Cavalos estimulam confiança de crianças em acolhimento

30/08/2017 15:55

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Meninos e meninas das unidades de Acolhimento Institucional da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) Acolher e Casa de Passagem Feminina, participaram esta semana de uma oficina com cavalos. As atividades são desenvolvidas pela Organização Não-Governamental Galope da Esperança e o Regimento de Cavalaria da Polícia Militar de Alagoas.

Antes do contato direto com os cavalos, a garotada participou de uma dinâmica de grupo para descontrair e ficar mais a vontade com os animais. O método praticado pelo instrutor da oficina, Miguel Lupian, é chamado de Join-Up, que consiste no adestramento de cavalos sem uso de violência contra o animal. Esse método foi desenvolvido pelo adestrador  norte-americano Monty Roberts. As oficinas estimulam o desenvolvimento da confiança, da comunicação, da não-violência e da liderança entre os seres humanos e o cavalo.

De acordo com o instrutor, o contato com os cavalos mostra para essas crianças que elas podem pegar as rédeas da vida. “Cada um de nós é capaz de controlar a própria vida. Se a gente não for desafiado, não cresceremos. As coisas ruins que acontecem são esses desafios. Essas são crianças já sofreram algum tipo de abuso. Queremos fazer com que elas tomem a rédeas da suas vidas, enfrentem os seus medos, tornando coisas ruins numa coisa fácil de lidar. Procuramos dar atenção individual à cada um para que se sintam acolhidos”, explicou Miguel Lupian.

O menino Lucas, de 10 anos de idade, atendido pela unidade Acolher nunca teve contatos com cavalos. “Essa é primeira vez que fico pertinho de um cavalo. Estou ansioso para montar”, diz o pequeno.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, esteve presente e pode ver alegria das crianças e adolescentes que participaram da oficina. “Esse tipo de vivência é muito significativa para os nossos jovens. É uma forma de aprimorar o desenvolvimento socioafetivo deles. O contato com os animais e a natureza traz novas experiências para eles”, ressaltou.

No Brasil, esse trabalho é desenvolvido pelo Galope da Esperança, em Alagoas, Brasília e no Rio Grande do Sul. “Equus” é o nome dado à descoberta de Monty Roberts que, ao observar os cavalos, percebeu que os animais têm comunicação própria ao lidar com o ser humano e cabe ao adestrador descobrir esses sinais para se comunicar com o animal. As oficinas do Galope da Esperança acontecem na Cavalaria da Polícia Militar de Alagoas no bairro do Bebedouro.

Primeira Edição © 2011