Coordenação de Hemodiálise reúne cuidadores de pacientes renais

19/09/2017 18:03

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Procurando consolidar cada vez mais a humanização na assistência prestada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Coordenação de Hemodiálise reuniu, nesta terça-feira (19), familiares e cuidadores de pacientes renais que utilizam as vans do município como transporte regular ao tratamento, para mais um encontro motivacional e educativo.

Contando com a presença de 14 participantes, o encontro foi mediado pela coordenadora do setor, Marinalva Acioli, e pela assistente social, Tereza Carvalho, da área técnica da Gerência de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, convidada para a oportunidade. Foram feitos relatos sobre a convivência com os pacientes – que na maior parte dos casos são maridos ou filhos – , a relação com os motoristas do serviço e as dificuldades do acompanhamento desse tipo de tratamento.

“Esse momento, que será realizado por etapas, foi planejado para que pudéssemos conhecer melhor as pessoas responsáveis pelo cuidado aos pacientes que atendemos e também acolhê-los, possibilitando uma maior convivência e o compartilhamento de experiências, dificuldades e alegrias”, afirmou Marinalva Acioli.

Na oportunidade, os relatos também tornaram possível a descoberta de dificuldades comuns a todos, como a falta de apoio e acompanhamento por parte do restante da família, a ociosidade durante o período das sessões de diálise e a impossibilidade desses acompanhantes cuidarem da própria saúde.

“O acompanhamento de um paciente em tratamento contínuo é sempre desgastante, tanto no aspecto físico quanto no psicológico. Estamos aqui buscando conhecer e acolher esses cuidadores, procurando saber deles as alegrias e desafios na tarefa de cuidar, para que possamos então estimular um maior equilíbrio interior. É preciso estar bem para cuidar do outro”, destacou a assistente social Tereza Carvalho.

O encontro com os cuidadores foi acompanhado pela terapeuta ocupacional, Kediane Queiroz, residente da área na Gerência de Atenção às Doenças Crônicas, que vem participando desses encontros, e pela técnica da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da SMS, Nara Albuquerque Alves, que trabalha na articulação das redes da assistência à saúde. Outra participação importante foi do presidente da Associação dos Renais Crônicos de Alagoas, José Wilton da Silva, que conheceu de perto a iniciativa da Coordenação e esclareceu inúmeras dúvidas dos cuidadores.

“Eu me sinto feliz em ver que o município está empenhado em garantir uma assistência mais humanizada aos pacientes renais e seus acompanhantes, que convivem com um dia a dia tão difícil. O importante agora é que possamos estabelecer uma parceria permanente nesse sentido, assegurando um suporte maior a essas famílias”, disse José Wilton.

Primeira Edição © 2011