Fluxo de passageiros internacionais no aeroporto cresce 358% em julho

Número é resultado de políticas públicas voltadas para atração de novos voos

17/08/2017 11:47

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

As fortes chuvas que caíram sobre Alagoas em julho não influenciaram negativamente o fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió. Pelo contrário, nos voos internacionais, por exemplo, os dados da Infraero revelam que neste período houve um aumento de 358% no número de turistas em comparação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, o crescimento se manteve, com 209,45% de aumento, de janeiro a julho deste ano.

Os números absolutos de passageiros, entre nacionais e internacionais, também subiram. Em julho de 2017, o acréscimo foi de 6,97%, em comparação ao mesmo mês de 2016. Já no acumulado do ano, entre janeiro e julho, houve 0,2% a mais de turistas que no mesmo período do ano passado.

O crescimento no número de turistas pode ser explicado pelos incentivos promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), como a redução do imposto sobre o Querosene de Aviação (QAV) de 17% para 12%.

A expectativa é que este crescimento no fluxo de passageiros se mantenha para os próximos meses, já que o Estado conta, atualmente, com voos diretos entre Maceió e Buenos Aires, na Argentina. Além disso, o Governo do Estado realiza periodicamente ações de promoção de Alagoas junto aos guias turísticos da América Latina e de outros estados do Brasil.

À frente da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o secretário Helder Lima, ressalta que os índices positivos do último mês revelam a eficiência das medidas e políticas implantadas pelo executivo estadual para o setor.

“A redução do imposto sobre o combustível dos aviões tem trazido resultados importantes para o turismo de Alagoas. O custo com o querosene da aviação representa 35% do valor gasto pelas companhias com os voos, o que faz com que as empresas despertem ainda mais interesse por Alagoas, disponibilizando novos voos para a região. Além disso, outro importante fator é a relação que construímos os agentes de viagens de todo país e América Latina, capacitando esses profissionais para que possam divulgar o nosso Estado da melhor forma”, explica Helder Lima.

 

Primeira Edição © 2011