Revitalizada Praça da Faculdade será reinaugurada

29/06/2016 10:53

A- A+

Ascom Sempma

compartilhar:

O prefeito Rui Palmeira e o secretário Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Antonio Moura, entregam reformada, nesta quarta-feira (29), às 20h, a Praça Afrânio Jorge,  mais conhecida como Praça da Faculdade, no Prado. Há mais de 30 anos, o espaço não era tratado com prioridade e agora, a atual gestão investiu R$ 1,2 milhão em recursos próprios na revitalização dessa que é uma das mais tradicionais praças da capital.

Fazem parte das melhorias a entrega das quadras poliesportiva e de futevôlei já com muretas levantadas, alambrados postos e pintura. Espalhados, tijolos intertravados compõem o passeio, juntamente com o piso tátil, rampas de acessibilidade, jardineiras, bancos, espaço para gastronomia, espaço para feiras, equipamentos de ginástica e paraciclos também incrementam o projeto de recuperação da Praça da Faculdade, com destaque para um Mobiliário Urbano Esportivo (MUE) instalado na praça.

A pista de skate, caramanchão, mesas para jogos, baias para ônibus e táxi, estacionamento para veículos, paisagismo e a recuperação do símbolo mais imponente da praça, o Panteão, também foram construídos para estimular o maceioense a visitar a praça.

“Não tenho dúvidas de que a revitalização da Praça da Faculdade vai transformar este importante espaço público em um local de maior visitação, de passeio e convívio”, disse o secretário Antonio Moura.

Sobre a Praça da Faculdade

Antigamente, durante o período natalino, a Prefeitura de Maceió investia na decoração temática da praça para receber o público maceioense e do interior do Estado para a Festa de Natal da Praça da Faculdade, como era popularmente chamada a comemoração que se constituiu, em décadas passadas, na atração maior das comemorações do final de ano.

Já o panteão, um monumento funerário onde são guardados os restos mortais de pessoas ilustres, foi destinado para servir de mausoléu para os restos mortais dos dois primeiros presidentes da República – os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. O monumento apresenta portões e abóbada em ferro, com formato redondo, caracterizando o estilo romano.

Não há nos registros históricos referência à data precisa da construção do panteão da Praça da Faculdade, que deve ter acontecido entre 1953 a 1960. Curioso também é lembrar que a Praça da Faculdade também já foi conhecida por Praça Calabar, porém ficou marcada pela referência à antiga Faculdade de Medicina, alcunha que se mantém até hoje.

Primeira Edição © 2011