Guarda Costeira resgata 72 migrantes na costa espanhola

03/12/2016 10:19

A- A+

AFP

compartilhar:

Setenta e dois migrantes a bordo de três embarcações precárias foram resgatados na manhã deste sábado ao longo da costa espanhola, informou à AFP uma fonte da Guarda Costeira.

"Na parte da manhã foram resgatadas 72 pessoas a bordo de três barcos", disse a fonte. Um barco foi avistado no Estreito de Gibraltar, a 11,5 milhas da cidade de Tarifa, e os outros dois no Mediterrâneo.

A Guarda Costeira mobilizou para a operação um helicóptero, um avião e três navios.

Foi emitido um alerta aos navegantes, graças ao qual três navios mercantes que estavam na área se aproximaram das embarcações e as protegeram até a chegada do resgate.

O resgate foi "complicado" porque o mar estava agitado na zona, indicou a fonte, que agradeceu o apoio dos três navios comerciais.

"Três navios mercantes colaboraram com uma grande ajuda nos três salvamentos, respondendo ao pedido de socorro, protegendo e ficando na área até a nossa chegada", disse ele.

A Espanha é um ponto importante de passagem de migrantes, que tentam chegar por mar ou por terra, pelas fronteiras de Ceuta e Melilla, dois enclaves espanhóis no Norte de África.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), 5.445 pessoas chegaram por via marítima na Espanha entre 1º de janeiro e 30 de setembro deste ano.

Primeira Edição © 2011