Crianças vivenciam desafios de pessoas com deficiência visual

13/09/2017 14:29

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Crianças que participam de atividades nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) aprendem lições para a vida toda. Nesta semana, crianças atendidas no Núcleo Juvenópolis tiveram uma experiência bastante diferente jogando futebol para cegos, também chamado de “futebol de cinco”, esporte adaptado do futebol de salão.

Nenhuma das crianças deste grupo do Serviço de Convivência tem deficiência visual, mas elas puderam sentir como é praticar um esporte sem poder enxergar, além de perceber as dificuldades de uma pessoa com deficiência visual.

O projeto implantado pelo professor de Educação Física e facilitador da Semas, Marco Davis, tem o objetivo de fazer com que crianças e adolescentes sintam como é a vida de uma pessoa com deficiência. “Queremos que eles vivenciem as dificuldades das pessoas com deficiência, mostrando que ter qualquer tipo deficiência não significa exclusão e sim inclusão”, disse o professor.

Laysa Leite, de 5 anos, teve a experiência de jogar futebol com os olhos vendados somente ouvindo o som da bola com guizos. “É muito difícil jogar bola sem poder enxergar, tem que prestar muita atenção no barulho da bola”, afirmou a menina.

Segundo o professor, os adolescentes da unidade também tiveram oportunidade de praticar o futebol para cegos. “Nesse caso, o impacto da atividade foi bem maior porque eles conseguiram realmente vivenciar as dificuldades de se jogar sem enxergar nada, já que estão acostumados a jogar futebol”, explicou Marco Davis.

A cada semana será realizada uma modalidade diferente de esporte adaptado para pessoas com deficiência. Na semana que vem a garotada participará do vôlei sentado e depois, do basquete adaptado.

Os jovens da região que quiserem participar dessas e de outras atividades podem se dirigir ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no Núcleo Juvenópolis, localizado R. Marquês de Abrantes, S/N – Bebedouro, próximo ao Parque Municipal.

Primeira Edição © 2011