares. Mas é claro que a dirigente petista não desfará o ‘equívoco’.

 

 

Primeira Edição © 2011