Selfies na academia são sinal de problema psicológico

04/12/2016 09:49

A- A+

Exame.com

compartilhar:

Pessoas que usam o Facebook com frequência para fazer posts sobre dietas, rotinas de treino e conquistas na academia tendem a ser narcisistas, revelou um estudo conduzido por psicólogos da Brunel University London.

Após uma série de entrevistas com mais de 500 usuários da rede de Mark Zuckerberg, os pesquisadores constataram que o hábito de postar selfies praticando exercícios é motivado por uma grande necessidade de atenção e de validação da comunidade do Facebook.

Esse comportamento foi diagnosticado pelos estudiosos como um transtorno de personalidade.

Os psicólogos também ponderam que, apesar de atrair um grande número de “likes” e comentários de incentivo, essas reações de outros usuários não necessariamente indicam aprovação.

“Esses amigos podem estar educadamente oferecendo seu apoio, mas secretamente reprovando essa exibição egoísta”, afirma a professora Tara Marshall, uma das responsáveis pela pesquisa.

Outra constatação do estudo foi a de que pessoas com baixa autoestima atualizam mais vezes os seus status de relacionamento no Facebook e postam mais fotos com seus parceiros.

Segundo os pesquisadores, essa é a forma que pessoas inseguras encontram de fortalecer os laços e dar mais consistência a seus relacionamentos.

  • 1. Hábitos digitais

    São Paulo - O Credit Suisse Group, empresa global de serviços financeiros sediada em Zurique, divulgou recentemente um estudo chamado “Credit Suisse Youth Barometer 2014”. A pesquisa tem como objetivo avaliar o comportamentoda Geração Y em diversos assuntos, incluindo comportamento digital. Para isso, o grupo fez questionários online com jovens dos EUA, Brasil, Suíça e Cingapura. Entre abril e junho deste ano, foram analisados pelo menos mil jovens com idades entre 16 e 25 anos em cada país. Veja a seguir as principais descobertas do estudo no que se refere ao comportamento digital da Geração Y.

  • 2. A Internet é extremamente importante

    Para aproximadamente 90% dos que responderam, a Internet tem um papel importante ou até mesmo indispensável. Quando perguntados sobre o quão importante a Internet é na vida deles, 93% dos brasileiros responderam como muito importante. Nos EUA, esse número foi de 87%. Na Suíça e em Cingapura, 88% responderam da mesma forma.

  • 3. Eles passam mais de duas horas online por dia

    De acordo com o estudo, os millenials de todos os países pesquisados passam mais de duas horas por dia online. A pergunta feita sobre esse tópico foi a seguinte: “Em um dia comum, quanto tempo você passa na Internet para propósitos pessoais?”. A resposta “mais de duas horas” foi dada por 63% dos brasileiros, 61% dos estadunidenses, 56% dos cingapurianos e 43% dos suíços.

  • 4. A Internet vence o jornal

    Para saber como os jovens se informam atualmente, o estudo perguntou qual é a fonte de informação mais importante para eles. Em nosso país, 45% responderam que são os “Sites de notícias ou sites de jornais”. Nos EUA, esse número cai para 25% e, em Cingapura e na Suíça, para 18%.

  • 5. O WhatsApp é extremamente popular

    “Quais formas de comunicação você usa para entrar em contato com seus amigos?” foi a pergunta feita desta vez. Mas, ao contrário dos outros tópicos, dessa vez a diferença entre as respostas foi significativa. No Brasil, o modo mais popular ainda são as redes sociais (51%), mas o aplicativo de mensagens WhatsApp (49%) veio logo em seguida. Nos EUA, o método mais popular ainda são as conhecidas SMS (ou torpedos) para 67% dos jovens. Em seu país natal, no entanto, o WhatsApp não é tão popular, sendo o meio de comunicação mais utilizado por apenas 3%. Já em Cingapura, o Whatasapp lidera para 79%. Na Suíça, esse número sobe para 80%.

  • 6. O “mundo virtual” está na moda

    "Nós compilamos uma lista de coisas muito diferentes da vida. Por favor, diga-nos se elas são populares com seus amigos e se você as utiliza”. Com essa frase, os jovens responderam e a pesquisa descobriu o Top 3 em cada país. Nem tão surpreendentemente, em quase todos os países as três coisas mais populares estão relacionadas com o mundo digital. Brasil
    Download de música – 80%
    Facebook – 79%
    E-mail – 78% EUA
    Televisão – 77%
    Smartphones – 75% 
    E-mail – 74% Cingapura
    Smartphones – 87%
    Facebook – 79%
    E-mail – 72% Suíça
    Smartphones – 94%
    Encontro com amigos – 93%
    Férias no exterior – 90%

  • 7. O Facebook também é muito popular

    A rede social ocupa uma posição importante entre os jovens - quase nove em cada dez possuem uma conta. O Facebook está na moda particularmente no Brasil e em Cingapura. Nos dois países, a rede ficou em segundo lugar na lista das coisas mais populares entre os jovens, com 79% dos “votos”.

  • 8. Eles são extremamente preocupados com segurança digital

    Segundo o estudo, 90% ou mais dos jovens em todos os países acham que os políticos devem aumentar a proteção contra cyberataques e roubo/divulgação de dados digitais. "O tratamento da informação no mundo digital pode representar um risco de segurança para o indivíduo. Qual a importância dos seguintes elementos na proteção do indivíduo e o seus dados pessoais? ", foi a pergunta da vez. A resposta “Todos” foi a mais escolhida por 85% dos jovens no Brasil, 78% nos EUA e 84% em Cingapura e na Suíça. Em segundo lugar, para os brasileiros, estão as empresas e os provedores de Internet.

  • 9. Forte afinidade com comunidades virtuais

    “A quais unidades sociais você sente que pertence?”. A resposta “comunidade online” com “forte ou moderada sensação de inclusão" foi a escolhida de 68% dos brasileiros, 58% dos estadunidenses, 47% dos cingapurianos e 21% dos suíços. Na Suíça, os grupos e comunidades online não são (ainda) tão populares.

Primeira Edição © 2011