Conselheiros tomam posse para gestão da APA

22/06/2017 14:57

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Com a proposta de preservar a Área de Proteção Ambiental de Santa Rita e a Reserva Ecológica do Saco da Pedra, foi realizada na quarta-feira (21), a posse dos conselheiros da unidade de conservação. O conselho é presidido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e sua gestão é feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A posse ocorreu na sede descentralizada do Instituto do Meio Ambiente, em Marechal Deodoro. A partir de agora, os conselheiros têm a responsabilidade de discutir e efetivar ações ambientais com o intuito de proteger e preservar a região, bem como realizar uma série de atividades com a comunidade que reside próxima a APA de Santa Rita.

A bióloga da Semarh, Valdenira Chagas, e o superintendente de Meio Ambiente, Vitor Medeiros, fazem parte do conselho.

Os demais componentes são: Instituto Federal de Marechal Deodoro; Centro Universitário Tiradentes (Unit); Secretaria de Coqueiro Seco; Secretaria de Marechal Deodoro; Batalhão de Proteção Ambiental (BPA); Braskem; Associação Mão Cheia; ONG Salsa de Praia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEMDS); Escola Vela Pajussara; Colônia de Pescadores; Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Uma nova reunião está agendada para 19 de julho, para definir as atribuições de cada conselheiro.

A APA

A APA de Santa Rita, com área de 10.230 ha, abrange os municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco. A unidade foi criada pela Lei n°. 4.6074/1984, com o objetivo de preservar as características ambientais e naturais das regiões dos canais e lagoas Mundaú e Manguaba, ordenando a ocupação e uso do solo.

Dentre os principais ecossistemas e aspectos ambientais podem ser destacados a presença de manguezais, mata de encosta, restingas, recifes, ilhas lagunares e estuário. O Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (Celmm) é o principal recurso hídrico da APA.

Primeira Edição © 2011