Governo anuncia nova opção de tratamento para portadores do HIV

28/09/2016 15:35

A- A+

Jornal Hoje

compartilhar:

O governo anunciou uma nova opção de tratamento para quem é portador do vírus HIV. O medicamento estará disponível, para novos pacientes e quem sofrer rejeição, a partir do ano que vem no SUS, o Sistema Único de Saúde.

Todo ano, o Brasil registra em média 40 mil novos casos de Aids, mas esse número está aumentando. Este ano, só até agosto, 48 mil pessoas começaram o tratamento pelo SUS. Hoje, o coquetel anti HIV para pacientes novos é composto por três medicamentos num único comprimido, o chamado três em um.

A partir do ano que vem, quem começar o tratamento contra o vírus da Aids vai receber uma nova medicação. O Ministério da Saúde diz que o principal benefício vai ser justamente a diminuição dos efeitos colaterais e da rejeição ao tratamento. Hoje no Brasil 500 mil pessoas recebem a medicação contra o HIV.

A previsão é de que cerca de 100 mil pacientes recebam o novo medicamento em 2017. Oitenta mil são pessoas que devem começar o tratamento. O restante são pacientes que já estão em tratamento, mas que sofrem com efeitos colaterais, como depressão ou alucinações.

O Ministério da Saúde diz que a mudança não vai causar impacto no orçamento porque o medicamento saiu 70% mais barato. Em 2017, o Brasil vai receber 40 milhões de comprimidos que serão distribuídos de forma gradual.

Christiano Ramos, presidente da ONG  Amigos da Vida, que atende três mil pacientes com Aids em Brasília, comemorou a mudança. “Ele resgata essa resistência que o paciente criou aos medicamentos que vinha tomando. Então venho dizer que esse medicamento é mais um salva-vidas”.

Primeira Edição © 2011