Mãos à Massa ensina a não desperdiçar alimentos

27/08/2017 13:06

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Segundo dados da Embrapa, no Brasil são desperdiçados 26,3 milhões de toneladas de alimento por ano, que poderia alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar. Pensando em conscientizar a população sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está realizando o Projeto Mãos à Massa para usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Além do aproveitamento integral de alimentos, o curso ensina receitas de baixo custo para complementação da renda familiar.

Esta semana, o curso já percorreu os Cras Bebedouro, Pitanguinha e Cacilda Sampaio. Antes da parte prática, a nutricionista da Semas, Tatiana Cardoso, fala sobre o que é o aproveitamento integral de alimentos, a importância de usar talos e cascas que são ricos em nutrientes e porque faz bem para a saúde consumi-los. “Muitas pessoas tem o alimento em casa e não sabe como utilizá-los na sua integralidade. Aqui no curso elas aprendem isso. Todas as receitas são de baixo custo para a economia delas”, explicou.

A culinarista Lourdinha Araújo ensinou as participantes a fazer bolo de cenoura, bolo da casca do abacaxi e bolo de fubá. “As receitas têm o custo médio entre R$ 3,00 e R$ 4,00. O livro de culinária traz receitas maravilhosas, que são opções para ganhar dinheiro em casa e ter a própria renda”, disse.

A dona de casa, Nadege Pureza, é usuária do Cras Pitanguinha e veio participar do curso. “Achei ótimo o curso é como se fosse uma aula de economia doméstica. Nós, donas de casa, às vezes estragamos alimentos que poderiam ser utilizados. Com esse curso aprenderemos a usar o alimento por completo. Evitar o desperdício é muito importante”, falou.

O  Projeto Mãos à Massa – curso de práticas para o aproveitamento integral de alimento e receitas de baixo custo para complementação da renda familiar, foi  idealizado pela primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, e é desenvolvido pela Coordenação Técnica de Alimentação e Nutrição da Semas. Todas as alunas do curso recebem um livro com informações nutricionais e com as receitas variadas de baixo custo. No final do curso receberão um certificado de participação.

Primeira Edição © 2011