Com clima de inverno, interior de Alagoas traz novas opções de Turismo

Sedetur leva jornalistas para experimentarem roteiro na região dos Quilombos

01/09/2017 14:33

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Um clima ameno, lindas paisagens serranas, artesanato, gastronomia, cultura e história. Todos esses elementos se misturam para formar uma opção diferente de turismo em Alagoas. A terra, conhecida pelas belas praias de mar azul cristalino, oferece aos turistas experiências diferentes e diversas na região dos Quilombos, no interior do Estado.

Visando fomentar o turismo na região, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) promoveu uma press trip aos municípios de Capela, Mar Vermelho e Pindoba, durante o primeiro dia de ações da sétima edição do Governo Presente. Jornalistas, blogueiros, colunistas e influenciadores digitais alagoanos foram convidados a conhecer mais dessas cidades e seus atrativos turísticos.

O roteiro da viagem iniciou com uma visita à casa de um artesão patrimônio vivo do Estado, João das Alagoas, em Capela, município distante 65 km da capital. Enquanto finalizava uma de suas belas criações feitas de barro, João contou aos jornalistas detalhes de sua trajetória na arte. “É sempre um prazer receber visitantes e esse é um sonho que eu sempre tive, tornar o ateliê um ponto de encontro para turistas e população local”, comemorou João. 

Com peças expostas em museus em todo o Mundo, João das Alagoas compartilha seu conhecimento com outros artesãos e jovens locais, desempenhando também um papel social na comunidade em que vive. “Começou com dois jovens, depois foi aparecendo mais. Muitos ficaram, acreditaram, se profissionalizaram e hoje vivem do artesanato e vivem financeiramente bem de sua arte, compraram casa, carro, transformaram sua vida”, conta o mestre com orgulho.

Seguindo viagem, os comunicadores apreciaram, também em Capela, o famoso caldinho da cidade. Misturando dois sabores tradicionais, feijão e galinha, o “Seu Nilton”, proprietário do local, ficou conhecido em todo o Estado pelo sabor de sua comida, servida de forma simples, mas muito saborosa: caldo bem quente, em copo de plástico, acompanhado de uma cerveja bem gelada. Também no município, o roteiro incluiu a visita ao famoso G Pastel, eleito um dos doze melhores do país pelo programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga.

Novos empreendimentos

Na parte da tarde o roteiro se dedicou a explorar grandes promessas para o desenvolvimento do turismo na região. Para o almoço, o grupo de imprensa foi recebido no Haras Vitória, em Mar Vermelho. Por lá, os investimentos estão dirigidos para a instalação de um grande empreendimento com pousada e casas de campo que enriquecerão o roteiro turístico do Estado.

No final da viagem, a visita foi à zona rural do município de Pindoba, onde fica o Engenho das Alagoas, que produz e comercializa cachaça de mesmo nome. Futuramente o local irá abrir para recepção e hospedagem de turistas. 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, acompanhou parte do press trip e conversou com a imprensa. De acordo com ele, o potencial turístico da região precisa ser explorado e medidas estão sendo tomadas para que a atividade se torne ainda mais importante na região.

“Nós estamos estudando com prefeitos as formas de incentivar ainda mais o turismo da região. O surgimento de novos empreendimentos para o setor, junto às políticas públicas adotadas pelo governo para consolidar o turismo na região certamente vão trazer bons frutos para o turismo. Estamos investindo em capacitações para qualificar a mão de obra, em produtos turísticos como festivais e roteiros gastronômicos, e também realizando a divulgação desses atrativos. Esse press trip, por exemplo, colocará o turismo da região nas notícias locais, o que certamente vai estimular o turismo interno", explicou o secretário Helder Lima.

Primeira Edição © 2011