Shinzo Abe será primeiro líder global a se encontrar com Trump

17/11/2016 11:03

A- A+

Veja

compartilhar:

O premiê do Japão, Shinzo Abe, será o primeiro líder internacional a se reunir com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, desde que venceu a eleição americana. O encontro está marcado para esta quinta-feira, em Nova York, e Abe deixou claro quer construir uma “relação de confiança” com o republicano.

Antes de deixar Tóquio, o premiê falou a repórteres que a aliança entre os Estados Unidos e o Japão “está no cerne da diplomacia e da segurança” do país. “Quando existe confiança nasce uma aliança”, comentou, de acordo com a agência de notícias Kyodo.

Os detalhes do encontro não foram divulgados para a imprensa e a equipe de transição de Trump não respondeu a pedidos de comentários sobre a reunião. Na quarta-feira, autoridades japonesas disseram ainda não ter decidido quando ou onde em Nova York o encontro ocorreria, nem quem seria convidado para se juntar à dupla.

No início da semana, um assessor de Trump comentou anonimamente que seu chefe irá procurar tranquilizar Abe e outros aliados asiáticos, abalados com sua retórica de campanha. O magnata causou preocupação em Tóquio ao falar que aliados deveriam pagar mais pela manutenção de forças dos Estados Unidos em seu solo, ou enfrentarem a perspectiva de sua retirada.

Primeira Edição © 2011