Seminário debate diabetes e obesidade

Evento objetiva ampliar o conhecimento sobre o assunto

17/05/2017 15:44

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), a Associação Alagoana de Assistência ao Hipertenso e ao Diabético (AAAHD) promove, nesta quinta-feira (18), o VIII Seminário Alagoano de Diabetes. O evento, que ao longo dos anos vem abordando inúmeras questões relacionadas à doença, tem como objetivo ampliar o conhecimento tanto dos usuários quanto dos profissionais de saúde sobre o assunto.

A abertura do Seminário, que será feita às 8h30 pelo presidente da AAAHD, Gerônimo Ferreira. Em seguida, a fisioterapeuta Neiva Monique Matos fará a apresentação do programa de ações do Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial, colocado recentemente em funcionamento no PAM Salgadinho.

O evento, que acontece no auditório da SMS (Rua Dias Cabral, 569, no Centro), contará ainda com a palestra do endocrinologista e metabologista Edson Perrotti, que fará uma abordagem sobre “Diabetes x Obesidade”, tema central do Seminário na edição deste ano.

Estudos acadêmicos mostram que os maus hábitos alimentares e o estilo de vida estão associados a diversos prejuízos à saúde, entre eles, a obesidade. A obesidade tem sido apontada como um dos principais fatores de risco para o diabetes tipo 2. Estima-se que entre 80 e 90% dos indivíduos acometidos por essa doença são obesos.

Com o aumento do IMC, o risco de se desenvolver diabetes fica mais pronunciado, contudo, o tecido adiposo atua aumentando a demanda por insulina em pacientes obesos, criando resistência a esta, o que ocasiona aumento na glicemia e consequente hiperinsulinemia. A partir dessa observação, foi possível concluir, então, que há correlação entre obesidade e diabetes tipo 2, com isso, recomenda-se a perda de peso e a adoção de estilos de vida saudáveis.

Primeira Edição © 2011