Dia da Limpeza Urbana é comemorado

Contribuição da população é indispensável

27/08/2017 13:04

A- A+

Ascom Slum

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió garante ações importantes de limpeza urbana. Diariamente, as equipes da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) estão nas ruas levando varrição, capinação e coleta de resíduos para todas as regiões da cidade. Entretanto, a contribuição da população é indispensável para manter Maceió limpa. Este domingo, 27 de agosto, é o Dia da Limpeza Urbana e para marcar essa data, a Prefeitura dá algumas dicas aos maceioenses.

Além de descartar corretamente seus resíduos, o cidadão deve lembrar de colocar os sacos de lixo na porta de casa apenas nos dias e horários da coleta, para evitar a ação de animais e de outros agentes que podem rasgar os sacos e deixar o lixo espalhado.

O material proveniente de sobras de construção ou de uma pequena reforma é responsabilidade do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, deve-se contratar uma empresa credenciada para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública. Caso sua obra gere poucos resíduos, o material pode ser levado ao Ecoponto da Pajuçara, na Rua Campos Teixeira.

No caso de estabelecimento comercial, a geração de mais de 100 litros diários de lixo também exige a contratação de empresa credenciada para realizar a coleta e a destinação correta para o aterro sanitário.

O titular da Slum, Davi Maia, reforça a necessidade da união entre o poder público e o cidadão. “Nossas equipes estão nas ruas para garantir um serviço eficiente, mas o apoio do maceioense é fundamental. Não descarte resíduos em locais irregulares, faça a reciclagem e fiscalize conosco. Esse é o caminho para uma cidade sempre limpa”, afirmou o superintendente.

Coleta Seletiva

Este ano, a Slum iniciou a implantação da coleta seletiva na capital. Nesse primeiro momento, são atendidos os bairros de Cruz das Almas, Pontal, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Benedito Bentes, Serraria, Antares e Jacarecica. Inicialmente, a ação vai contemplar 16 mil residências, mas o objetivo é ampliar para 60 mil nos próximos anos.

A Cooplum, a Coopvila, a Cooprel do Benedito Bentes e a Cooprel da Serraria foram as contratadas. Confira abaixo qual cooperativa atende o seu bairro.

  • Cooplum: Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Jatiúca, Ponta Verde (até a Sandoval Arrochelas);
  • Coopvila: Ponta Verde (a partir das Sandoval Arrochelas), Pajuçara e Pontal;
  • Cooprel do Benedito Bentes: todo o complexo do Benedito Bentes;
  • Cooprel da Serraria: Serraria, Antares e Jardim Petrópolis.

Central de Limpeza

O cidadão é também um fiscal da Slum e deve informar ao órgão caso presencie descarte irregular de resíduos. A Superintendência dispõe de uma linha direta para atender as solicitações, tirar dúvidas, fornecer orientações e receber sugestões e denúncias, a Central de Limpeza.

Ao entrar em contato pelo 0800 082 2600, o cidadão pode denunciar casos de descarte inadequado de resíduos para que a Slum tome as devidas providências.

Primeira Edição © 2011